Entenda como fazer um dossiê profissional e porque é importante

2020-04-15T15:36:59-03:005 março, 2020|Gestão de Pessoas|

As empresas estão empenhadas em um processo de atração e retenção de talentos visando garantir que seus membros desempenhem de forma eficaz os objetivos estratégicos. É essencial possuir uma ferramenta que disponha todas as informações da vida profissional do colaborador.

Antes dos avanços tecnológicos, era muito comum ver profissionais procurando oportunidades no mercado com pastas cheias de papéis comprovando suas experiências de trabalho. Hoje, esse cenário é diferente, embora ainda existam algumas empresas que optem que as contratações sejam desta forma.

Inovações são essenciais para quem está chegando agora no mercado de trabalho, e para os já experientes, como forma de se modernizar. Uma forma rápida e moderna de mostrar seu talento e seu nível profissional de maneira mais elaborada do que um currículo é a criação de um dossiê profissional.

Com plataformas inovadoras é possível criar o dossiê profissional, que é construído a partir das informações registradas pelo setor de Recursos Humanos sobre a vida profissional e qualificações do colaborador, tais como formação, experiências profissionais, anseios de carreia, idiomas, avaliação de perfil, participação de projetos, entre outros.

Continue a leitura e entenda melhor o conceito e a importância de um Dossiê Profissional.

O que é um dossiê profissional?

Você já deve ter ouvido falar sobre dossiê contendo informações, certo? Dossiê é a reunião dessas informações, que trata de diversos arquivos sobre um assunto específico, processo, pessoa ou empresa, reunido por um profissional para ser analisado.

A título de exemplo, temos o dossiê técnico, que reúne diversos aspectos relacionados a um determinado produto ou processo de uma forma aprofundada. Seu conteúdo envolveria assuntos relacionados à tecnologia empregada, matéria-prima utilizada, normas de segurança, entre outros aspectos.

O mesmo ocorre com os profissionais no mercado de trabalho. O dossiê profissional contém os registos individuais de habilitações e de experiências do colaborador. Um bom dossiê traz diversas vantagens para o colaborador, se tornando uma vantagem competitiva que faz a diferença no desenvolvimento e crescimento na carreira.

É importante ressaltar que o dossiê profissional não é a mesma coisa que um currículo.

Ele é mais completo, suas experiências são mais detalhadas, traz as aspirações e anseios de carreira, os projetos realizados, avaliações de perfil, entre outros. É um excelente meio de mostrar na prática do que você é capaz.

Com essas informações é uma oportunidade de abrir portas para o colaborador, podendo ser utilizadas como critério nas avaliações e promoções. Desta forma fica mais fácil das pessoas conhecerem o seu trabalho.

Como fazer um dossiê profissional?

Para ter um dossiê atrativo e completo é essencial que inclua todas as informações que possam ser relevantes ao seu perfil profissional. Mantenha suas informações sempre atualizadas, pois essas informações são base para justificar conceitos atribuídos ao profissional, bem como promover futuras ações de desenvolvimento individual. Veja abaixo quais informações são importantes para seu dossiê profissional.

1. Dados pessoais

Esse é um dos dados mais importantes. É a apresentação do profissional, contendo nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial) e email.

2. Formação Escolar

Neste campo deve preencher todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios. Inclua nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e ano de conclusão.

ebook gestão de pessoasPowered by Rock Convert

3. Idiomas

É necessário que o colaborador seja honesto nesse momento e indicar seu real conhecimento do idioma, já que a empresa poderá testá-lo durante uma entrevista. A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

4. Projetos realizados

Descreva os projetos de trabalho realizados na sua trajetória de carreira e quais foram os resultados e benefícios para a empresa. Mesmo não sendo muito comum falarmos de nossas conquistas profissionais, é importante citar os resultados obtidos.

5. Aspirações de carreira

Este é o momento de descrever onde o profissional quer chegar, quais são os seus anseios de carreira. São objetivos e metas essenciais para se manter motivado e também engajado com as diretrizes da empresa.

6. Experiência profissional

É um campo que deve ser preenchida após uma análise aprofundada do seu histórico profissional. É importante conter o nome das empresas, período trabalhado, título do cargo e o detalhamento de todas as atividades exercidas.

7. Outras atividades

São informações adicionais que não se encaixam na parte de experiência ou formação.

São trabalhos ou projetos voluntários, vivências que vão além do mercado de trabalho, cursos adicionais, congressos, workshops, palestras, intercâmbio, entre outros.

8. Avaliação de perfil

Consiste em analisar as competências do colaborador e fazer uma relação com as suas atitudes e comportamento. São informações podem ser utilizadas como critério nas avaliações e promoções.

Vantagens de se ter um dossiê profissional

O dossiê proporciona a construção de um perfil completo do profissional, obtendo uma maior facilidade na elaboração de desenvolvimento dos colaborados e possíveis movimentações. Além disso, é uma importante ferramenta para avaliação de desempenho.

Com auxilio da tecnologia, é possível implementar o dossiê por meio de plataformas e ter acesso a informações sempre atualizadas sobre o histórico e desenvolvimento do profissional. Ele permite que o próprio profissional preencha as informações sobre a sua carreira e suas conquistas dentro e fora do ambiente de trabalho; que os líderes acessem essas informações quando e onde quiser.

O dossiê pode ser utilizado de maneira integrada com outras plataformas de tecnologia, trazendo segurança das informações armazenadas. Permite a atualização de novas conquistas, certificados, treinamentos, entre outros, podendo ser inseridas de maneira ágil, mantendo a interatividade de gestores e profissionais com o processo.

Conheça a SER e as soluções inovadoras para a construção do dossiê profissional, permitindo que profissional consiga atualizar suas informações com autonomia, mantendo seu currículo sempre disponível para consulta do RH e liderança.

Deixar um comentário