Como gerir a gratificação e aumentar a satisfação na sua empresa?

2023-01-30T14:02:45-03:0022 June, 2018|Gestão de Pessoas|

Investir na gratificação pode trazer ótimos resultados para a sua organização. Confira o que precisa ser feito para garantir a satisfação dos colaboradores!

Certamente, sua empresa busca ter um quadro de colaboradores formado por talentos exponenciais, não é mesmo? Para isso, o investimento em um funil de recrutamento é fundamental. Já que essa será a primeira ação para contratar o perfil ideal para compor seu time.

No entanto, um recrutamento bem realizado não é garantia de que esse talento será retido na empresa.

Principalmente nos últimos ano, as relações de trabalho sofreram mudanças drásticas. A forma como um colaborador enxerga seu trabalho e a empresa onde está, passou a ser fator determinante para sua permanência.

Inclusive, é um grande engano pensar que, o simples fato de ter um emprego é o suficiente para que o empregado se sinta motivado. Na verdade, reconhecer um funcionário demonstra valorização, ajuda a reter os profissionais e impacta diretamente nos resultados da empresa.

Ou seja, os profissionais do futuro buscam muito mais que uma colocação no mercado. Eles buscam carreiras que façam sentido para eles, empresas que tenham preocupações além do lucro e possibilidades de se realizarem enquanto pessoas no ambiente de trabalho.

Para que isso seja possível, é preciso que a empresa esteja atenta as novas exigências dos profissionais e busque formas de equilibrar as relações de trabalho.

Nesse sentido, um dos maiores engajadores dentro de um ambiente de trabalho é a gratificação. Pensando nisso, neste post vamos abordar o assunto e dar algumas dicas para você desenvolver a gratificação na organização. Acompanhe!

Gestão de pessoas e tecnologia

Todas as vezes que falamos de gestão de pessoas, estamos falando da melhor estratégica que uma empresa tem de promover uma cultura de valorização e reconhecimento dos profissionais que contribuem para a longevidade e sucesso do negócio.

Em cada artigo, em cada post em nossas redes sociais, buscamos levar até sua empresa a importância de ter um time focado e motivado a entregar os melhores resultados.

Sendo assim, uma das melhores estratégias que sua empresa pode adotar para promover a retenção de talentos, é através da implantação de ferramentas tecnológicas. Contar com o apoio da tecnologia na automação e otimização de processos, é primordial para que sua equipe entregue todo o potencial que possuem.

Dentro do setor de recursos humanos, a adoção de tecnologia permite que a equipe de RH acompanhe de perto o desempenho de cada talento. Com isso, ela é capaz de traçar planos que permitam que esses talentos se desenvolvam.

Pensando nisso, a SER desenvolveu a SERHCM, uma ferramenta de gestão estratégica de pessoas, que oferece soluções completas para sua equipe de RH. Com a SERHCM é possível implantar processos que facilitam a gestão de desempenho, planejamento estratégico e gestão de remuneração de sua equipe.

A SER HCM conta com módulos integrados que possibilitam a geração, cruzamento e análise de dados de seus colaboradores em menor tempo e com maior eficiência de informações. Quer conhecer melhor essa ferramenta? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e solicite uma demonstração.

Aproveite para perguntar como a SERHCM ajuda sua empresa a fazer a gestão de gratificações para sua equipe.

O que é gratificação?

Também conhecida como bonificação, essa prática é o pagamento de uma remuneração variável pelo alcance de determinado objetivo. Grosso modo, ela é como uma recompensa pela qualidade dos serviços prestados.

Esse valor extra pode ser pago por meio de comissões, prêmios, participação acionária ou participação nos lucros e resultados.

Algumas empresas adotam o sistema de remuneração estratégica, por exemplo, em que o pagamento de um valor fora do salário é implementado como incentivo mensal para o colaborador.

Vale lembrar que a gratificação é oferecida por liberalidade da empresa, portanto, não é uma obrigação legal. No entanto, ela é reconhecida pela CLT no artigo 457, que a aponta como uma gorjeta. Ou seja, um valor extra que é pago como reconhecimento pelo sucesso no serviço prestado.

Como a gratificação influencia os resultados da empresa?

Ao decidir pela implementação de um sistema de bonificação, a organização observa uma série de mudanças no comportamento dos funcionários e no ambiente de trabalho. Dentre elas, podemos destacar:

  • melhora na qualidade dos serviços ou da produção;
  • aumento da dedicação nas atividades diárias;
  • profissionais trabalhando com mais criatividade e envolvimento;
  • maior automotivação entre os membros da equipe;
  • surgimento de novas habilidades até então desconhecidas.

