Tendências de RH para 2022

2021-12-16T10:32:41-03:0016 December, 2021|Melhores Práticas|

Descubra quais são as tendências de RH para 2022 e entenda por que você deve pensar nelas agora.

Nos dois últimos anos, o mercado de trabalho, que já sofria uma série de mudanças, enfrentou grandes transformações, vinculadas ao cenário mundial de pandemia. Em decorrência dessas transformações, empresas e colaboradores, ganharam novas formas de ver e fazer o trabalho.

Se 2020, foi um ano de decisões imediatas, frente à urgência imposta pela pandemia, em 2021, líderes e colaboradores precisaram se mobilizar para atender as novas realidades no ambiente organizacional.

Nesse sentido, podemos dizer que 2021 foi um ano de grandes aprendizados. Principalmente no que tange as relações humanas e o uso de tecnologia nos espaços de trabalho.

Certamente, o início de um novo ano é o momento de repensar as estratégias para a gestão de pessoas. No entanto, não é recomendável que o setor de recursos humanos aguarde o início de um novo ano, para entender qual cenário virá e se preparar para ele.

Diante disso, ao realizar o fechamento do ano corrente, é necessário conhecer as perspectivas para o próximo ano e se preparar para enfrentar os principais desafios.

Dessa forma, preparamos nesse artigo uma apresentação das principais tendências de RH para 2022. Acompanhe conosco e se prepare para elas!

O mundo VUCA em 2021

O termo VUCA, um acrônimo em inglês criado para definir o mercado de trabalho no século XXI, nunca fez tanto sentido quanto em 2021. A volatilidade, a incerteza, a complexidade e ambiguidade imprimiram uma marca profunda nas relações de trabalho.

Assim sendo, o RH precisou se reinventar e construir novas formas de relacionamento dentro das organizações, buscando equilibrar a balança entre as exigências para a sobrevivência das organizações no mercado, e a manutenção de uma equipe engajada e produtiva.

Somada as características VUCA já presente no mercado de trabalho, a pandemia acelerou cenários que eram previstos a longo prazo. Dentre esses cenários, a informatização de processos e o cuidado integral com o colaborador, que eram esperados pelo RH 5.0.

Em 2022, as mudanças continuam…

Nenhuma previsão pode ser dada como certa quando se trata do mercado de trabalho. Afinal, as relações de trabalho estão diretamente ligadas a outros cenários que incluem mercado financeiro, relações internacionais e até mesmo as mudanças político e econômicas.

Certo é que, se em 2021, tivemos que nos adaptar as novas rotinas, em 2022, a previsão é de ajustes nessas novas rotinas, para atender as necessidades das empresas e de seus colaboradores.

Assim sendo, apresentamos abaixo, algumas das previsões que deverão ser acompanhadas de perto pelo RH, já que permitirão a atuação desse setor de forma eficiente e estratégica no próximo ano.

1 – Trabalho híbrido

2020 foi o ano do home office. Forçadas pela pandemia, as empresas tiveram que enfrentar uma nova forma de trabalho que encarava muita resistência. O home office já era uma previsão para o futuro, porém, visto com muita desconfiança por parte das empresas.

No entanto, as experiências com o trabalho remoto foram muito produtivas. Em decorrência disso, essa já se mostra uma tendência de RH para 2022.

E ela ainda vem com uma nova possibilidade: o trabalho híbrido, ou seja, aquele que mescla as duas modalidades anteriores. O trabalho híbrido se mostra uma tendência por sua flexibilidade.

Dessa forma, os profissionais de RH podem transitar entre as duas modalidades, permitindo com isso o conforto e a tranquilidade de casa, e promovendo encontros presenciais com a equipe como forma de cuidado das relações humanas.

2 – People Analytics

Uma grande tendência de RH para 2022, o People Analytics consiste na análise de informações dos colaboradores que permite uma visão individualizada de cada um deles. Tudo isso através de inteligência artificial, que facilita a atuação humana, potencializando-a através da interpretação de dados.

Essa é uma ferramenta de extrema importância para o RH, já que pode ser utilizada tanto para os processos que envolvem os colaboradores que já fazem parte da organização, quanto para enriquecer o funil de recrutamento.

