5 dicas de como aumentar a margem de lucro investindo em tecnologia

2020-07-30T15:03:13-03:0017 junho, 2020|Tecnologia para RH|

No mundo corporativo, a tecnologia está cada vez mais presente e se tornando necessária para manter a empresa frente a competitividade de mercado. Atualmente, é difícil imaginar determinadas rotinas de trabalho sem algumas ferramentas que são cruciais para aumentar a margem de lucro e a produtividade.

Reduzir custos nas empresas tem sido um dos maiores desafios e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Adquirir ferramentas e plataformas melhores pode trazer grandes economias, pois é possível eliminar erros por atividades manuais e reduzir as horas de trabalho de uma equipe.

Mesmo com os avanços tecnológicos e com a competição acirrada de mercado, ainda há muitos gestores que ficam resistentes em relação à implantação de novas tecnologias e como é possível reduzir custos com esses recursos em uma organização.

Esse artigo vem apresentar dicas de como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a aumentar a margem de lucro e otimizar os processos operacionais. Continue a leitura!

Tecnologia e a otimização dos processos

Os grandes avanços das tecnologias trouxeram grandes benefícios para as organizações. A economia de tempo é essencial para o sucesso de qualquer negócio. As rotinas manuais e processos muito demorados gastam muito tempo e vários colaboradores perdem a produtividade.

As ferramentas focadas na gestão de processos contribuem para um fluxo com grande agilidade, onde todos podem produzir mais e atingir os objetivos desejados. Sendo assim, sobra mais tempo para os colaboradores se dedicarem a tarefas mais estratégicas e se desenvolverem junto com a empresa.

No setor de Recursos Humanos não seria diferente. Os profissionais da área estão dedicando e explorando suas competências para trazer, cada vez mais, retorno estratégico e positivo para o negócio. Por isso, é fundamental que a empresa invista em ferramentas e plataformas que auxiliam a gestão no alcance dos resultados.

As ferramentas têm o objetivo de aumentar eficiência dos processos, aumentar a margem de lucro e reduzir os custos. Portanto, é preciso identificar quais são os gastos do RH e como serão minimizados por cada ferramenta. Confira a seguir algumas formas de inovar os processos do RH gastando menos.

1- Automatização dos processos

Enorme quantidade de papéis, currículos e controle em diversas planilhas. Esse ainda é o cenário de muitos setores de Recursos Humanos nas organizações. No entanto, é possível contar com o auxílio de diversos dispositivos tecnológicos para a otimização dos seus processos.

Softwares para realização de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, controle da folha de ponto, entre outros, são exemplos de rotinas que podem ser automatizadas e reduzir gastos e tempo.

Além disso, um sistema automatizado permite maior controle de gestão e redução de erros. Quando as atividades são manuais e repetitivas, a perda de concentração é recorrente e pode gerar muitas falhas.

2- Centralização das informações em softwares

As ferramentas de informação faz com que as empresas trabalhem com dados armazenados em um só local e de acesso a todos, permitindo a integração de todos os setores.  Com um software é possível reunir dados dos colaboradores, competências, registro de treinamentos, requisitos para o processo de recrutamento e seleção, entre outros.

ebook software para gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Outras vantagens são a redução dos riscos da empresa em perder dados importantes, como também que os profissionais possam trabalhar em qualquer lugar, já que podem acessar informações por seus dispositivos móveis, bastando ter acesso à internet. A possibilidade de realizar o trabalho remoto garante uma redução de gastos, seja com a redução da compra de papel, tinta e outros materiais para impressão, ou com redução de gastos com deslocamento de pessoas para o atendimento das demandas.

3- Gestão de tarefas

A gestão de tarefas é relativa, pois possibilita a definição de metas e objetivos a serem atingidas pelos colaboradores, bem como o controle das ações da equipe. Com essa gestão, é possível otimizar o tempo gasto na tomada de decisão, engajar os colaboradores, promover o aumento da produtividade e da governança na organização. O software também traz uma visão geral do cumprimento das tarefas, facilitando o monitoramento de cada ação pela equipe.

4- Acompanhamento do desempenho da equipe

O que não pode ser medido não pode ser melhorado, e, nesse sentido, uma parte muito importante do gerenciamento de pessoas é feita por meio de avaliações de desempenho. Os softwares permitem que o processo de avaliação de desempenho sejam automatizados e que tragam uma boa experiência para os seus usuários, tornando o processo de gestão de desempenho algo engajador.

Para o bom funcionamento de um sistema de avaliação e acompanhamento de desempenho, é importante identificar a sua relação com os objetivos da empresa e o que precisa ser modificado para que o sistema se adapte a eles. As regras devem ser claras para as definições dos indicadores de desempenho e de suas métricas. Os indicadores devem estar alinhados com os objetivos organizacionais.

As plataformas reúnem as funcionalidades necessárias para auxiliar a gestão a acompanhar o desempenho da sua equipe e, a partir disso, criar planos de ação para melhorar a produtividade e alcance de resultados. Como os colaboradores têm acesso à mesma plataforma, isso facilita a comunicação.

5- Controle de ponto eletrônico

O controle do cartão de ponto é de grande importância para o cumprimento dos horários em uma empresa. Com um sistema de Recursos Humanos, é possível processar os dados e evitar erros na contabilização de horas. Além disso, visando a redução de custos, o monitoramento evita que horas extras sejam realizadas de forma desnecessária, trazendo mais transparência ao dia a dia do colaborador.

Vimos que, no mercado não faltam soluções tecnológicas que otimizam o trabalho de uma organização. O sistema de Recursos Humanos traz diversos benefícios para o seu dia a dia de trabalho. Ele permite que a empresa atue estrategicamente na redução dos custos, que é essencial na manutenção da competitividade no mercado.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas para extrair o máximo de seus colaboradores e reduzir seus custos simultaneamente. Conheça a SER e veja as soluções adaptadas ao seu negócio.

Deixar um comentário