Com isso, podemos afirmar que, implantar um programa de gratificação pode influenciar na motivação, engajamento e, consequentemente, produtividade da sua equipe. Além de ajudar na retenção de talentos, já que a gratificação é tida como uma iniciativa de valorização e reconhecimento.

Como realizar a gratificação de funcionários?

A criação de um programa de pagamento de bônus não é uma tarefa excessivamente complicada, podendo ser implementada na sua empresa independentemente do tipo de atividade exercida.

Em suma, ela precisa estar vinculada a um tipo de avaliação e mensurada através de um contrato de metas, só para exemplificar.

Veja alguns dos parâmetros para a avaliação possíveis de serem aplicados.

1- Por competências

A realização de avaliações de desempenho pode ter participação no pagamento de bonificação por competências.

Nesse caso, é feito um acompanhamento do que o funcionário apresentou durante o período, com foco em suas habilidades e onde houve melhora na sua performance. A partir daí, se estabelece uma gratificação com base nessas informações.

2- Pelo alcance de metas

O pagamento de gratificação por metas também é uma prática muito comum, especialmente em empresas de vendas ou cobrança. Aqui, ao atingir um determinado valor de reversão, o empregado recebe uma porcentagem em dinheiro ou um prêmio preestabelecido.

Uma dica é construir e firmar um contrato de metas com sua equipe. Dessa forma, fica fácil realizar a gestão do desempenho e promover uma cultura de gratificação meritocrática.

Guia completo de avaliação de desempenho

3- Por ideias inovadoras

A gratificação por ideias inovadoras é uma boa solução para empresas que buscam se reinventar no mercado ou que precisam de “oxigênio” para impulsionar seus projetos.

Recompensar os funcionários por novas propostas faz com que eles se envolvam diretamente nos objetivos corporativos. Além disso, favorece uma cultura de aprendizado e melhora contínuos, uma vez que incentiva a pesquisa e construção de novas soluções.

Isso porque é muito comum que existam problemas que, por estarem há tanto tempo envolvidos, os profissionais responsáveis não conseguiram resolver.

Qual a melhor maneira de implementar um programa de gratificação?

Além de usar a tecnologia para facilitar a análise de resultados e pagamento das gratificações, é preciso de atentar para alguns pontos na implementação desse tipo de remuneração.

Antes de mais nada é preciso estabelecer os objetivos de um programa de gratificação. Esse objetivo pode ser melhor para os índices de absenteísmo e turnover na empresa, ou aumentar a confiança e envolvimento da equipe.

Em seguida, é preciso definir os critérios de pagamento das gratificações. Esses critérios podem estar relacionados ao tempo de empresa, posição hierárquica, ou entrega de determinado resultado.

Além disso é preciso definir a periodicidade e os valores que praticarão nessas gratificações. Lembrando que objetivos diferentes podem ser gratificados de forma diferente.

E por último, e não menos importante: tenha uma comunicação transparente com a equipe.  Eficiência do seu programa de gratificação está diretamente ligada a divulgação transparente das regras, objetivos e período de vigência.

Lembre-se que investir em uma comunicação clara e assertiva promove vínculos de confiança entre a equipe e a empresa, favorecendo um bom clima organizacional.

Como o atendimento ao cliente influencia na gratificação?

Finalmente, um bom termômetro do desempenho e satisfação dos funcionários é a qualidade do seu contato com o cliente, desde a cordialidade até o empenho em, realmente, solucionar um problema.

Não são raros os casos em que, por estar descontente com o emprego, o colaborador deixe transparecer essa insatisfação em um atendimento, prejudicando gravemente a imagem da empresa para o consumidor.

Por isso, avaliar a qualidade desse atendimento é um fator a ser considerado no pagamento de bônus, e ajuda a estabelecer um bom projeto de meritocracia dentro da empresa.

Concluindo

Enfim, como vimos, estabelecer a gratificação no ambiente corporativo é um verdadeiro investimento não só na qualidade do trabalho, mas também na retenção da equipe.

Podemos dizer que isso se deve ao fato de a gratificação fazer parte de uma cultura organizacional pautada em 3 R’s: respeito, reconhecimento e recompensa. Eles geram no colaborador o senso de pertencimento e impulsiona a satisfação.

Ou seja, um programa de gratificação gera resultados positivos para a empresa e para os colaboradores.

E, com estas dicas, você já pode pensar como implantar um programa de bonificação!

Então, gostou deste conteúdo? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais informações que vão lhe ajudar ainda mais na gestão de pessoas da sua empresa!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas sobre gestão estratégica de pessoas, que rolam por lá.

Compartilhar este Artigo

Go to Top