Conheça 6 tipos de relatório de RH e entenda sua importância

2021-04-19T13:53:03-03:0015 abril, 2021|Gestão de Pessoas|

Um relatório de RH é uma ferramenta estratégica de acompanhamento dos processos em Gestão de Pessoas. Entenda sua importância e conheça os principais relatórios do setor de Recursos Humanos.

Como setor estratégico, o RH precisa investir e acompanhar os mais variados processos em Gestão de Pessoas.

Com o intuito de garantir a eficiência de sua operação e munir de informações a liderança, o relatório de RH é uma importante ferramenta estratégica.

Assim, criado a partir da coleta de dados, o relatório de RH possibilita aos gestores uma visão analítica de seus investimentos no capital humano da organização. A fim de apresentar os resultados e as deficiências dos processos em Gestão de Pessoas.

Com isso, as decisões se tornam mais assertivas e cumpre-se o planejamento estratégico da empresa com eficiência.

Além disso, ele propicia a integração de setores diferentes, através da apresentação de dados e informações relevantes.

Portanto, através da apresentação de métricas e dados, ele é essencial para o monitoramento do ambiente organizacional e evidenciar a performance dos trabalhos executados.

Os mais variados tipos de relatório de RH, propiciam dados diferentes e permitem um acompanhamento eficiente desses dados. Conheça agora esses tipos de relatório de RH e sua importância.

1 – Relatório de Recrutamento e Seleção

Relatório de RH com informações de recrutamento e seleção são importantes para a verificação de eficiência desses processos.

Com base nos dados desses relatórios é possível analisar as ferramentas que são utilizadas para esse fim e verificar o que precisa ser ajustado.

A partir da elaboração deles, é possível ainda, identificar as melhores práticas em atração, seleção e retenção de talentos na organização.

2 – Relatório de Treinamento e Desenvolvimento

Já um relatório de RH de Treinamento e Desenvolvimento apresenta dados referente aos treinamentos e planos de desenvolvimento.

Eles trazem informações claras sobre as tecnologias utilizadas, seu aproveitamento e resultados dos treinamentos.

Sua vantagem está na apresentação de informações que auxiliem o setor de recursos humanos e os gestores a definirem planos de desenvolvimento que contribuam para a formação de uma equipe de alta performance.

3 – Relatório de Desempenho

No intuito de proporcionar a identificação de situações que impactem a produtividade da equipe, o relatório de RH de desempenho, apresenta informações relevantes captadas através de avaliações de desempenho e pesquisa de clima.

Ele não busca classificar funcionários de acordo com o desempenho individual. Mas munir a organização de informações que a permita desenvolver estratégias para produzir engajamento, desenvolvimento e satisfação dos colaboradores.

Esse é um relatório que leva em consideração o levantamento de dados através do uso de softwares de RH utilizados para avaliações organizacionais.

4 – Relatório de transformação e inovação digital

Um setor de recursos humanos que investe na implantação e utilização de tecnologias em seus processos, caminha em direção às estratégias da empresa.

Nesse sentido, um relatório de RH que apresente métricas de transformação digital, possibilitam a mensuração de sua capacidade inovativa.

Com ele, é possível fazer um levantamento das tecnologias utilizadas e construir um caminho de transformação digital, capaz de impactar todos os processos e otimizar os resultados em Gestão de Pessoas.

5 – Relatório de Comunicação Organizacional

Medir o aproveitamento dos canais de comunicação e sua eficácia para a equipe. Isso é importantíssimo para que a organização entenda de que forma pode atuar para garantir que seus canais de comunicação interna sejam utilizados de forma proveitosa e assertiva.

Dessa forma, um relatório de RH que contemplem esses dados e métricas, contribui para que a empresa caminhe em direção à um ambiente organizacional mais transparente. E nesse sentido, aumente o nível de confiança de seus colaboradores em seus gestores e pares.

6 – Relatório de custos

Enfim, esse é um relatório de RH de extrema importância para esse setor.

Entender como os recursos financeiros estão sendo utilizados dentro da organização no que tange o capital humano, traz diversos benefícios.

Além disso, apoia as ações futuras do setor de recursos humanos, é possível saber como esse setor tem utilizado o investimento financeiro e para onde precisa direcionar maior investimento.

Além claro, de esclarecer para a organização a importância da satisfação dos colaboradores, através da apresentação dos custos com turnover e absenteísmo.

ebook gestão de pessoas

O que é preciso para montar um relatório de RH estratégico?

Todo relatório de RH precisa apresentar dados que direcionem a organização na tomada de decisão.

Para isso, é preciso se atentar para alguns pontos, que transformam um relatório simples, em uma ferramenta estratégica para a empresa.

Tenha em mente qual o propósito do relatório de RH

Estabelecer um objetivo claro para ele, tornará sua montagem mais prática. Já que dessa forma, é possível estabelecer quais informações serão necessárias e qual a estrutura do relatório.

Utilize a tecnologia a seu favor

Softwares de RH são excelentes ferramentas de automação para gerar relatórios. Através dos dados já existentes no sistema, é possível gerar relatórios de RH mais completos e com menor índice de erros.

Defina quais informações são relevantes

O setor de recursos humanos recebe e manipula as mais diversas informações. Mas nem todas essas informações e dados tem relevância no posicionamento estratégico da empresa. Nesse sentido é importante selecionar e classificar os dados de acordo com sua capacidade de influenciar as melhores decisões da empresa

Faça o cruzamento de dados

Um relatório de RH estratégico, traz uma comparação com dados anteriores. Dessa forma é possível acompanhar o que mudou, em que velocidade e onde é preciso maior investimento por parte da organização e dos gestores.

Acessibilidade e clareza de informações

De nada adianta gerar um relatório promissor, se ele não for acessível em sua linguagem. É preciso levar em consideração que um relatório de RH precisa alcançar o objetivo de propor mudanças eficientes. Mas se sua interpretação exigir dos gestores conhecimento técnicos específicos do RH, dificilmente eles poderão implementar ações efetivas.

Invista em uma boa apresentação

para um relatório de RH ser eficiente precisamos apresentar de forma dinâmica. Investir em infográficos, animações e imagens irá tornar sua compreensão mais simples. Nesse sentido, será mais fácil construir ideias que proporcionem mudanças significativas.

Concluindo

Por fim, não se deve encarar um relatório de RH como uma prestação de contas à empresa.

Seu intuito é o levantamento e apresentação de dados que impactam os processos organizacionais e direcionem a tomada de decisão da alta direção.

Nesse sentido é importante que o setor de recursos humanos entenda seus objetivos e utilize a tecnologia à sua disposição para apresentar um relatório estratégico.

Com isso, o setor de recursos humanos garante uma atuação de grande relevância para o crescimento da organização.

Agora que você já sabe conhece o relatório de RH e sabe sua importância na Gestão de Pessoas, se você gostou do nosso conteúdo, compartilha em suas redes sociais.

E se você precisa de ajuda para implementar ferramentas de tecnologia que auxiliem sua equipe na construção de relatórios de RH mais estratégicos, entre em contato conosco. A equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas em Gestão de Pessoas de forma a transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo