Saiba como fazer e qual a importância do marketing pessoal no trabalho

2019-05-14T10:26:03-02:0025 outubro, 2018|Gestão de Talentos|

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e se destacar diante de tantos bons profissionais se tornou um desafio. É exatamente aí que entra o conceito de marketing pessoal como uma forma de mostrar as suas principais competências e habilidades para os gestores e, com isso, vender o seu peixe como o profissional talentoso que você é.

Ao utilizar o marketing pessoal no trabalho, você é capaz de chamar a atenção das lideranças da empresa e de ser reconhecido na sua área de atuação. Você promove a sua imagem e se destaca. Em um ambiente de vendas, isso se torna ainda mais importante, uma vez que um bom marketing pessoal é capaz de convencer clientes e de potencializar os seus resultados.

Mas, você sabe como fazer isso? Continue a leitura e descubra como promover a sua imagem com técnicas de marketing pessoal agora mesmo!

Invista em autoconhecimento

Na hora de vender um produto ou serviço, é essencial que o profissional saiba tudo sobre o que ele está oferecendo ao cliente, não é mesmo? No marketing pessoal a situação é semelhante. Isso significa que, antes de tudo, você precisa saber quais são as suas principais habilidades e competências, o que você tem de melhor e, a partir disso, estabelecer um objetivo de marketing pessoal.

Portanto, invista em ferramentas de autoconhecimento como, por exemplo, a análise SWOT. Essa matriz, apesar de ser mais utilizada no diagnóstico de empresa, também pode ser adaptada para as competências profissionais. Além disso, colha feedbacks com colegas de trabalho, amigos e familiares e, dessa forma, descubra quais são os seus pontos fortes.

O Processo de Gestão de Pessoas mudou Bastante
Aprenda como Melhorar seus Processos com as Melhores Práticas!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Defina seus objetivos

Assim como um plano de marketing para empresas, é essencial que você saiba onde quer chegar com o seu marketing pessoal. Portanto, busque entender quais são os seus principais objetivos de carreira e o que precisa ser feito para que você os alcance.

Para isso, questione-se sobre como você se vê daqui a 2, 5 e 10 anos, em relação à sua carreira. Entenda que cargos gostaria de ocupar e quais são as suas metas a longo prazo. Com isso, você é capaz de estabelecer um plano de marketing pessoal direcionado ao seu propósito.

Melhore suas habilidades de comunicação

Um bom marketing pessoal é totalmente dependente de uma boa capacidade de comunicação. Isso porque não adianta ter competências e habilidades bem desenvolvidas, se você não sabe como passá-las adequadamente para o mundo ao seu redor.

Portanto, invista em capacitações que permitam que você desenvolva essas habilidades e entenda qual a melhor forma de transmitir informações para o seu público!

Fazer um bom marketing pessoal no trabalho é essencial para que você alcance os seus objetivos de carreira e se destaque no mercado de trabalho. Porém, lembre-se: o marketing pessoal não é sinônimo de arrogância ou egocentrismo. Portanto, tome cuidado com a forma como você transmite essas informações sobre si para quem está ao seu redor, evitando conclusões erradas.

Quer ficar sempre por dentro de todas as atualizações do nosso blog? Então siga a SER nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin!