Entenda como fazer um dossiê profissional e porque é importante

2021-11-22T10:23:37-03:005 March, 2020|Gestão de Pessoas|

O dossiê profissional é uma ferramenta que proporciona ao RH o conhecimento dos membros da equipe e favorece o profissional que está buscando uma recolocação ou transição de carreira. Acompanhe com a gente a importância dele e aprenda a fazer um.

As empresas estão empenhadas em desenvolver processos de atração e retenção de talentos visando garantir que seus membros desempenhem de forma eficaz os objetivos estratégicos da organização. Afinal, ter uma equipe de talentos, que performe com excelência, é o diferencial competitivo que coloca a empresa em rota de crescimento.

No entanto, formar uma equipe de alta performance exige do setor de recursos humanos o conhecimento profundo dessa equipe. Portanto, é essencial possuir uma ferramenta que disponha de todas as informações da vida profissional de cada colaborador.

Antes dos avanços tecnológicos, era muito comum ver profissionais procurando oportunidades no mercado com pastas cheias de papéis comprovando suas experiências de trabalho. Hoje, esse cenário é diferente, embora ainda existam algumas empresas que optem que as contratações sejam realizadas desta forma.

Inovações são essenciais para quem está chegando agora no mercado de trabalho, e para os já experientes, inovar é uma forma de se modernizar e garantir espaço num mercado em constante evolução. Sendo assim, uma forma rápida e moderna de mostrar seu talento e seu nível profissional de maneira mais elaborada do que um currículo é a criação de um dossiê profissional.

Com plataformas inovadoras é possível criar o dossiê profissional, que é construído a partir das informações registradas pelo setor de Recursos Humanos sobre a vida profissional e qualificações do colaborador, tais como formação, experiências profissionais, anseios de carreira, idiomas, avaliação de perfil, participação de projetos, entre outros.

Em suma, quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e entenda melhor o conceito e a importância de um Dossiê Profissional.

Mas afinal, o que é um dossiê profissional?

Você já deve ter ouvido falar sobre dossiê contendo informações, certo? Dossiê é a reunião dessas informações, que trata de diversos arquivos sobre um assunto específico, processo, pessoa ou empresa, reunido por um profissional para ser analisado.

A título de exemplo, temos o dossiê técnico, que reúne diversos aspectos relacionados a um determinado produto ou processo de uma forma aprofundada. Seu conteúdo envolveria assuntos relacionados à tecnologia empregada, matéria-prima utilizada, normas de segurança, entre outros aspectos.

O mesmo ocorre com os profissionais no mercado de trabalho. O dossiê profissional contém os registos individuais de habilitações e de experiências do colaborador. Um bom dossiê traz diversas vantagens para o colaborador, se tornando uma vantagem competitiva que faz a diferença no desenvolvimento e crescimento na carreira.

O dossiê profissional não é um currículo

Ele é mais completo, suas experiências são mais detalhadas, traz as aspirações e anseios de carreira, os projetos realizados, avaliações de perfil, entre outros. Ou seja, é um excelente meio de testificar a trajetória profissional e a capacidade técnica do seu colaborador.

Assim sendo, essas informações é uma oportunidade de abrir portas para o colaborador, podendo ser utilizadas como critério nas avaliações e promoções. Desta forma fica mais fácil das pessoas conhecerem o seu trabalho.

Na tomada de decisão frente uma promoção, movimentação de carreira e até na indicação do colaborador para um novo desafio, o dossiê profissional será importante para nortear essas decisões. Já que com ele, fica visível os investimentos feitos no desenvolvimento do profissional tanto por parte da empresa, quanto por parte do próprio colaborador.

Além disso, com um dossiê profissional, diminuem os riscos de promoções e bonificações realizadas a partir de vieses pessoais ou favorecimentos parciais. Afinal, a partir da análise de dados do dossiê, é possível eleger com segurança, os profissionais certos para os postos que correspondem as suas habilidades.

