Saiba como diminuir a rotatividade de funcionários e reter talentos

2019-05-16T10:35:01-03:0029 março, 2018|Gestão de Pessoas|

Conheça 4 estratégias para diminuir a saída de vendedores da sua equipe

Diminuir a rotatividade de funcionários deve ser prioridade no varejo. O alto índice de demissões afeta de maneira drástica o engajamento e o desempenho da equipe. Além de deixar os colaboradores preocupados, o alinhamento do time é prejudicado, sem contar os altos custos que uma contratação acarreta.

A empresa também sai prejudicada porque investe em treinamento e capacitação e quando o vendedor já assumiu um bom fluxo de trabalho acaba pedindo o desligamento e todo o trabalho deve ser reiniciado.

Organizamos 4 dicas que vão ajudar a diminuir o problema. Conheça:

Acompanhamento da performance dos funcionários

Ter uma análise on line dos índices de venda de cada vendedor ajuda a identificar os funcionários que estãos mais desmotivados, o que dá insumos para promover feedbacks construtivos e avaliar o que está desestimulando as pessoas.

Com esses dados em mãos, os líderes também podem promover ações voltadas para a equipe toda, como treinamentos que possam suprir falhas durante os processos e campanhas motivacionais.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

Realização de feedbacks

Promover reuniões periódicas com a equipe estreita o relacionamento entre líder e funcionários, aumentando o engajamento. Durante essas reuniões, podem ser levantados os pontos a serem melhorados em cada um, dando suporte para o crescimento.

Esses encontros também servem para que os funcionários apontem dificuldades durante a realização do trabalho e proponham sugestões de melhoria.

A realização de feedbacks aumenta o envolvimento dos profissionais porque dá a sensação de progresso — o funcionário sabe que está se desenvolvendo e que a empresa se preocupa com o seu crescimento.

Aplicação do mobile learning

O uso de ferramentas de mobile learning pode fazer toda a diferença na retenção de funcionários. Ao perceberem que a empresa está investindo no seu crescimento pessoal em vez de apenas exigir resultados, esses colaboradores têm mais motivação e sentem que são importantes para o time.

Especialmente no setor de vendas, que exige inteligência emocional e técnicas de persuasão, os conhecimentos adquiridos podem ser usados em todos os setores da vida.

O formato mobile learning é ideal porque é dividido em “pílulas” e pode ser acessado de qualquer lugar, com cada indivíduo definindo qual conteúdo é mais útil no momento e deve ser priorizado.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

Uso de gamification

A gamificação — ou gamification — é uma metodologia que usa estratégias de interação de maneira lúdica, aproveitando a lógica dos games. Trata-se de uma ferramenta que tem apresentado resultados excelentes.

Dentro do setor comercial, que já tem uma competitividade natural, o uso de gamificação torna o trabalho mais divertido e estimulante. Oferecer recompensas para o alcance de metas estimula o time de vendas a trabalhar com mais dedicação.

A solução ideal para diminuir a rotatividade de funcionários

O aplicativo SER Casting oferece uma série de recursos que vão auxiliar na retenção dos profissionais. Voltado para a gestão da equipe de vendas, essa solução permite visualizar os resultados obtidos e auxilia na tomada de decisões que visem o engajamento e a melhora diária do desempenho.

Agora que você já sabe como diminuir a rotatividade de funcionários da empresa, siga os nossos perfis no Facebook e Linkedin para ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de pessoas.