Como a cultura organizacional influencia na produtividade dos seus funcionários?

2019-06-05T14:57:34-03:0018 agosto, 2017|Estratégia Corporativa, Talent Management|

Entenda o que é a cultura organizacional de uma empresa e saiba como ela atua e influencia na produtividade dos funcionários.

É papel de toda empresa manter uma cultura organizacional positiva e agradável, uma vez que esse fator impacta diretamente a produtividade dos seus colaboradores. Entretanto, sabemos que essa é uma tarefa desafiadora para os gestores.

Pensando nos desafios e na dificuldade de realizar a manutenção da cultura organizacional, preparamos este post para auxiliar e explicar as melhores práticas. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças, valores e políticas internas e externas de uma empresa. Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e motivação dos colaboradores.

Essa satisfação pode ser tanto relacionada a questões do dia a dia profissional quanto a aspectos emocionais que refletem na convivência com superiores, colegas de trabalho ou clientes.

É importante destacar que empresas com uma cultura organizacional bem alinhada já estão categoricamente adiante em termos de sucesso e produtividade. Para isso, vale apostar em questões como motivação da equipe, valores de excelência e qualidade do ambiente de trabalho. Certamente, estamos falando de um ótimo investimento.

Toda empresa deve ter a Cultura
Organizacional bem definida. A sua tem?

Como a cultura organizacional impacta na produtividade dos colaboradores?

Por entender a importância dessa estratégia, muitas empresas estão investindo em meios para melhorar constantemente seus ambientes de trabalho. Isso porque satisfazer seus funcionários e garantir experiências mais agradáveis dentro e fora da companhia resulta diretamente em uma produtividade maior.

Assim, profissionais que se sentem felizes e têm os mesmos valores da empresa têm orgulho de trabalhar e buscam sempre crescer dentro dela. Afinal, são eles que fazem a cultura da companhia acontecer.

Por isso, enraizar um código de conduta que estabelece ética, qualidade e respeito ao próximo desde o começo da organização é extremamente importante.

É importante destacar que a cultura de uma empresa não deve ser estática. Ela deve se transformar e melhorar com o tempo de acordo com a influência da sociedade e das novas tendências tecnológicas, sem perder sua essência principal. Dessa maneira, é possível sempre ter uma empresa ética e de acordo com as expectativas dos seus funcionários e clientes.

Quais são os benefícios da cultura organizacional?

Quando a empresa favorece um bom clima no ambiente de trabalho, os seus funcionários tendem a ser mais cooperativos, auxiliando uns aos outros e sempre se colocando disponíveis para trabalhar em conjunto.

Além desses benefícios, podemos destacar:

  • respeito no ambiente de trabalho;
  • foco em desenvolver uma carreira dentro da empresa;
  • diminuição de conflitos internos;
  • maior satisfação dos clientes;
  • retenção de talentos.

    Toda empresa deve ter a Cultura
    Organizacional bem definida. A sua tem?

Todos esses aspectos influenciarão diretamente na produtividade dos colaboradores, refletindo em resultados positivos para a organização. Por isso, os gestores devem sempre estar atentos ao que seu time tem a dizer e avaliar de tempos em tempos se sua cultura precisa ser melhorada.

E então, entendeu como da cultura organizacional influencia na produtividade dos colaboradores? Está pronto para implementar em seu negócio e motivar seu time? Não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!