Os 4 principais desafios do desenvolvimento do RH Estratégico

2020-03-30T15:19:52-03:007 setembro, 2016|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Não foram só as pessoas que mudaram para acompanhar o mundo moderno. As empresas também precisaram passar por transformações. Com essas mudanças, o RH se tornou, então, um elemento-chave para o sucesso de um negócio.

Nesse contexto, a nova tendência na área de Recursos Humanos é o RH Estratégico, que tem trazido grandes progressos em gestão de pessoas, modificando visões antigas sobre o seu papel nas empresas.

Pensando, então, no melhor desempenho possível, separamos os quatro principais desafios do desenvolvimento do RH Estratégico

1. Encontrar ferramentas completas de RH

Sabe-se que hoje a tecnologia é capaz de desempenhar grande parte das funções que antes eram feitas somente por pessoas, garantindo um nível de assertividade ainda maior. Tal característica colaborou para o desenvolvimento de empresas menos voltadas para processos em si, focadas, portanto, na sua gestão, o que possui total influência com o conceito de RH Estratégico.

Esse aspecto contribui de forma significativa na otimização do tempo. Por isso, é de extrema importância para a implementação do RH Estratégico que as ferramentas utilizadas estejam de acordo com as novas funções que ele vai desempenhar, atendendo, assim, a empresa de maneira completa.

2. Montar uma equipe de sucesso

Como as funções do RH estão mudando, o perfil de pessoas também precisa ser compatível com as novas estratégias. Com isso, encontrar novos talentos se torna um grande desafio.

Pela configuração atual do mercado de trabalho, as relações estão se baseando na colaboração e, por esse motivo, investir em perfis mais cooperativos e menos competitivos pode ser mais eficaz. Além disso, dinamicidade, flexibilidade e criatividade são um diferencial para uma equipe de sucesso.

3. Investir em conhecimento apropriado

A máxima de que conhecimento nunca é demais pode até ser verdade, porém, não é qualquer tipo que vai contribuir para a sua equipe de RH Estratégico.

ebook gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Quanto mais profundo for o conhecimento dentro de alguma área específica, mais fácil será reconhecer o que é útil e o que não é — tanto é que os próprios colaboradores se tornam um termômetro dentro da área que dominam, podendo filtrar o que realmente fará a diferença.

Logo, buscar um alto nível de qualidade na informação que circula na empresa pode prevenir possíveis equívocos e garantir o melhor resultado possível.

4. Trabalhar o aspecto interpessoal

Outra tendência do momento que vivemos é a transformação no nível inter-relacional dentro das organizações. As relações precisam ser mais flexíveis, menos hierarquizadas e com um nível maior de altruísmo funcionando entre as pessoas, incluindo a boa convivência.

O aspecto coletivo deve se sobrepor ao individual, sendo essa linha de pensamento uma das bases de um RH Estratégico, pois ele funciona como um parceiro dos demais setores, tornando-se o principal aliado dos negócios da empresa.

Assim, um grande desafio é tornar a comunicação cada vez mais eficiente, ampliando canais e fornecendo instrumentos que tragam fluidez nas relações, facilitando a rotina das pessoas e criando um atmosfera com maior harmonia.

Você conhece mais algum desafio do RH Estratégico? Quer contribuir com o nosso conteúdo? Fique à vontade! O espaço para comentários é todo seu.

Deixar Um Comentário