Veja como um software de RH otimiza os processos

2021-03-26T14:54:25-03:0018 junho, 2020|Tecnologia para RH|

Para ter um setor de Recursos Humanos estratégico é preciso começar por meio de processos essenciais, como o de recrutamento e seleção, pois é ele quem determinará o sucesso do negócio. O profissional de RH precisa propor ideias e atuar junto aos líderes demonstrando o quanto o planejamento é fundamental para oferecer um bom retorno. Para otimizar esse processo, o software de RH será muito essencial.

O processo de recrutamento e seleção seleciona os melhores candidatos para ocupar os cargos dentro de uma organização. Assim, é possível selecionar os profissionais que estejam mais alinhados a cultura e a estratégia da empresa, aumentando a produtividade da equipe.

As novas tecnologias da informação se tornaram grandes aliadas para a área de Recursos Humanos. Então, ter um software de RH, especializado em recrutamento e seleção, proporciona agilidade e diversas vantagens para o negócio da empresa.

Continue a leitura e veja como um software de RH pode otimizar e superar os desafios do processo de recrutamento e seleção e melhorar o trabalho na sua organização!

Desafios do RH

Um processo de recrutamento e seleção bem feito requer um bom planejamento da área de Recursos Humanos. Esses são responsáveis por recrutar e selecionar grandes talentos para ocupar as vagas disponíveis em uma organização. No entanto, mesmo com todo avanço da tecnologia e meios de comunicação, ainda há empresas e candidatos que utilizam do tradicional currículo impresso.

Sendo assim, é acarretado pilhas e pilhas de papéis ocupando espaços que poderiam ser destinados para guardar outros documentos. Além disso, perde muito tempo organizando e arquivando currículos. Tempo que poderia ser utilizando em atividades mais estratégicas.

Além disso, um outro desfio enfrentado no processo seletivo é definir o perfil ideal para a vaga, ou seja, entender junto com o gestor todas as qualificações e competências necessárias que o candidato precisa ter para ocupar determinada vaga na organização é crucial para o sucesso da contratação.

Ainda há muita resistência por parte das empresas em encontrar os recursos ideais e justificar o custo com a contratação de ferramentas que podem fazer a diferença nos resultados. Por isso, é preciso pesquisar, levantar as demandas e reais soluções que um software pode trazer para o processo de recrutamento e seleção.

Confira agora como um software pode otimizar e superar os desafios do processo de recrutamento e seleção da sua empresa.

Por que contratar um software de RH?

Um software de RH é muito recomendado para agilizar as atividades e reduzir os custos com segurança. Veja as seguir algumas vantagens atreladas ao uso da tecnologia.

1- Segurança da informação

Em primeiro lugar, é importante considerar que com o uso de um software adequado os dados são mantidos de forma segura, preservando a integridade dos candidatos participantes e diminuindo o risco de perda das informações referente aos processos de recrutamento e seleção. Desta forma, as plataformas tecnológicas preparam para memorizar todas as informações necessárias em um servidor ou em um computador autorizado pela organização, sendo acessado somente por meio de senhas.


A segurança garantida pela ferramenta também é importante para se cumprir a lei. Depois da sanção da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), é muito importante verificar se a empresa está adotando alguma medida protetiva. Além disso, nenhum candidato quer ter seus dados vazados e nenhuma empresa quer ser punida por não proteger os dados dos candidatos.

2- Banco de talentos

Ter um banco de talentos agiliza muito o processo seletivo. O sistema permite guardar todas as informações sobre os candidatos (escolaridade, idade, experiências, função) e consultar palavras-chaves. Ter um histórico automatizado evita que comenta-se erros, como por exemplo, apresentar uma mesma pessoa mais de um vez a um mesmo gestor ou empresa. Além de que arquivar todos os dados de entrevistas já realizadas auxilia para futuras oportunidades.

3- Padronização dos processos

Para manter a qualidade dos processos de recrutamento e seleção é necessária uma padronização das atividades. Um sistema, além de reunir todas as informações em um só local, permite dividir as etapas do processo, podendo os gestores agendá-las, organizá-las e aprová-las. Então com essa padronização é possível aproveitar o tempo em tarefas mais estratégicas.

4- Indicadores

Uma das grandes vantagens de se ter um software é a obtenção de indicadores de desempenho, ou seja, por meio desses indicadores, os gestores de Recursos Humanos conseguem mensurar o percentual de vagas em aberto, acompanhar o andamento dos processos, vagas finalizadas, vagas canceladas, entre outras.

Além disso, também é possível mensurar qual é o canal de divulgação que traz o maior retorno de candidatos para a organização. A partir desses relatórios é possível tomar decisões mais assertivas sobre o processo seletivo de empresa, o que garante a contratação de profissionais que agregarão qualidade ao trabalho.

5- Aumento da produtividade

Com a automatização dos processos de gestão de pessoas, a empresa acaba ganhando mais produtividade na seleção e recrutamento. As soluções tecnológicas simplificam as atividades do setor, consequentemente, deixando os responsáveis com mais tempo para avaliarem melhor os candidatos.

A maioria dos softwares permitem o alerta de prazos, como de data de avaliação, dia de entrevista ou feedback dos candidatos e notificações das etapas dos processos. Em suma, isso tudo é muito bom para aumentar o rendimento e a produtividade da equipe que trabalha no RH.

6- Redução de custos

Por fim, o sistema de gestão de pessoas também é vantajoso, pois reduz os gastos com os processos seletivos. Com as plataformas online, é possível criar testes online para os candidatos e realizar entrevistas por videoconferência. Desta forma, permite que as diversas etapas ocorram com maior rapidez e que os erros sejam menores, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.

Como escolher um software de recrutamento?

Na hora de escolher um software de gestão é preciso muita cautela e atenção. Consultar e solicitar uma demonstração do sistema é muito importante para verificar a usabilidade e funcionalidades. Dessa forma, a empresa atesta se o sistema atende as suas demandas evita frustrações durante o uso.

Além disso, outra informação que se deve ter é a respeito do fornecedor e do processo de implantação, treinamento e suporte aos usuários, portanto, visando garantir o melhor resultado. Conheça a SER! Uma empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência em Gestão Estratégica de Pessoas. Pela sua especialização, ela consegue oferecer soluções estratégicas para o seu negócio.

Um comentário

  1. […] E então, gostou do nosso artigo? Está pronto para utilizar a tecnologia em seu benefício? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso outro post e saiba como um software de RH otimiza o processo de recrutamento e seleção! […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo