Descubra como a customização de processos pode favorecer seu RH

2021-07-16T14:11:36-03:0015 julho, 2021|Tecnologia para RH|

A customização de processos no setor de recursos humanos pode facilitar esses processos e otimizar a gestão de talentos. Descubra como.

Fazer gestão de pessoas e acompanhar todas as tarefas que fazem parte dessa gestão é uma atividade desafiadora para o setor de recursos humanos. Afinal esse é um setor de staff, e, portanto, responsável pelo apoio a todos os setores da empresa.

Além disso, o setor de recursos humanos é o maior responsável pela satisfação dos colaboradores quanto ao clima, planos de carreiras, cargos, salários e benefícios, entre outros aspectos da relação de trabalho.

Isso sem falar do desenvolvimento de talentos e a responsabilidade de propor, implantar e acompanhar ações que garantam o engajamento dos colaboradores e o alinhamento dos valores destes aos valores da empresa.

Por si só as atividades operacionais relacionadas à atração, seleção e gestão tendem a sobrecarregar as equipes desse setor e em geral, sobra pouco tempo para as atividades estratégicas relacionadas à gestão de pessoas.

Nesse sentido, no artigo de hoje vamos falar da customização de processos do setor de recursos humanos como estratégia de facilitação desses processos e suas vantagens para o RH e para a empresa.

Quer saber como isso funciona? Nos acompanhe nesse artigo.

Customização de processos: adaptação para eficiência

Antes de tratar das vantagens da customização de processos é preciso entender do que se trata essa customização.

Certamente, toda empresa possui características próprias, que chamamos de cultura organizacional. Essa cultura organizacional é o DNA da empresa, sua forma de vivenciar seus processos, de lidar com seus colaboradores, de tomar decisões. E essa cultura está diretamente ligada à missão, visão e valores da organização.

Nesse sentido, quando falamos de customização de processos, estamos dizendo de desenvolver esses processos. Levando em consideração esse perfil organizacional, respeitando a forma como a empresa se posiciona frente aos desafios, considerando seus valores e respeitando o perfil de sua equipe.

Assim sendo, um processo desenvolvido por uma determinada empresa, pode não atender a outra empresa do mesmo ramo, exatamente por diferenças nesse perfil organizacional.

Da mesma forma, é preciso respeitar a singularidade de cada colaborador. Assim, aproximando as pessoas da empresa e permitindo que suas atividades estejam relacionadas à sua realidade de trabalho.

Portanto, a customização de processos se trata da adaptação desses processos à cultura organizacional, à experiência da empresa. E para que isso aconteça, precisamos, antes de mais nada, conhecer essa cultura e entender os valores desse negócio.

Vantagem competitiva

Processos customizados se tornam vantagem competitiva para as empresas ao permitir que a identidade da organização esteja impressa nos resultados que entrega. Já que a customização de processos busca atender as particularidades e especificidades do negócio.

Além disso, aumentam a satisfação dos colaboradores, já que suas atividades estão alinhadas aos valores da organização, evitando desgastes nas rotinas administrativas.

Só para exemplificar, com a automação de processos através de softwares de RH, é muito comum que os colaboradores encontrem dificuldades no desenvolvimento de algumas atividades. Considerando que as informações disponíveis no sistema não sejam relevantes para aquela empresa.

Nesse sentido, a customização de processos busca entender quais informações são relevantes, quais dados necessários. Por fim, faz a adaptação do sistema, garantindo com isso que as especificidades do negócio sejam respeitadas.

Com isso, evita-se a utilização de planilhas e documentos a parte. Além de não permitir que processos se tornem obsoletos ou sobrecarregue a equipe com funcionalidades sem sentido.

O resultado da customização de processos é a promoção de uma experiência satisfatória para seus clientes internos e consequentemente, entregas eficientes e resultados exponenciais para a organização.

Utilizando a tecnologia em favor do RH

A implementação de tecnologia no setor de recursos humanos, através da utilização de softwares de RH pensados para as atividades de gestão de talentos, faz com que o setor de RH tenha uma atuação muito mais estratégica.

Afinal, o setor de recursos humanos passa a ter, em suas mãos, as ferramentas necessárias para acompanhar todos os resultados e direcionar as ações para os objetivos da empresa.

Esses softwares promovem a organização e otimização das tarefas. Assim, facilitando o acesso à dados e informações de maneira rápida, precisa e confiável, além de possibilitarem a customização dos processos.

Assim sendo, a tecnologia no setor de recursos humanos permite adaptar os processos à cultura organizacional, a partir de consultorias de identificação de forças e necessidades.

Sem falar da possibilidade de atualização das ferramentas de RH, garantindo que elas acompanhem o desenvolvimento da empresa.

Sobretudo, a customização de processos permite que sua empresa esteja pronta a aproveitar novas oportunidade de desenvolvimento, e que sua equipe conte com processos mais objetivos. O que garante a produção de resultados exponenciais, respeitando, contudo, a cultura organizacional.

SER HCM: uma boa escolha faz a diferença

Saber escolher qual ferramenta utilizar para a customização de seus processos, faz toda a diferença.

Afinal, com as infinitas opções no mercado, muitas vezes, escolher a mais adequada ao perfil organizacional é uma tarefa delicada. No entanto, uma boa dica para facilitar a escolha da melhor consultoria é buscar aquela que irá respeitar o perfil de sua empresa e considerar sua cultura organizacional.

Além disso, é importante verificar se a consultoria contratada conta com atendimento High Touch, que oferece o acompanhamento dessa customização de processos, garantindo o sucesso e engajamento de sua equipe.

Assim sendo, que tal conhecer a SER HCM?

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas em Gestão de Pessoas, a SER tem se dedicado ao desenvolvimento do seu Setor de Customer Sucess, para oferecer aos seus clientes soluções personalizadas e atendimento humanizado e empático.

Mais que softwares de RH, a SER oferece transformação cultural através do acompanhamento das demandas da sua empresa. Assim, pensando na melhor maneira de atender as necessidades do Setor de Recursos Humanos.

Ou seja, é a combinação da revolução tecnológica, à humanização de processos, respeitando a individualidade e a história de cada organização.

Precisa de ajuda para contratar um software de RH, para customizar seus processos e impulsionar a Gestão de Pessoas de sua empresa? Entre em contato conosco. Nossa equipe está à disposição para te ajudar a encontrar a ferramenta que melhor atende a necessidade e perfil de sua organização.

E se você gostou do nosso conteúdo, compartilha nas suas redes sociais.

Aproveite e assine nossa Newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos em gestão de pessoas.

Deixar um comentário

Ir ao Topo