12 principais benefícios da tecnologia para as empresas

2020-09-14T11:40:18-03:0020 julho, 2018|Tecnologia para RH|

O avanço tecnológico trouxe várias melhorias para a nossa vida cotidiana. O mesmo ocorreu com as empresas, que puderam se tornar mais ágeis, enxutas e efetivas. Descubra mais sobre os benefícios da tecnologia para as empresas, neste artigo.

Os benefícios da tecnologia aplicados nas empresas tornaram os negócios mais rápidos, acelerando a tomada de decisões e mudanças organizacionais. Podemos afirmar, com segurança, que qualquer empresa precisa de tecnologia para sobreviver, em maior ou menor grau.

Neste post, vamos explicar sobre 12 benefícios da tecnologia, que trazem para a gestão das organizações, além de mostrar algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a sua empresa. Continue a leitura para conferir!

Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?

Há uma enorme quantidade de vantagens ligadas ao uso de boas tecnologias. Elas permitem que o negócio seja mais moderno, preciso e ágil, além de garantirem que os funcionários tenham melhores carreiras e que os clientes sejam mais bem atendidos. Em outras palavras, gera benefícios para todas as partes interessadas, inclusive stakeholders. Veja, agora, esses benefícios da tecnologia!

1. Redução de custos

A redução de custos é uma preocupação constante das corporações em qualquer setor de atuação. Afinal, o aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem subindo.

A tecnologia ajuda muito na organização das finanças, dando mais visibilidade a todos os gastos da empresa. Com isso, é possível checar em quais áreas é viável cortar excessos e realocar recursos.

Um bom sistema de gestão financeira permite a identificação de gastos excessivos com matéria-prima e a visualização de desperdícios.

A automatização de tarefas é uma consequência da implantação da tecnologia e, também, uma ajuda à economia da empresa.

2. Aumento da produtividade

A melhora da produtividade é um dos desafios para o empresário, que sempre busca formas de aumentar a receita obtida. À medida que a produtividade aumenta, torna-se possível entregar mais com a mesma base de recursos (ou até com menos).

A tecnologia traz grandes ganhos nesse aspecto, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo.

Com isso, a incidência de erros ou a necessidade de retrabalhos são reduzidas, diminuindo o tempo de produção. Os profissionais também são beneficiados, pois podem experimentar mais segurança ao longo do expediente e fazer entregas mais precisas.

3. Otimização e automação de processos

Tarefas repetitivas também afetam o engajamento dos funcionários. Ao exercerem trabalhos mais desafiadores, eles conseguem ajudar a empresa demonstrando outras habilidades.

A automação de processos, além de tornar o trabalho mais rápido e eficiente, libera os funcionários para tarefas mais estratégicas e que exigem raciocínio, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.

4. Aumento do controle de qualidade

As máquinas estão menos sujeitas a erros do que o cérebro humano. Especialmente em atividades de produção em grande escala, o uso da tecnologia é essencial para manter o controle de qualidade dos itens.

Quando tratamos de atendimento ao cliente, um bom software é capaz de organizar e gerenciar as informações, dando um quadro completo do histórico do consumidor e permitindo um atendimento mais personalizado e satisfatório.

Além disso, a tecnologia facilita a análise de grandes volumes de dados, no intuito de identificar gargalos que precisam ser corrigidos. Assim, passo a passo, torna-se possível melhorar e entregar resultados consistentes.

5. Melhoria da gestão de talentos

O uso de um software é capaz de automatizar toda a gestão de pessoas de uma empresa, desde o controle do rendimento dos vendedores (alcance de metas, ticket médio e retorno financeiro) até a administração das competências e habilidades dos funcionários.

Com essa tecnologia, é possível fazer contratações mais voltadas ao objetivo corporativo, acompanhar o desempenho e manter boas práticas de remuneração, otimizando o trabalho do RH e trazendo retorno para a organização.

ebook gestão de telentosPowered by Rock Convert

Isso tem uma série de implicações positivas à gestão de pessoas. Torna-se possível, por exemplo, reter um maior número de talentos, aumentar a lealdade ao empreendimento e reduzir o absenteísmo das equipes. Assim, todos, incluindo talentos, ganham.

