Por que sua empresa precisa de uma ferramenta de RH?

2021-02-19T15:58:04-03:0017 February, 2021|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Ferramenta de RH é uma estratégia de otimização dos processos em gestão de pessoas. Acompanhe com a gente sua importância e como implantá-las.

O setor de recursos humanos tem um impacto significativo no crescimento e sobrevivência das organizações. Afinal, é através das ações desenvolvidas nesse setor que o capital intelectual da empresa será mais bem aproveitado ou não.

Aliás, rotinas bem estruturadas, que permitam uma atuação eficiente do setor de recursos humanos, são essenciais para garantir que sua atuação seja estratégica.

Certamente, esse setor possui uma infinidade de tarefas e a responsabilidade de participar ativamente do sucesso do negócio. Como principal desafio, cabe a esse setor conseguir equilibrar as tarefas de rotina e a intervenção tática para garantir resultado satisfatório.

É a constante busca pela excelência, envolvendo os colaboradores da missão, visão e valores da organização, com o objetivo de apresentar resultado de negócio.

No entanto, como diz o ditado popular: “Uma andorinha só não faz verão”. E por maior que seja esse setor e por mais que detenha os melhores talentos, não é possível acompanhar todos os resultados, sem contar com a ajuda de ferramentas de RH adequadas.

E o que são ferramentas de RH?

Acima de tudo, o capital intelectual de uma empresa é o principal fator que garante seu crescimento. Isto é, são as pessoas, recebendo a atenção devida, que farão o negócio acontecer.

Dentro dessa perspectiva, o setor de recursos humanos ao longo dos anos, deixou de ser meramente operacional, para ocupar um lugar estratégico dentro da gestão empresarial.

Suas atividades, antes realizadas de forma rígida e operacional, precisou ganhar aliados que garantissem a desburocratização dos processos e otimização dos resultados.

E é aqui que entram as ferramentas de RH.

As ferramentas de RH são a intervenção da tecnologia num setor de extrema importância para a vida organizacional. São essas ferramentas que possibilitarão o acesso e tratamento de diversos dados primordiais para a Gestão de Pessoas.

Nesse sentido, a empresa que não utiliza ferramentas de RH, pode se tornar ultrapassada e perder força competitiva no mercado.  Afinal, não basta se apoiar somente no conhecimento técnico do setor de recursos humanos. É preciso incluir ferramentas de gestão, capazes de apoiar a gestão de pessoas e transformar o RH em um setor estratégico.

Em suma, o uso dessas ferramentas de RH é essencial para que a organização possa promover o desenvolvimento do seu capital humano e acompanhar, de maneira clara, as consequências dessa prática.

E quais as vantagens de implantar essas ferramentas?

Se adaptar à transformação digital se torna uma importante estratégia de competitividade de sua empresa no mercado garantindo sua longevidade.

No entanto, não é possível esgotar todos os aspectos que são importantes para uma determinada empresa a partir de um olhar unilateral, utilizando informações técnicas e sem o apoio de alguma ferramenta.

O setor de recursos humanos precisa olhar para estratégia da empresa e definir quais são os comportamentos que darão foco de desenvolvimento para toda a equipe e que definirá a marca da liderança no mercado.

E a partir daí escolher a melhor ferramenta que auxiliará no alcance das metas.

Mas para que você entenda de maneira mais clara o impacto dessas ferramentas de RH na gestão de pessoas, separamos para você três das suas vantagens:

1 – Otimização do tempo

Planilhas em Excel e documentos intermináveis a serem analisados. Essa era a rotina dos setores de Recursos Humanos antes das ferramentas de RH. Como resultado, buscar informações, quando solicitadas, era demorado e trabalhoso.

A utilização de tecnologia em forma de ferramentas de RH, torna o armazenamento de informações mais seguro, confiável, menos sujeito a falha humana. Além disso facilita os processos, aperfeiçoa as operações, diminuindo o prazo nas trocas de informações e aumentando a segurança e confiabilidade dos dados.