Aprendendo com os erros

3 – Employee experience

Ao longo dos anos, as relações de trabalho sofreram diversas transformações. Dentre elas, o papel do RH na construção de relações de trabalho humanizadas e focadas no encantamento dos colaboradores.

Assim sendo, o employee experience é uma das tendências de RH com grande perspectiva de crescimento em 2022.

Portanto, é preciso que o RH se prepare para oferecer ao colaborar uma jornada de experiências dentro da organização. Sendo essa uma construção que depende das expectativas do colaborar, o RH precisará estar preparado para oferecer escuta ativa, feedback e comunicação assertiva com todos os membros da equipe.

4 – Investimento em liderança

Relações de trabalho humanizadas exigem liderança preparada. E essa é uma frente de atuação do RH que podemos considerar tendência para o próximo ano.

Portanto, 2022 será um ano de intensas intervenções do RH no desenvolvimento de lideranças inspiradoras. E isso se aplica aos líderes que já exercem esse papel e a identificação de futuros líderes no meio da equipe.

A ideia é através do mapeamento de habilidades e avaliação de competências, criar programas de desenvolvimento de soft skills primordiais à liderança.

5 – Gamificação

Quem nunca se interessou por jogos e tecnologia? Essa é mais uma tendência de RH para 2022. O uso da tecnologia, através da gamificação, para criar um ambiente de envolvimento e estimular o engajamento dos colaboradores.

Inserida no contexto de trabalho, a gamificação pode criar um ambiente de trabalho colaborativo ou com níveis de competição saudáveis, através de jogos e desafios. E o melhor é que ela pode ser usada desde os processos de onboarding até o acompanhamento de metas e entrega de resultados pela equipe.

Tecnologia: tendência certa

Certamente, de todas os cenários apontados como tendências para o RH, a tecnologia se tornou realidade. Impulsionada pelas mudanças de mercado, ela se tornou a maior aliada do RH, permitindo o gerenciamento de pessoas em tempo real, mesmo no trabalho remoto e principalmente, a automação de processos de RH.

Principalmente no que tange os processos em gestão de pessoas, a tecnologia permitiu uma atuação mais estratégica do setor de recursos humanos, colocando-o em contato direto com as pessoas.

Prova disso, é que das tendências de RH apontadas acima, todas, em alguma medida, incluirão a tecnologia em seu desenvolvimento.

Seja na análise de dados no People Analytics ou nas avaliações de desempenho que nortearão o feedback e treinamento de lideranças.

Sendo assim, no intuito de inserir o RH no mercado de trabalho do futuro e garantir sua atuação eficiente, a contratação de softwares específicos para essa área, é mais que tendência para 2022.

A tecnologia é a garantia de inovação para o setor de recursos humanos, contribuindo na construção de processos menos burocráticos e mais eficientes em gestão de pessoas.

Concluindo

Diante de tudo isso, uma coisa é certa: a necessidade de que o setor de recursos humanos se atente para as mudanças no mercado de trabalho e se prepare para enfrentar os desafios de um novo ano.

Algumas das tendências aqui apresentadas já vinham sendo colocadas em pauta nos últimos anos. No entanto, também sofreram alterações e adaptações às novas realidades do trabalho.

Nesse sentido, cabe uma reflexão sobre o que mudou e de que forma o RH de sua empresa precisa se adaptar para garantir competitividade e lucratividade nos negócios.

Assim sendo, que tal começar pela área de tecnologia? Com 25 anos de experiência em gestão estratégica de pessoas, a SER é especialista no desenvolvimento de soluções para RH. Conheça a SER HCM e descubra como transformar as tendências aqui apresentadas em rotinas na gestão de pessoas da sua empresa.

Gostou desse artigo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber os melhores conteúdos de RH diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. […] trabalho em home office é apontado como uma das maiores tendências de RH para 2022. Devido as inúmeras mudanças impostas pela pandemia, desde 2020, esse modelo de trabalho acabou […]

  2. […] dessa forma, a tendência do mercado é investir mais esforços para atrair os consumidores tradicionais, obtendo uma pequena […]

  3. […] o trabalho híbrido foi apontado como uma grande tendência de RH para 2022, o metaverso poderá potencializar essa tendência. Basta imaginarmos a possibilidade de reunir a […]

Leave A Comment

Go to Top