6. Otimização da tomada de decisão diária

Ao longo do expediente, gestores tomam uma enorme quantidade de decisões. Algumas dessas decisões são corriqueiras, outras são cruciais para o sucesso do negócio — como quanto produzir de determinado produto e em quanto precificá-lo.

Sempre que se toma uma decisão, assume-se uma margem de erro. O ponto é: se essa margem é pequena demais, é provável que o gestor esteja certo e que sua decisão gere vantagem competitiva.

Felizmente, boas tecnologias fornecem mais informações aos gestores, garantindo que tenham dados suficientes para reduzir a margem de erro e tomar decisões mais precisas. Isso tem um grande impacto na saúde do negócio, bem como na sua longevidade.

7. Melhoria da comunicação interna

Dentro do estabelecimento, a comunicação é uma poderosa aliada. A medida que profissionais e líderes comunicam-se bem, podem trabalhar com alinhamento conjunto e aderência aos objetivos da empresa. Sem isso, é grande o risco de fracasso.

Uma boa tecnologia serve como um poderoso canal de comunicação, que gera fluidez ao que é dito e leva a mensagem do emissor até o receptor. Caso não exista um bom canal de comunicação interna, ainda que seus interlocutores estejam engajados, haverá problemas.

Comunicação internaPowered by Rock Convert

Outro ponto importante é que a tecnologia facilita a comunicação tanto no sentido horizontal (entre colegas que trabalho, que costumam estar no mesmo nível) quanto no vertical (entre líderes/superiores e liderados). Assim, todos são beneficiados.

8. Otimização dos pontos de contato com cliente

Existem muitos pontos de contato entre cliente e uma empresa. Por exemplo, quando ele recebe um e-mail de pós-venda, visita sua rede social ou efetiva alguma compra no caixa. É preciso que cada ponto de contato seja agradável, fluido e preciso.

Sem tecnologia, isso é impossível. A experiência do cliente seria mais travada, cheia de “gargalos” que poderiam afetar seu bem-estar e ânimo. O pós-venda também seria precário, dada a falta de capacidade tecnológica para processar e solucionar problemas existentes.

Por outro lado, o correto uso da tecnologia garante uma experiência melhor. O cliente, então, torna-se mais satisfeito com a empresa, podendo até mesmo agir como um promotor da marca, recomendando-a para amigos, familiares e colegas de trabalho.

9. Crescimento da força de vendas

A atividade de venda é a essência de qualquer negócio privado. Se uma empresa não comercializa seus bens/serviços, não consegue suprir as demandas latentes no mercado. A questão é que nem sempre é fácil vender, algumas vezes é bem difícil.

Nesse caso, a tecnologia apresenta-se como uma grande aliada, oferecendo soluções de ponta a ponta. O gestor pode, por exemplo, contar com softwares que analisam seus dados de vendas para identificar potenciais “gargalos” e sugerir melhorias específicas. Esse é um dos grandes benefícios da tecnologia na área de vendas.

Também é possível contar com a tecnologia para monitorar o desempenho de cada um dos vendedores, avaliando suas métricas diárias. Isso é útil para identificar pontos fracos que podem ser corrigidos, bem como configurar equipes de vendas mais eficazes.

10. Promove mais mobilidade diária

O atual mundo dos negócios está em constante movimento. Muitas lojas já operam em home office, clientes compram pela internet e negociações são fechadas por chat. Isso quer dizer que empresas não podem mais ser “enraizadas”; precisam ser móveis.

Novamente, a tecnologia oferece uma grande variedade de soluções. Muitos softwares utilizam o chamado cloud computing, permitindo que seus dados sejam acessados de qualquer lugar por meio da nuvem — você só precisa de uma boa conexão com a internet para isso.


Sendo assim, um gestor não precisa estar dentro da empresa para analisar dados de performance da sua equipe de vendas. Pode fazer isso de casa e acessar tais informações do seu smartphone pessoal, por meio de um software que opera na nuvem.

11. Subsidia o processo de transformação digital

Nos últimos anos, um termo que ganhou destaque foi a indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. Ele refere-se ao avanço da humanidade para um mundo digital, dotado de mais conectividade, algoritmos sofisticados e máquinas inteligentes.

