Solução de gestão estratégica de pessoas: conheça os diferenciais da SER

2020-02-10T12:01:23-03:0010 fevereiro, 2020|Tecnologia para RH|

gestão de pessoas tem se tornado cada vez mais necessária e fundamental para viabilizar os negócios das empresas. Não é uma tarefa fácil, é preciso que os colaboradores assimilem a missão e os objetivos organizacionais, buscando a formulação e planejamento de estratégias.

Uma organização só cresce se seu time for composto por profissionais talentosos, engajados e alinhados com os anseios da empresa. As pessoas conferem vitalidade às atividades, criam, inovam, auxiliam nos processos e levam a organização a uma posição competitiva perante o mercado de trabalho.

A solução de gestão estratégica de pessoas ajuda a criar um elo entre os objetivos da organização e os individuais de cada membro da empresa, envolvendo todas as pessoas no planejamento, na organização, nas ações e controle das etapas dos processos. Isso faz com que todos trabalhem e busquem o mesmo objetivo.

Uma empresas especializada em desenvolver soluções tecnológicas e personalizadas para transformar os talentos de sua empresa em pessoas vitoriosas são grandes aliadas na gestão estratégica de pessoas. A SER é uma empresa que desenvolve soluções adaptadas ao seu modelo de negócios e conectadas ao dia a dia dos seus colaboradores, sendo uma delas uma solução de gestão estratégica de pessoas.

Continue a leitura e confira como a SER pode implementar métodos para sua empresa atingir os melhores resultados!

Soluções de gestão estratégica de pessoas

Com todas as transformações no mercado, a área de Recursos Humanos vem passando por profundas mudanças. Os papéis desempenhados pelos profissionais da área são múltiplos, sendo operacionais e ao mesmo tempo estratégicos. Veja abaixo quais as soluções para tornar sua gestão de pessoas mais estratégica:

1.Planejamento Estratégico

Em primeiro lugar, é importante agregar ao planejamento da empresa como a gestão de pessoas pode contribui para o alcance dos resultados esperados e, ao mesmo tempo, incentivar o alcance dos objetivos individuais de cada colaborador. Visando o sucesso dos negócios, é essencial que a empresa planeje suas ações antecipadamente, visto que o planejamento estratégico é peça-chave para a sobrevivência das organizações perante o mercado cada vez mais preocupado com o capital intelectual.

A tecnologia da informação sendo utilizada pelo planejamento estratégico de pessoas permite que a organização visualize o futuro, adequando-se da melhor maneira para obter incremento na competitividade, ampliação dos seus negócios e maior performance de seus investimentos, otimizando a gestão de pessoas.

A empresa adota critérios no desenvolvimento dos colaboradores vinculando as entregas de performance à situação de cada colaborador na organização. Sendo assim, a empresa tem maior assertividade na gestão de pessoas, definindo posições críticas e pessoas chaves no processo.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

2.Desempenho e desenvolvimento

Em todos os momentos estamos avaliando as coisas, pessoas e situações ao nosso redor. Nas organizações não ocorre de maneira diferente. Avaliamos a qualidade dos produtos, a performance da empresa, o atendimento ao cliente e, principalmente, o desempenho humano. O desempenho do colaborador necessita ser elevado para que a organização se torne cada vez mais competitiva e atuar de maneira estratégica.

A avaliação de desempenho é uma medida sistemática do desempenho de cada colaborador em função das atividades desenvolvidas, os resultados alcançados e das competências apresentadas. Por meio da avaliação, a organização consegue avaliar e estimar valor às competências e a contribuição de cada um para o negócio.

A metodologia mais utilizada para a avaliação de desempenho é o formulário com perguntas estratégicas e estruturadas, utilizando escalas variáveis, sendo qualitativas ou quantitativas. Plataformas digitais que integram toda gestão de pessoas na organização, agilizam os processos e análises. Isso é possível com a criação de formulários customizados, facilitando o processo de avaliação de desempenho, sem contar que ampliam as análises da gestão de pessoas, alinhando a estratégia do negócio.

3. Remuneração

As pessoas não trabalham de graça e ninguém investe sem esperar algum retorno. Cada colaborador, explorando suas competências e habilidades, tem o propósito de investir no trabalho, com excelência e esforço, visando receber uma recompensa justa e adequada ao seu trabalho.

A remuneração se torna estratégica quando é utilizada para premiar os colaboradores que apresentam bom desempenho dentro da organização. Ou seja, aqueles que mais contribuem para o sucesso do negócio é recompensado com bonificações, adicionais e recompensas financeiras e não financeiras.

Realizar uma gestão estratégia de remuneração para toda a estrutura organizacional, baseada nas estrutura de cargos e no desempenho dos indivíduos, gera oportunidades em termos de competitividade externa e equilíbrio interno.

4.Educação Corporativa

Desenvolver e investir em colaboradores são formas de valorizar os profissionais dentro das organizações, proporcionando conhecimento, aprimorando habilidades e competências, preparando-os para os desafios e mudanças do mercado de trabalho.

A Educação corporativa proporciona uma aprendizagem contínua, troca de experiências, maior qualificação, mas não se limita apenas as salas de aula. Os treinamentos, como parte de um processo educacional, são aplicados de maneira sistemática e organizada, sendo necessário fazer a gestão dos mesmos, desde o planejamento até controle e análise de eficácia.

5.Pesquisa de clima

O ambiente de trabalho é o local onde os colaboradores passam a maior parte do seu dia, sendo de máxima importância que o clima nesse ambiente seja positio e que eles se sintam motivados. O clima organizacional representa o ambiente organizacional, que norteia o comportamento dos seus membros e os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da empresa.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta estratégica utilizada na gestão de pessoas para mediar o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa. Por meio do resultado da pesquisa, gestores e dirigentes conseguem buscar e desenvolver melhorias para aumentar o nível de satisfação. Sendo assim, irá formar um ambiente harmonioso e saudável.

6.Dossiê profissional

Por fim, o dossiê profissional, mais conhecido como currículo, é uma ferramenta que reúne todas as informações referentes à trajetória percorrida pelo profissional até determinado momento em sua carreira. São informações relevantes como dados pessoais, formação escolar, idiomas, projetos desenvolvidos, anseios de carreira, cargos ocupados, experiências profissionais, atividades complementares, treinamentos realizados, dentre outros.

Em conclusão, a utilização dessa ferramenta permite ao gestor ter acesso a informações sempre atualizadas sobre o histórico e desenvolvimento do profissional, atualização pelo profissional das suas informações com autonomia e utilização das como critério nas avaliações e promoções.

Gostou das soluções da SER? Tem interesse em adquirir uma solução de gestão estratégica de pessoas? Então entrem em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Deixar Um Comentário