Quais são os benefícios do banco de dados para a cultura organizacional?

2020-06-15T10:07:31-03:0015 junho, 2020|Talent Management|

Entenda o que é um banco de dados e como ele pode ajudar a gestão de pessoas da sua empresa e os seus benefícios para a cultura organizacional!

Desde o surgimento da internet e sua popularização, uma série de dados são gerados constantemente. As pessoas têm perfis em diversas redes sociais, fazem compras online, realizam buscas em sites, entre outras atividades. Tudo isso gera um registro que pode ser utilizado pelas empresas em várias áreas, como marketing e vendas.

O uso de dados no RH começou um pouco mais tarde e é uma tendência que vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas. Isso porque possibilita criar um banco de dados, ou seja, um registro organizado de informações, tanto sobre os colaboradores e o negócio quanto sobre os profissionais disponíveis no mercado.

Quer saber quais são os benefícios do banco de dados para a cultura organizacional da sua empresa? Então, continue a leitura e descubra!

Facilita o entendimento da cultura organizacional

A sua empresa, querendo ou não, já tem uma cultura própria. Ou seja, os seus colaboradores adotam padrões comportamentais específicos no ambiente de trabalho, além de compartilharem crenças e valores entre si e com a organização.

Porém, sem o entendimento de que cultura é essa e do modo como se relaciona com os seus objetivos estratégicos, ela acaba perdendo o seu propósito de unir e alinhar o time em torno de metas compartilhadas. Essa situação também dificulta a gestão dos valores e dos comportamentos dos membros da equipe.

É aí que o banco de dados entra como um grande aliado. Com ele, você é capaz de entender a cultura presente na sua empresa na atualidade e, a partir disso, identificar quais mudanças devem ser adotadas para que alcance os seus objetivos.

Afinal, o banco de dados reúne uma série de informações relacionadas à sua empresa e aos colaboradores, servindo como fonte de conhecimento sobre os comportamentos, os valores e as crenças dos membros do time.

Organiza informações e indicadores de cultura

Além de identificar a cultura organizacional da sua empresa, é necessário realizar uma boa gestão desse elemento, não é mesmo? Para isso, você precisa de informações sobre o ambiente organizacional, o clima, as crenças e os valores compartilhados.

O objetivo desse levantamento é acompanhar as mudanças e identificar se o seu negócio tem uma cultura forte. O banco de dados também é um grande aliado nesse aspecto por reunir informações históricas da sua empresa e permitir a comparação ao longo do tempo, o que é essencial para uma boa gestão.

ebook cultura organizacionalPowered by Rock Convert

Dessa forma, você consegue mapear as mudanças no clima organizacional ou nos valores dos colaboradores a partir das novas ações implementadas. Também é capaz de calcular indicadores, comparando-os com as metas estabelecidas para identificar se está no caminho que deseja.

Gera embasamento para a tomada de decisão

A tomada de decisão, principalmente a nível estratégico, é uma das tarefas mais difíceis para um gestor. Quando se fala em algo tão complexo quanto a cultura da empresa, isso pode ficar ainda mais complicado.

Nesse sentido, contar com um banco de dados é muito importante. Afinal, ele contém uma série de informações que podem ser utilizadas como embasamento para que o gestor entenda qual é o melhor caminho em determinado momento.

Melhora o entendimento do perfil do seu time

Quem coloca a cultura organizacional em prática são os colaboradores, não é mesmo? Por conta disso, é essencial que eles estejam alinhados à cultura da sua empresa no que se refere aos valores e crenças pessoais de cada um.

Dessa forma, para uma gestão de cultura organizacional eficiente, é essencial que você tenha entendimento claro sobre o perfil do seu time. O banco de dados auxilia nesse aspecto, uma vez que reúne uma série de informações sobre os membros da sua equipe. Quando analisados, esses dados permitem que você trace um perfil específico para cada talento da empresa.

Aumenta a eficiência do processo seletivo

Além de contar com colaboradores alinhados aos objetivos e à cultura da sua empresa, também é importante levar isso em consideração na hora de contratar. Afinal, o novo talento precisa ser capaz de se alinhar à cultura organizacional e trabalhar em conjunto com quem já faz parte do negócio.

É aí que o banco de dados chega, novamente, como um grande aliado. Isso porque, por meio de ferramentas específicas, é possível analisar detalhes relacionados aos talentos disponíveis no mercado e, inclusive, sobre os candidatos em um processo seletivo.

Dessa forma, o banco de dados é capaz de aumentar a eficiência do processo seletivo como um todo, inclusive no que se refere ao fit cultural do candidato com a organização.

Permite a criação de uma cultura forte e estruturada

Quando se fala em gestão de cultura organizacional o objetivo é, quase sempre, a criação de uma cultura estruturada, coerente e forte, de forma que os colaboradores estejam alinhados aos objetivos, valores e crenças do negócio. Assim, buscar meios e estratégias que colaborem com esse objetivo é essencial.

O banco de dados auxilia muito por ajudar no mapeamento da cultura e do perfil dos colaboradores, na organização de informações e de indicadores. Também é uma ótima ferramenta para embasar a tomada de decisão.

Inclusive, pode ser muito eficiente na hora de escolher as melhores estratégias para a gestão da cultura e identificar os resultados de cada uma delas. É por meio da análise desses dados que você consegue entender se está no caminho certo e se precisa revisar algum processo.

A análise de dados é uma grande tendência, tanto nos processos de RH quanto em outras áreas da sua empresa. Ter um banco completo e estruturado, portanto, é uma das melhores estratégias para utilizar os dados no setor.

Isso pode ajudar a sua empresa em diversos aspectos, o que envolve o fortalecimento da sua cultura organizacional. A consequência é a formação de uma equipe mais alinhada aos objetivos, valores e crenças do negócio, que trabalha para garantir os melhores resultados para a sua empresa!

Gostou do artigo? Então, siga a SER nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades e atualizações. Estamos no Facebook, no Linkedin e no YouTube.

Deixar Um Comentário