Saúde e segurança: como se preparar para voltar ao trabalho presencial

2021-10-18T09:43:11-03:0029 October, 2020|Gestão de Pessoas|

Com o retorno ao trabalho presencial, acompanhe nesse artigo nossas dicas para se preparar para ele sem perder o foco na saúde e segurança de sua equipe.

2020 foi um ano transformador. Desde março, quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus, a vida e hábitos das pessoas se transformaram de forma repentina. Deixar de apertar as mãos, manter a distância entre as pessoas, isolamento social, uso constante de álcool em gel, passaram a ser a nova rotina de milhões de pessoas.

No ambiente organizacional a principal mudança foi na forma de trabalho. O trabalho presencial foi substituído pelo trabalho remoto. Assim sendo, o home office, modelo que enfrentava resistência em diversas empresas, foi uma alternativa adotada pela maioria delas, para se manterem de portas abertas e reduzir a circulação de pessoas nas cidades.

E essa mudança exigiu do setor de recursos humanos uma adaptação rápida e estratégica para manter em alta a motivação e produtividade das equipes, preservando a saúde e segurança de seus colaboradores.

No entanto, nem todo trabalho pôde ser realizado a distância e, portanto, foi necessário manter a limpeza dos mais diferentes espaços que permanecerem sendo utilizados no trabalho presencial. Portanto, priorizar a higiene, a saúde e segurança sanitária, são tendências que continuarão com ou sem crise.

A grande expectativa durante todo o período de crise foi a criação de uma vacina, que pudesse oferecer o mínimo de segurança, para a retomada das relações presenciais nos mais diversos ambientes.

A vacina chegou. E agora?

O mercado de trabalho sofreu grandes impactos provocados pela doença. Sendo assim, para manter suas atividades, e minimizar esses impactos na economia, as empresas precisaram se adaptar ao novo. Certamente, nada será como antes. Será preciso ter um cuidado maior com a saúde e segurança dentro dos espaços de trabalho.

Ainda não é possível definir quando todas as pessoas poderão voltar aos ambientes de trabalho e sentar lado a lado, visto que, as mudanças ainda exigem algumas adaptações.

Apesar da vacina ter trazido um grande alívio aos receios de complicações relacionada à infecção pelo COVID-19, ela ainda é o primeiro passo para a erradicação da pandemia.

Vale ressaltar que algumas empresas já começam a planejar como vão organizar o escritório para o retorno às atividades, ainda que parcialmente. Outras já iniciaram o retorno de seus colaboradores, cercando-se de cuidados que garantam a saúde e segurança de suas equipes.

Portanto, veja nesse artigo algumas dicas para preparar a sua empresa para retornar as atividades com segurança.

Retomada das atividades

home office se tornou uma ótima opção para muitos segmentos do mercado de trabalho. Mas por outro lado, algumas empresas encontram dificuldades para manter o modelo. A saúde mental e motivação do colaborador passaram a ser uma preocupação das organizações nesse período de pandemia.

Devido à orientação e decisão de cada município, a flexibilização e reabertura das empresas depende do local onde a organização está localizada. Sendo assim, o setor de Recursos Humanos precisa estar atento aos cuidados e orientações dos órgãos competentes para retomar as atividades com segurança e não causar insegurança nas pessoas.

Sendo assim, o ideal é que as empresas retornem gradativamente com seus colaboradores ao local de trabalho. Dessa forma, seria possível manter o distanciamento social nos primeiros dias e daria tempo para as empresas analisarem o comportamento e a produtividade dos colaboradores.

De acordo com as recomendações, a principal preocupação é manter o distanciamento e entender que o trajeto do colaborador até a empresa deve ser considerado. Dentre as opções é possível flexibilizar o horário das jornadas de trabalho, alternar os dias de ida até o escritório, evitando horários de pico e exposição ao risco de contaminação.

Comunicação interna

Como se preparar para o retorno?

Neste processo de reabertura e flexibilização das empresas, os colaboradores devem se sentir seguros em relação às instalações e que seu bem-estar deverá ser priorizado. Para auxiliar as organizações nessa demanda, respeitando o “novo normal”, separamos algumas dicas. Veja a seguir.

1- Desenvolva um protocolo de segurança

Em primeiro lugar, esse é um dos quesitos mais importantes para a retomada das atividades. Sendo assim, é preciso reestruturar todo o ambiente para receber os colaboradores de forma segura. Uso obrigatório de máscara, espaçar as mesas para manter o distanciamento entre as pessoas, disponibilizar álcool em gel por toda a empresa, afixar orientações de higiene e limpeza, manter janelas sempre abertas para a circulação do ar, limpeza reforçada dos postos de trabalho, medição da temperatura, entre outros.

No entanto, empresas que não adotarem os novos regulamentos poderão, possivelmente, enfrentar reclamações e fiscalizações, além de exporem seus colaboradores ao risco de contrair a covid-19.

2- Retorno gradativo

O ideal é que os colaboradores não retornem simultaneamente. Além disso, uma boa opção é flexibilizar as jornadas de trabalho, dividindo a equipe por turnos e priorizar o retorno daqueles que possuem veículo próprio. Aqueles colaboradores que fazem parte do grupo de risco podem permanecer na modalidade de home office, evitando exposição ao risco de contaminação.

