Qual a importância da acessibilidade nos treinamentos corporativos

2020-07-20T13:50:43-03:0020 julho, 2020|Talent Management|

Descubra a importância e os benefícios da acessibilidade nos treinamentos da sua empresa e como colocar esse conceito em prática!

Construir um ambiente agradável, que permita o trabalho e a inclusão de todos os colaboradores, é essencial para o seu negócio. Porém, quando se fala em treinamentos corporativos, a acessibilidade é um conceito pouco citado, apesar de ser muito importante.

O termo representa a criação de um espaço físico acessível a todos os indivíduos, o que inclui pessoas com deficiência (PCD). Esse conceito pode ir além, no sentido de conceber um ambiente no qual todos são incluídos, independentemente das suas características físicas.

Quer saber a importância e como incluir a acessibilidade nos treinamentos corporativos? Continue a leitura e descubra!

A acessibilidade nos programas de treinamento corporativo

O treinamento corporativo tem como objetivo a capacitação do seu time de colaboradores. Dessa forma, é essencial que você permita que todos, sem exceções, tenham acesso a esses conteúdos. No entanto, já parou para pensar se uma pessoa com deficiência é capaz de realizar as suas capacitações?

Para refletir sobre isso, é importante entender que PCD vai além da deficiência física. Também são incluídas as pessoas com deficiência visual, auditiva e mental, por exemplo. Dessa forma, ao pensar em acessibilidade nos programas de treinamento, procure considerar todas essas questões.

Isso é importante, uma vez que você dará as mesmas oportunidades de desenvolvimento a todos os seus colaboradores. O investimento em acessibilidade também mostra para a sua equipe que você valoriza cada integrante, aumentando a satisfação do time com a empresa e o engajamento dos profissionais com as suas atividades.

Também é importante ressaltar que a acessibilidade na empresa e nos treinamentos corporativos cumpre um papel social e ético. Afinal, abre portas para que você inclua trabalhadores com deficiência no seu negócio, permitindo que eles coloquem os seus talentos em prática. Além disso, mostra para a sociedade que a sua empresa tem valores sólidos e coerentes com as necessidades sociais.

A acessibilidade associada à inclusão na empresa

Vale ressaltar que não adianta promover a acessibilidade nos treinamentos corporativos sem pensar na sua empresa como um todo. Isso significa que essa estratégia deve estar intimamente associada a um programa completo de inclusão na empresa.

Você precisa tornar o seu ambiente organizacional inclusivo de forma ampla. Também é necessário conscientizar a equipe e investir em ações de inclusão dos colaboradores na empresa, de modo a mostrar que eles fazem parte do time, assim como qualquer outro profissional.

Por fim, é essencial que você converse com quem faz parte do grupo PCD, de forma a coletar feedbacks sobre as melhorias a serem implementadas e os gargalos do programa de inclusão. Você deve entender quais são as necessidades desses colaboradores e como viabilizar as atividades deles na organização. Também precisa definir as melhores estratégias indicadas por eles para que a interação social seja favorecida.

ebook gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Os benefícios do investimento em acessibilidade

Existem diversos benefícios em investir na acessibilidade dos treinamentos corporativos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Descubra agora quais são eles:

  • garante a capacitação de toda a equipe de profissionais que fazem parte da empresa;
  • favorece a interação entre os colaboradores;
  • mostra que a empresa pensa nos seus talentos e valoriza cada um deles;
  • melhora os índices de satisfação e a motivação do time;
  • melhora a imagem da empresa perante a sociedade;
  • abre portas para a melhoria dos índices de produtividade da equipe.

As formas de implementar a acessibilidade nos treinamentos corporativos

Agora que você já sabe a importância da acessibilidade nos treinamentos corporativos, os benefícios desse processo e a necessidade de uma política de inclusão na empresa, é hora de descobrir como colocar isso em prática. Continue a leitura e veja dicas de ouro.

Escolha um local adequado

Em primeiro lugar, escolha um local adequado para a realização do treinamento. Isso significa que ele deve ser acessível a todos os colaboradores, sem exceção, permitindo que se movimentem pelo local com facilidade e sem impedimentos.

Tenha em mente que o ideal é buscar um local equipado com rampas, elevadores e pisos adequados para deficientes visuais, que permita a entrada de cães guia quando necessário, entre outros elementos.

Utilize legendas ou tradutores de libras

Nos treinamentos online, é essencial que você utilize legendas para viabilizar a capacitação aos profissionais com deficiência auditiva. Além disso, quando realizar treinamentos presenciais, considere a utilização de tradutores para possibilitar que todos tenham acesso aos conteúdos.

Não separe os colaboradores

É extremamente importante que você não separe os profissionais que compõem o grupo PCD dos outros colaboradores. Isso significa que todos devem ter acesso aos mesmos treinamentos, no mesmo local e horário.

Esse cuidado é central quando se fala em acessibilidade e, principalmente, em inclusão social. Afinal, os treinamentos também são um momento para a troca e interação entre os colaboradores, sendo importante que todos estejam presentes.

Garanta o áudio de qualidade

Pessoas com deficiência visual dependem de um áudio de qualidade para ter acesso aos conteúdos do treinamento. Dessa forma, é importante que você garanta que todas as palestras e treinamentos serão ministrados em um local com boa acústica, sem interferências de barulhos externos, que possibilite um som claro para todos os colaboradores.

Escolha atividades adequadas

Ao planejar um treinamento corporativo, é importante que você tenha cuidado na hora de escolher as atividades e metodologias de ensino. Sempre priorize exercícios que todos os colaboradores possam realizar, sem exceção. Dessa forma, os profissionais com alguma deficiência terão acesso à mesma capacitação dos demais, garantindo a acessibilidade do processo.

Com este artigo, você entendeu a importância da acessibilidade nos treinamentos corporativos e pôde perceber que essa estratégia traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Também descobriu que a acessibilidade precisa estar intimamente ligada à inclusão social para ter sucesso. Portanto, comece agora mesmo a colocar as nossas dicas em prática e a capacitar a sua equipe com excelência!

Se gostou do artigo, aproveite para ler o nosso próximo texto que aborda a importância do investimento em treinamentos corporativos!

Deixar um comentário