Essa transformação digital não é uma opção às empresas, é uma obrigação. Caso uma loja deixe de modernizar suas operações, pode entrar em uma rota para o insucesso. Por outro lado, empresas líderes dessa transformação digital são mais prósperas e bem-sucedidas.

Aqui, novamente, a tecnologia ganha protagonismo. Somente com boas ferramentas digitais é possível manter o empreendimento suficientemente moderno, capaz de seguir os contornos da mudança digital, talvez até ditar algumas destas mudanças.

12. Permite a criação de modelos de negócios mais flexíveis

Pense no modelo de negócio como a arquitetura funcional de uma empresa. É a forma como ela capta, cria e entrega valor no mercado. Esse modelo costuma ser desenhado com a ajuda do BMC (business model canvas), ferramenta simples e funcional.

A tecnologia, felizmente, gerou mais flexibilidade na criação de modelos negócios. Hoje, é possível monetizar por meio de inúmeros canais, assim como se relacionar com clientes de diversas formas e entregar os produtos vendidos por variados meios.

Essa flexibilização do modelo de negócio permite a criação de uma empresa mais customizada, pensada para suprir as necessidades e desejos do seu público-alvo. Isso não apenas beneficia a empresa, também gera inúmeras vantagens aos clientes finais.

Quais são os principais exemplos do uso de tecnologia nas empresas?

Algumas soluções tecnológicas já são usadas por diversas organizações, trazendo benefícios consistentes, seja na gestão de pessoas, seja no aumento do faturamento. Conheça alguns benefícios da tecnologia e algumas inovações a seguir.

Big Data

Hoje, coletamos e armazenamos informações por meio digital, o que provocou o acúmulo de um enorme volume de dados. Essas referências podem ser usadas para ajudar a tomada de decisões e para fornecer insights para que as empresas melhorem as suas performances.

Chamamos esse universo de informações de Big Data, que já vem sendo utilizado em diversas frentes, tanto no relacionamento com os clientes quanto na gestão de pessoas e na análise da concorrência.

Blockchain

Geralmente associado a bitcoins, o blockchain é um grande banco de dados que armazena diversas informações. Como principal vantagem, essa tecnologia traz a descentralização das medidas de segurança, criando um registro de dados compartilhado, mas, ao mesmo tempo, extremamente seguro.

O blockchain vem sendo usado para a assinatura de contratos, o compartilhamento de dados de clientes com a manutenção do sigilo e no registro de documentos, como certificados e apólices de seguro.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial consegue otimizar diversos processos, facilitando a realização de tarefas e o aproveitamento do cérebro humano para questões que exigem análise e interpretação mais subjetivas.

Entre as diversas aplicações dessa tecnologia, estão o uso de chatbots, assistente pessoal digital, aplicações em ferramentas de gestão que mensuram o desempenho dos colaboradores, entre outras possibilidades.

Cloud computing

O armazenamento de informações e de softwares na nuvem já é usado largamente, tanto em empresas quanto no nosso cotidiano. Essa solução aumenta a segurança das informações, graças à aplicação da criptografia, permitindo o acesso apenas a pessoas autorizadas.

Também há elevação da mobilidade, afinal, os documentos podem ser vistos de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo (que pode ser um computador, um notebook ou, até mesmo, um smartphone).

O cloud computing trouxe mais agilidade e diminuiu as distâncias, permitindo uma gestão muito mais precisa e, até mesmo, o trabalho em equipe, que é composta por pessoas de diferentes países.

Como se preparar para essa revolução tecnológica?

O aparecimento e o uso de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras só tendem a crescer, afinal, o ser humano sempre buscará maneiras de melhorar o trabalho e aumentar a produtividade.

Para isso, é importante que a empresa e, principalmente, os funcionários, estejam preparados para absorver essas mudanças e alcançar uma adaptação rápida. Porém, é importante que essa ambientação seja feita de maneira orientada e cautelosa.

Um dos pilares é a implantação de uma cultura organizacional que favoreça a inovação e estimule não só a adesão a ferramentas diferentes, mas também o surgimento de novas ideias e soluções.