2 – Aumento da produtividade

Perdendo menos tempo com atividades meramente operacionais, sua equipe também ganhará em produtividade.

Visto que ferramentas de RH conferem agilidade nos processos burocráticos, garantindo que seus gestores de Recursos Humanos possam investir tempo em buscar de soluções estratégicas. Com foco no desenvolvimento da equipe e alcance das metas da sua empresa, por exemplo.

3 – Personalização dos processos

Ferramentas de RH permitem que os processos sejam adaptados à cultura organizacional. Tudo isso a partir de consultorias de identificação de forças e necessidades. É possível ainda atualizar essas ferramentas garantindo que elas acompanhem o desenvolvimento da empresa.

Sobretudo, essa personalização permite que sua empresa esteja pronta a aproveitar novas oportunidade de desenvolvimento. Além do fato que a utilização dessas ferramentas de forma objetiva, garante a produção de resultados exponenciais, respeitando, contudo, a cultura organizacional.

Mas como definir a ferramenta ideal para sua empresa?

Para garantir resultados exponenciais e desenvolvimento de equipes de alta performance, o setor de recursos humanos precisa entender profundamente do negócio.

Além disso é preciso que esse setor detenha conhecimento do que se espera da gestão de pessoas dentro da sua empresa, para conseguir sucesso.

A escolha de uma ferramenta de RH que atenda às carências da organização, passa pelo diagnóstico dessas carências.

Dessa forma customiza-se a ferramenta as necessidades identificadas. Isso garante sua eficiência e o engajamento dos colaboradores para seu uso.

SER HCM

A SER HCM é uma ferramenta de RH desenvolvida através do alinhamento entre tecnologia e capital intelectual.

De forma abrangente, ela é capaz de substituir e aprimorar uma série de rotinas em Gestão de Pessoas. Dessa forma liberando seus colaboradores para avançar em estratégias de negócio e se desenvolverem junto com a organização.

Só para exemplificar, é possível gerir processos desde recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, desenvolvimento e acompanhamento de metas até desenvolvimento e valorização de equipe.

Com efeito, dentre as suas vantagens está o fato dela ser uma ferramenta customizada. Isto é, desenvolvida a partir do diagnóstico organizacional e do levantamento de carências e pontos fortes. Como resultado, sua empresa tem a garantia de que os processos desenhados e implantados respeitam a cultura organizacional e a forma de pensar de sua equipe.

Em suma, é o jeito de sua equipe trabalhar sem, no entanto, precisar dispender tempo e energia em atividades burocráticas.

Outro benefício é o acompanhamento de todo o processo de implantação e adaptação à ferramenta, que garante à sua equipe o melhor suporte. Assim, caso seja necessário é possível redesenhar processos ou adaptá-los as mudanças organizacionais.

Concluindo

Com certeza os benefícios de utilizar uma ferramenta de RH com esse nível de abrangência é um fator de destaque para sua empresa. Permitindo que sua equipe tenha o apoio necessário para buscar soluções estratégicas aos desafios do trabalho na atualidade.

Afinal, o setor de Gestão de Pessoas precisa ter domínio sobre as ferramentas que utiliza de forma a apoiar seus colaboradores na busca pela melhor performance.

Cabe ressaltar que deixar de utilizar uma ferramenta de RH retardará o processo de desenvolvimento de sua empresa, elevando o risco de comprometer sua sobrevivência no mercado.

Quer colocar seu setor de Recursos Humanos na vanguarda do mercado e contratar o SER HCM? Entre em contato com nossa equipe e conheça uma ferramenta capaz de revolucionar a forma como sua empresa gere pessoas.

E se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de assinar nosso newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. Eduarda Lima 19 de April de 2021 at 09:17 - Reply

    Matéria muito boa e bem explicada, parabéns pelo conteúdo.

    • SER 19 de April de 2021 at 10:08 - Reply

      Olá Eduarda, que bom que gostou 🙂
      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

      Abraço!

Leave A Comment

Go to Top