Afinal, quais são as vantagens dos softwares de RH?

2019-09-09T09:38:29-03:0021 June, 2018|Tecnologia para RH|

O seu RH precisa de mais agilidade para ser de fato eficiente. Por isso, invista naquilo que vai melhorar os processos do setor de forma permanente, como os softwares de RH.

Softwares de RH são ferramentas centrais no processo de modernização do setor, mas, como qualquer tipo de ferramenta organizacional, há aquelas que são de fato compatíveis com as necessidades da empresa e outras que não se enquadram em sua rotina. Por isso, é preciso estar atento na hora de escolher um software.

Neste post, vamos trazer as vantagens de implementar esse tipo de ferramenta, indicando as melhorias que elas podem trazer para o seu negócio. No entanto, não podemos deixar de falar também que não é qualquer tipo de software que vai fornecer esses resultados.

Você vai ver o que deve ser levado em consideração na hora de investir nessa mudança para usufruir dos seus benefícios. Conheça agora algumas vantagens!

Dados e Produtividade entenda essa relação
tão importante para a empresa

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Integração de dados

O RH trabalha com muitos dados e isso acaba afetando a rotina do setor, seja por atrapalhar a execução de tarefas, seja por tornar os processos mais lentos.

Lembrando que um mesmo departamento possui diversas subdivisões e áreas de atuação, como recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho da equipe, cálculo de folha de pagamento, dentre outras. É preciso ter tudo isso integrado para otimizar o tempo.

Assim, acessando uma mesma plataforma, o profissional pode realizar todas essas tarefas. Isso gera também o que chamamos de inteligência de negócios, ou Business Intelligencepois relaciona os dados, gerando insights sobre os processos da empresa.

Simplificação de processos

Por falar em processos, a tecnologia tem de fato esse poder de simplificar até mesmo a tarefa mais complexa, reduzindo tempo e recursos envolvidos para a solução de um problema.

Um software focado nos processos de RH aumenta a produtividade da equipe de trabalho, realizando tarefas que superam a capacidade humana.

Pense em um processo seletivo, por exemplo: já imaginou eliminar quase todo o papel envolvido nas suas etapas e fazer tudo em um mesmo sistema? Divulgação da vaga, triagem, contatos, análise de perfil, tudo em mãos e no mesmo lugar. Facilitaria o processo, não é mesmo?

Customização

Agora, chegamos a um tipo de vantagem importante que somente uma plataforma feita especialmente para as necessidades do RH pode oferecer: a customização.

Customizar uma plataforma é poder alterá-la para atender a demandas bem específicas da empresa, integrando-a à cultura organizacional de forma que não impacte a maneira de as equipes trabalharem, tirando a identidade da empresa.

Dados e Produtividade entenda essa relação
tão importante para a empresa

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Adaptação à cultura da empresa

A adaptabilidade de um software à cultura da empresa é, por si só, uma vantagem. Talvez possamos dizer até que, sem ela, nenhuma transformação ocorre de fato, pois a cultura atua em todas as dimensões de um negócio, explícita e implicitamente, inclusive na motivação profissional.

Portanto, softwares de RH não podem ser um instrumento de enquadre, por meio do qual a empresa vai criar um padrão que não satisfaça a sua equipe. A tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas, e não o contrário.

Se você tem interesse em visualizar essas vantagens e perceber na prática como softwares de RH personalizados podem transformar um negócio para melhor, entre em contato com a SER e conheça as vantagens da nossa plataforma!

Compartilhar este Artigo

Go to Top