Outra medida importante é a compreensão das reais necessidades dos setores e dos profissionais. Os gestores podem contratar a melhor ferramenta disponível, mas precisam, antes, entender se realmente ela será capaz de solucionar um problema pontual e que afeta a produtividade. Caso contrário, essa contratação será apenas desperdício de recursos.

Como a SER HCM ajuda com a sua tecnologia nas empresas?

A SER HCM oferece uma solução tecnológica com diversos recursos capazes de ajudar, de maneira efetiva, as organizações em seus processos internos de Recursos Humanos. Conheça essas ferramentas!

Desempenho e desenvolvimento

A gestão de metas e o acompanhamento da performance individual são importantes para que os gestores entendam as principais dificuldades, os funcionários que estão prontos para serem promovidos e o que pode ser feito para obter melhores resultados.

A solução tecnológica centraliza essas informações e facilita o acesso a elas, integrando toda a gestão de pessoas. Além disso, permite o alinhamento das metas e a estruturação de uma estratégia coerente, fazendo com que todos trabalhem com o mesmo objetivo.

Planejamento estratégico de pessoas

A gestão estratégica dos funcionários é um dos pontos mais importantes para o aproveitamento do capital humano e do desenvolvimento da empresa. Para praticá-la, é preciso lidar com um alto volume de informações.

A melhor maneira de organizar e centralizar esses dados é com a ajuda de um software especializado, que auxilia na aplicação de avaliações de desempenho e programas de treinamento. Isso é possível por meio de uma implementação de critérios no desenvolvimento de carreiras, aumentando a transparência dos processos ligados à gestão.

Políticas de remuneração

As políticas de remuneração sempre são um assunto delicado para as empresas. Embora o salário não seja o principal fator de engajamento, ele deve ser pago dentro da média praticada pelo mercado.

Além disso, é importante que exista uma relação entre essas políticas e um plano de carreiras claro e bem estruturado. Assim, o funcionário sabe o que deve ser feito para alcançar cargos superiores e com uma remuneração mais interessante.

ebook remuneraçãoPowered by Rock Convert

A adoção do software da HCM ajudará o RH da sua empresa na implantação de uma estratégia de remuneração organizada, baseada nos cargos e no desempenho dos colaboradores, reduzindo o risco de incoerências entre os patamares hierárquicos.

Educação corporativa

Passo importante para o aumento de qualidade, seja nos produtos, seja nos serviços oferecidos, a educação corporativa ajuda a alinhar os profissionais e dá condições para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização do trabalho dentro das expectativas da empresa.

O software da HCM permite o gerenciamento de toda a gestão de treinamentos, além da possibilidade de correlacionar cargos e níveis, atendendo aos requisitos de auditoria.

Dossiê profissional

O dossiê profissional é uma importante ferramenta para acompanhar o desenvolvimento de cada funcionário. Com ele, é possível ter informações atualizadas de todo o histórico do colaborador, que podem ser usadas como critério para promoções.

Esse dossiê é atualizado pelo próprio empregado, que mantém um currículo à disposição constante do RH da organização em que já trabalha.

Pesquisa de clima

Importante para o bom funcionamento da empresa, o clima organizacional influencia o nível de satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade e os índices de turnover.

Uma solução tecnológica eficiente favorece a aplicação da pesquisa em menos tempo, prezando pelo sigilo absoluto das informações. Essa privacidade é extremamente necessária para evitar que as respostas da pesquisa sejam alteradas por medo de represálias.

Essas respostas permitem análises qualitativas e quantitativas, que favorecem a criação de um plano bem estruturado capaz de corrigir os problemas identificados no ambiente da empresa.

Vale lembrar que, por mais bem estruturada que a empresa seja e por mais que conte com as melhores ferramentas, se não houver um cuidado genuíno com o bem-estar dos colaboradores, todo o esforço em estimular a adesão às ferramentas será em vão.

Os benefícios da tecnologia nas empresas são muitos e implantá-la é essencial para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Conhecendo os benefícios da tecnologia e, principalmente, como a SER HCM pode ajudar, fica mais fácil propor essas implantações para a diretoria.

E então, gostou do nosso artigo? Está pronto para utilizar os benefícios da tecnologia? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso outro post e saiba como um software de RH otimiza o processo de recrutamento e seleção!