Por que ter uma ferramenta de gestão de desempenho?

2022-10-20T15:07:49-03:006 October, 2017|Gestão de Desempenho, Talent Management, Tecnologia para RH|

Acompanhe esse artigo e saiba como o uso de uma ferramenta de gestão de desempenho pode otimizar um processo essencial para a sua empresa.

Certamente, o que torna uma empresa rentável são os processos de melhoria contínua. Afinal, qualidade é um conceito presente desde a concepção do negócio e primordial em seu desenvolvimento.

Essa qualidade permeia tanto os processos, quanto as pessoas dentro da organização.

Na gestão de pessoas, a busca por excelência é primordial para garantir processos eficientes e resultados rentáveis. Sobretudo quando se trata de transformar profissionais talentosos em profissionais de alta performance.

Dessa forma, realizar a gestão de desempenho dos colaboradores é essencial para garantir a sustentabilidade, longevidade e crescimento da empresa.

Entretanto, a gestão de desempenho por muitas vezes é negligenciada por algumas organizações. O que é um erro grave, considerando que esse acompanhamento identifica os resultados que os profissionais estão apresentando e fornece insumos para promover melhorias e preencher lacunas.

O uso de uma ferramenta para realizar essa gestão pode facilitar muito o trabalho do setor de recursos humanos. A contratação de um bom suporte tecnológico que permita a gestão de desempenho de seus talentos, permite que a equipe conte com dados mais precisos.

Além disso, otimiza o tempo da equipe de RH, através da automação na geração e análise de relatórios. Quer entender melhor como isso funciona? Acompanhe com a gente esse artigo.

Do que se trata a gestão de desempenho?

A gestão de desempenho tem como principal foco a avaliação individual dos profissionais. Essa avaliação busca identificar seus pontos fortes e evidenciar sua melhoria e desenvolvimento.

Pode parecer algo sem importância, mas, aplicar uma avaliação de desempenho de forma correta, pode transformar a jornada profissional do seu colaborador.

Isso porque ela traz maior clareza sobre as entregas desse profissional. Além disso, permite que, através de um processo sistemático e imparcial, seu colaborador consiga traçar planos de melhoria dos pontos ineficientes, apontados na avaliação.

Consequentemente, o trabalho de desenvolvimento de potencialidades e ineficiências, traz resultados positivos para a empresa. Afinal, quanto maior a autoconsciência de seu colaborador quanto a seu papel na organização, maior eu engajamento e produtividade.

Com essas informações é possível rever estratégias e ajustar processos, aproveitando ao máximo as características que os profissionais oferecem. Ou seja, a gestão de desempenho não é só para detectar problemas, mas também ajuda a identificar o que cada um tem de melhor para aplicar e melhorar o trabalho.

Gestão de Desempenho

Aproveite a tecnologia!

Já deu para entender do que se trata a gestão de desempenho né? Mas pode ser eu surja a seguinte dúvida: como ter uma gestão de desempenho eficiente?

A resposta é a tecnologia!

A utilização de um software de RH, que ofereça uma solução para gestão de desempenho, é primordial para a implantação correta desse processo.

Sendo assim, vale dar uma passadinha aqui e conferir nossas dicas sobre como escolher corretamente um software de RH. Mas se você quer uma dica poderosa, vem conhecer a SER HCM!

Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas, a SER colocou em prática toda essa experiência, para oferecer uma plataforma completa de gestão para seu RH.

Além de dispor de várias soluções para otimizar a rotina do seu RH, a SER HCM ainda oferece a possibilidade de customização de processos, respeitando o perfil da sua empresa e dos seus colaboradores.

Em suma, é uma tecnologia capaz de alavancar seus resultados e otimizar a gestão de desempenho da sua empresa.

E quais são as vantagens do uso de uma ferramenta para a gestão?

Além da automatização, que gera otimização e melhoria de processos, podemos destacar ao menos 5 benefícios que a aplicação de um sistema inteligente traz ao gerenciamento de performance. São eles:

1-Fornece maior qualidade nos dados

Em primeiro lugar, uma ferramenta de gestão de desempenho oferece maior precisão nas informações.

Com emissão de relatório de informações, ele permite o cruzamento de dados e a construção de gráficos para comparação dos resultados entre um período e outro.

Sendo assim, todos esses dispositivos permitem uma análise mais apurada e fornecem um quadro claro de toda a caminhada do colaborador dentro da empresa. Certamente, isso impactará outros processos como construção de um dossiê profissional e desenvolvimento de um processo de sucessão dentro da organização.

A verdade é que, a implantação de uma ferramenta de gestão de desempenho, pode contribuir de maneira significativa para a coleta, análise e tratamento dos dados de seus talentos.

2-Permite a colaboração entre os envolvidos

Com a ajuda de um sistema integrado ou hospedagem de informações na nuvem, fica fácil para os gestores das equipes terem acesso ao mesmo material e assim conseguirem trabalhar em conjunto com o RH.

Além disso, a implantação de uma ferramenta de gestão de desempenho, garante maior transparência nos processos de reconhecimento e valorização de seus talentos. Essa transparência, é primordial para a construção de vínculos de confiança entre empresa e colaboradores.

Esses vínculos, por sua vez impactarão a motivação e produtividade de seus talentos.

Portanto, ambos permitirão uma melhoria da comunicação entre setores e aumento da eficiência no processo.

3- Favorece a frequência da avaliação

Ao facilitar a aplicação da gestão de performance e armazenar os dados, a gestão de desempenho pode ser aplicada com frequência.

A contratação de uma ferramenta para realizar esse processo evita que ele seja negligenciado em algum período. O que geralmente acontece pela dificuldade ou excesso de outras demandas que podem deixar essa tarefa em segundo plano.

A periodicidade correta do processo de avaliação de desempenho, é primordial para garantir sua eficiência. Lembrando que essa gestão não envolve apenas a avaliação de desempenho, mas feedback, PDI, acompanhamento, entre outros processos.

4- Envolve os profissionais de todas as gerações

Os profissionais da geração Y (nascidos entre 1980 e 1995) são totalmente ligados à tecnologia e estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. São essas pessoas que estão presentes em maior número hoje, no mercado de trabalho. Consequentemente, são o foco das ações de inovação nas empresas.

No entanto, uma empresa em constante crescimento é aquela que aposta na diversidade. Dessa forma, a contratação de uma ferramenta de gestão de desempenho, permite o envolvimento de profissionais de todas as gerações.

O uso de uma ferramenta para a gestão de desempenho, de preferência com uma interface atraente, vai motivar seus colaboradores a participarem das avaliações. Esse é um engajamento necessário ao sucesso do processo e à promoção de uma cultura de melhoria contínua.

LiderCTA- Liderança

5- Estimula o engajamento

E por falar em engajamento, que tal usar a ferramenta como subsídio para gamificar a gestão de desempenho na empresa? Aproveite os dados e a facilidade de visualização e atualização para implementar metas e desafios. Essa é uma forma divertida de estimular os profissionais a darem o seu melhor dentro da organização.

A utilização de ideias inovadoras sinaliza para os colaboradores sua importância para a organização. Consequentemente, cria o senso de pertencimento, posterior a isso, o engajamento e finalmente, o aumento da produtividade.

Concluindo

Gerenciar o desempenho de seus talentos está além de acompanhar os resultados de um único colaborador. A utilização de ferramentas para a gestão de desempenho tem sido bastante utilizada pelas empresas, visando o engajamento e aumento de produtividade dos colaboradores.

Além de fomentar a construção de equipes de alta performance.

Certamente, os resultados obtidos através da gestão de desempenho, permitem o acompanhamento consistentes de seus resultados, além de apoiar a tomada de decisão em promoções, desligamentos e movimentação de pessoal.

Com a aplicação de ferramentas e sistemas de gestão, é possível acompanhar e documentar melhor a operação e desempenho dos profissionais. Além disso, ela permite a formação de um arquivo de dados robusto que podem ser usados até mesmo para mudanças na estrutura e clima organizacional.

Lembrando que esse é um processo contínuo, e, portanto, deve ser acompanhado de perto, para garantir sua eficiência.

E você, já pensou em como vai implementar a gestão de desempenho na sua empresa? Não deixe de entrar em contato com nosso time de especialistas e conhecer as possibilidades da SER HCM.

E se você gostou desse artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades que trazemos por aqui, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem os melhores conteúdos, em gestão estratégica de pessoas, diretamente em sua caixa de e-mails.

Aproveite para curtir e compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

Go to Top