Como fazer um dossiê profissional?

Para ter um dossiê atrativo e completo é essencial que inclua todas as informações que possam ser relevantes ao perfil profissional do colaborador. Mantenha suas informações sempre atualizadas, pois essas informações são base para justificar conceitos atribuídos ao profissional, bem como promover futuras ações de desenvolvimento individual.

Abaixo nós indicamos quais informações são importantes para montar o dossiê profissional de seus colaboradores.

1- Dados pessoais

Primeiramente, esse é um dos dados mais importantes. É a apresentação do profissional, contendo nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular ou residencial) e e-mail.

2- Formação Escolar

Neste campo deve preencher todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios. Sendo assim, inclua nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e ano de conclusão.

3- Idiomas

É necessário que o colaborador seja honesto nesse momento e indicar seu real conhecimento do idioma, já que essa é uma habilidade que pode ser determinante em algumas oportunidades.  A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

4- Projetos realizados

Descrever os projetos de trabalho realizados na sua trajetória de carreira e quais foram os resultados e benefícios para a empresa. Mesmo não sendo muito comum que os profissionais falem de suas conquistas profissionais, é importante citar os resultados obtidos.

Aqui é possível que o próprio RH auxilie o colaborador no entendimento da importância que ele teve em determinado projeto e nos resultados alcançados a partir de suas habilidades pessoais.

5- Aspirações de carreira

Este é o momento de descrever onde o profissional quer chegar, quais são os seus anseios de carreira. São objetivos e metas essenciais para se manter motivado e engajado com as diretrizes da empresa.

Essas aspirações servirão de orientação para as ações de desenvolvimento planejadas pelo setor de recursos humanos. E poderão utilizar em um plano de sucessão ou progressão de carreira.

6- Experiência profissional

É um campo que se deve preencher após uma análise aprofundada do histórico profissional do colaborador. Portanto, é importante conter o nome das empresas, período trabalhado, título de cargo e o detalhamento de todas as atividades exercidas.

7- Outras atividades

São informações adicionais que não se encaixam na parte de experiência ou formação.

São trabalhos ou projetos voluntários, vivências que vão além do mercado de trabalho, cursos adicionais, congressos, workshops, palestras, intercâmbio, entre outros.

Importante frisar que aqui, como experiência profissional, as atividades voluntárias são um grande diferencial. Essas são atividades que apesar de não estarem ligadas a uma atuação profissional, tem sido bastante utilizada para destacar habilidades comportamentais e até lapidar habilidades técnicas.

8- Avaliação de perfil

Consiste em analisar as competências do colaborador e fazer uma relação com as suas atitudes e comportamento. São informações que podem ser utilizadas como critério nas avaliações e promoções.

Vantagens de se ter um dossiê profissional

Em resumo, o dossiê proporciona a construção de um perfil completo do profissional, obtendo uma maior facilidade na elaboração de desenvolvimento dos colaborados e possíveis movimentações. Além disso, é uma importante ferramenta para avaliação de desempenho.

Em posse dele, o setor de recursos humanos juntamente com a liderança possui dados substanciais que facilitarão a tomada de decisão quanto a formação e movimentação de equipes dentro da organização.

Conforme falamos no início, ter uma equipe de alta performance é um diferencial competitivo para as organizações. Nesse sentido, o dossiê profissional é a ferramenta que permitirá que tanto RH quanto a própria liderança conheçam cada membro da equipe e sua trajetória.

Esse conhecimento é primordial para o planejamento estratégico da gestão de pessoas, principalmente quando se trata do futuro da organização e suas possibilidades de expansão.

O dossiê profissional permite que as escolhas de profissionais para assumir postos estratégicos dentro da organização baseie-se em informações completas. Com isso, mitiga-se o risco de escolhas equivocadas.

Por outro lado, ele possibilita a construção de planos de desenvolvimento personalizados à necessidade de cada colaborador, permitindo com isso um melhor planejamento de programas de treinamento e desenvolvimento.