Nesse sentido, o sistema híbrido de trabalho é um grande aliado para a adaptação de retorno. Inclusive esse modelo de trabalho pode se tornar uma tendência na pós pandemia, porque permite que as equipes revezem entre o home office e alguns dias de trabalho presencial.

É exatamente essa flexibilidade que tem colocado o modelo híbrido de trabalho nas pautas de discussão sobre a nova realidade do mercado de trabalho. Afinal, no RH 5.0, o foco de atuação da gestão de pessoas é a melhor experiência do colaborador no ambiente organizacional.

Nesse hiato, uma boa dica é aplicar uma pesquisa de clima pós pandemia e entender como anda a motivação de sua equipe e quais as suas expectativas. Essa pode ser uma excelente ferramenta para orientar o setor de recursos humanos para esse retorno as atividades presenciais.

No entanto, não deixe de considerar um ponto de atenção nesse retorno, que são as pessoas que apresentarem sintomas da doença ou que tiverem contato com pessoas com a confirmação da doença, e devem ser aconselhadas a permanecer em casa por ao menos 14 dias.

3- Comunicação ativa com a equipe

Com o retorno ao escritório, assim como foi no home office, é importante manter uma comunicação sempre ativa com a equipe. Não é indicado colocar os colaboradores em uma sala para fazer comunicados ou reuniões. O ideal é conversar com a equipe, mantendo cada um na sua própria mesa ou por videoconferência.

Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada do setor de RH e permite que as medidas de segurança sejam mantidas, sem, no entanto, perder o foco na produtividade. Vale lançar mão de aplicativos de mensagem, murais virtuais e chats para manter a equipe informada e permitir a interação entre os colaboradores.

Vale ressaltar que é essencial que os gestores se preocupem com o sentimento que o colaborador tem em relação ao retorno. É normal ter sentimentos de medo ou insegurança nesse momento. As pessoas necessitaram de um tempo para se adaptar à nova realidade. É fundamental que a empresa transmita saúde e segurança para todos.

Guia completo de avaliação de desempenho

4- Faça o registro dos acontecimentos

A pandemia da Covid-19 foi uma situação nova e inesperada. Documentar as ações e medidas tomadas para proteger a segurança das pessoas na empresa é muito importante na reabertura após a quarentena. Além de servir de exemplo de ações em momentos de crise, muitas empresas podem sofrer fiscalizações pelos órgãos responsáveis. É uma forma da organização se resguardar legalmente e comprovar todo o cuidado e prevenção realizada nesse momento.

5- Orientação

Por fim, oriente todos os colaboradores sobre as medidas preventivas contra o coronavírus, não somente no ambiente organizacional, mas também fora do trabalho. Quanto mais informação as pessoas tiverem, mais elas se conscientizarão da doença e de como vencer esse momento tão delicado.

Aproveite para munir seus colaboradores a respeito de informações sobre as vacinas disponíveis, sua importância e sobre postos de vacinação. Em tempos de Fake News é muito importante que o setor de recursos humanos atue de forma efetiva para evitar a propagação de inverdades que podem comprometer a saúde e segurança da equipe.

Concluindo

Em resumo, ainda não podemos comemorar o final da pandemia. Mas podemos perceber que os cenários do futuro são mais promissores que no início da quarentena. Em grande parte, esse cenário é reflexo da atuação intensa da indústria farmacêutica e dos órgãos de saúde na criação e distribuição da tão esperada vacina contra a Covid-19.

Hoje, um ano após o surgimento da crise mundial em decorrência do vírus, já é possível traçar planos de retorno as atividades de rotina com maior segurança e confiança no futuro.

Para as empresas essa é uma grande notícia e uma nova possibilidade. Possibilidade de mais uma vez se adaptar as incertezas do mercado e buscar soluções que propiciem sucesso nos negócios sem perder o foco no cuidado com as pessoas, em sua saúde e segurança.

Quanto as pessoas, é preciso que elas entendam, a importância de se cuidar. Desenvolvam uma consciência de que isso é uma necessidade para toda sociedade. E, que, portanto, as campanhas de vacinação disponíveis devem ser vistas como um cuidado coletivo, e não apenas individual.

O momento pede ação, empatia e planejamento. Não é possível expor os colaboradores a um risco de contaminação. É hora de as organizações praticarem o zelo, buscando minimizar o impacto e insegurança das pessoas.

E cabe ao setor de recursos humanos propor ações de conscientização da equipe, levando esclarecimento e informação. Certamente, o resultado será exponencial para a empresa, equipe e sociedade.

Gostou das nossas dicas? Divulgue nosso artigo nas suas redes sociais.

Ah, e se você quer receber dicas sobre gestão de pessoas para transformar seu setor de recursos humanos, assine nossa Newsletter. Assim você não perde nenhuma novidade!

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] harmonia logo vem na mente uma orquestra sinfônica. Por isso, esse é um bom exemplo de local de trabalho que deve ser tranquilo para que todos possam executar as suas tarefas no tempo […]

Leave A Comment

Go to Top