Como as ferramentas de gestão de pessoas otimizam os processos?

2020-04-01T09:30:34-03:0024 January, 2018|Talent Management, Tecnologia para RH|

Para se ter ideia, 68% dos clientes que deixam um negócio fazem isso por conta do mal atendimento, número que revela a importância de se investir em ferramentas de gestão de pessoas e, assim, melhorar o atendimento e os resultados da empresa.

A correta gestão do capital humano é uma atividade cada vez mais importante para o sucesso de todo o empreendimento, especialmente nos dias atuais — com um mercado muito mais competitivo, clientes mais exigentes e a maior recessão financeira dos últimos anos.

Continue lendo nosso conteúdo e veja o que separamos especialmente para você. Hoje vamos falar dos processos mais importantes do setor de RH e de como otimizá-los com as ferramentas adequadas.

Os principais processos que devem ser observados

Hoje não é mais possível falar apenas no antigo Departamento Pessoal (DP) e esperar que isso agregue algum diferencial ao seu negócio. Atualmente, a gestão de pessoas ganhou uma forma estratégica e está incumbida de novos processos. Vejamos alguns dos principais:

  • Atração e retenção de talentos:
  • Integração de novos funcionários;
  • Treinamento dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de equipes de alta performance;
  • Avaliação de desempenho;
  • Definição de metas e objetivos organizacionais;
  • Definição de KPIs (Key Performance Indicator)
  • Avaliação do clima organizacional;
  • Plano de cargos e salários;

Esses são apenas alguns dos processos a serem desenvolvidos pelo departamento de RH em parceria com toda a liderança do empreendimento, muito mais complexos e que demandam mais comprometimento dos gestores da empresa.

Todos os itens mencionados são importantes para o desenvolvimento dos colaboradores e equipes de trabalho, agregando pessoas competentes, desenvolvendo novos conhecimentos e habilidades, aumentando seu engajamento e melhorando o relacionamento interno de cada funcionário.

Principais ferramentas de gestão de pessoas

Levando em consideração cada atividade mencionada e sua importância para o sucesso de toda a empresa, é indispensável conhecer as melhores ferramentas de gestão de pessoas que podem otimizar os resultados.

Plataformas de R&S

As plataformas especializadas no recrutamento e seleção tem facilitado a vida dos profissionais de RH, contribuindo para um melhor relacionamento entre candidatos e empresa. Essas plataformas têm uma infinidade de perfis profissionais cadastrados, o que diminui o tempo de recrutamento, minimiza os gastos com o processo e aumenta as chances de encontrar o colaborador adequado para o cargo.

Guia de Avaliação de Desempenho

Programas de remuneração

Hoje, mais do que nunca, é indispensável oferecer uma remuneração competitiva com as demais oferecidas pelo mercado de trabalho. Assim, é importante escolher as ferramentas adequadas que possam te ajudar nesse processo.

Uma remuneração competitiva, além de contribuir para a atração e retenção dos melhores profissionais do mercado, também motiva seus funcionários na busca pelas metas. Assim, vale muito a pena investir nesse tipo de ferramenta.

Softwares de gestão de desempenho

Alguns programas auxiliam no desenvolvimento de metas e indicadores de desempenho, trazendo mais conforto e praticidade aos profissionais de RH. Esses softwares contribuem também para o desenvolvimento de equipes mais engajadas e alinhadas à cultura organizacional, imprimindo em cada colaborador a declaração de missão, visão e valores da empresa.

Plataformas de treinamento online

As plataformas de treinamento online são cada vez mais usadas para desenvolvimento das competências da equipe. Essas plataformas são dinâmicas e contribuem para reduzir as despesas com trinamento in company, além de oferecerem mais flexibilidade de horário dos cursos aos colaboradores da empresa.

Com essas ferramentas de gestão de pessoas, é possível extrair resultados ainda melhores do seu departamento de RH, mitigando as fraquezas e potencializando os pontos positivos, como retorno sobre investimentos, baixo índice de turnover e clima organizacional.

Agora que já conhece algumas ferramentas de gestão de pessoas para otimizar seus processos, que tal continuar aprendendo? Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes diretamente em seu e-mail!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top