Ainda é possível destacar como vantagem, o quanto o dossiê profissional auxilia o processo de autoconhecimento do colaborador. A partir do acesso as suas próprias informações ele consegue inclusive validar as informações das avaliações de desempenho e construir seu próprio PDI.

Em suma, são inúmeras vantagens de utilização de uma ferramenta simples, mas ao mesmo tempo completa.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Já conhece a SER HCM?

Por fim, com auxílio da tecnologia, é possível implementar o dossiê por meio de plataformas e ter acesso a informações sempre atualizadas sobre o histórico e desenvolvimento do profissional. O software permite que o próprio profissional preencha as informações sobre a sua carreira e suas conquistas dentro e fora do ambiente de trabalho e que os líderes acessem essas informações quando e onde quiser.

O dossiê pode ser utilizado de maneira integrada com outras plataformas de tecnologia, trazendo segurança das informações armazenadas. Permite a atualização de novas conquistas, certificados, treinamentos, entre outros. Assim, podendo inserir de maneira ágil, mantendo a interatividade de gestores e profissionais com o processo.

Pensando nisso, a SER desenvolveu a SER HCM, uma ferramenta de gestão de pessoas com módulos totalmente customizáveis para atender as necessidades da sua empresa. Dentre as diversas soluções disponíveis nessa plataforma, o dossiê profissional faz parte do painel executivo, que permite uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente para sua empresa.

Além disso, a SER oferece atendimento High touch, garantindo que todo o processo de implantação e adaptação garanta uma experiência de interação eficiente e resultado exponencial para sua equipe.

Conheça a SER e as soluções inovadoras para a construção do dossiê profissional, permitindo que o profissional consiga atualizar suas informações com autonomia, mantendo seu currículo sempre disponível para consulta do RH e liderança.

É só entrar em contato conosco. Nossa equipe está a sua disposição para apresentar à sua empresa uma solução inovadora para o RH.

Entendeu o que é o dossiê profissional e sua importância na gestão de pessoas? Que tal saber mais sobre gestão de capital intelectual nas organizações? Assine nossa Newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos semelhantes.

E não deixe de curtir, comentar e compartilhar nas suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

11 Comments

  1. Damaris Flor 24 de November de 2020 at 18:01 - Reply

    Excelente! adorei. Obrigada pela ajuda para eu elaborar o meu dossiê profissional!

    • SER 7 de December de 2020 at 15:00 - Reply

      Olá Damaris, que bom que gostou :)
      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades pra te ajudar.

      Abraço!

  2. Diuli Souza 25 de June de 2021 at 12:52 - Reply

    Como fazer um dossiê no Excel

    • SER 5 de July de 2021 at 15:32 - Reply

      Olá Diuli, tudo bem?

      O Dossiê fica disponível em nossa plataforma mesmo. Por isso, caso tenha interesse, clique no botão “Fale com um especialista” no canto superior direito da sua tela que nossa equipe lhe ajudará.

      Abraço!

  3. Luciano Seabra 13 de July de 2021 at 11:20 - Reply

    Muito bom. Gostei muito dessas informações.

    • SER 13 de July de 2021 at 14:02 - Reply

      Olá Luciano, que bom que gostou 🙂

      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

      Abraço!

  4. […] de profissionais de exponenciais é o conhecimento que ele tem sobre essa equipe. Dessa forma, o dossiê profissional é uma oportunidade de acompanhar a trajetória do colaborador, permitindo com isso processos de […]

  5. […] e outros dados estratégicos. Inclusive é possível utilizar esses dados para compor o dossiê profissional de seus […]

  6. Marciela Marci 17 de August de 2022 at 17:33 - Reply

    Eu queri faze um dossiê eu não sei o que isso

  7. […] colaborador dentro da empresa. Certamente, isso impactará outros processos como construção de um dossiê profissional e desenvolvimento de um processo de sucessão dentro da […]

Leave A Comment

Go to Top