Saiba como usar a inteligência artificial no RH e ter sucesso

2020-03-04T14:36:22-03:0028 junho, 2018|Tecnologia para RH|

Tecnologia promete melhorar os processos, aumentando a eficiência do setor e reduzindo a incidência de problemas

O uso da inteligência artificial no RH está crescendo entre as empresas, que cada vez mais entendem como a ferramenta pode ajudar nos processos de contratação e de gestão de pessoas. Ela contribui para aumentar o índice de acertos, possibilitando um melhor aproveitamento dos recursos da organização.

Por se tratar de uma novidade, muitos ainda não conhecem as vantagens que a inteligência artificial oferece e como ela pode ser aplicada nos departamentos de Recursos Humanos. Se é o seu caso, confira, neste post, como aproveitar esse tipo de tecnologia na sua empresa.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um ramo da computação voltado para a solução de problemas cognitivos. Ela atua no reconhecimento de padrões de comportamento e de aprendizado e aplica essas informações para resolver determinadas questões.

O grande foco da inteligência artificial é construir máquinas capazes de pensar de forma semelhante a um cérebro humano, mas com velocidade muito maior. Algumas aplicações da inteligência artificial já são presentes, como o atendimento a clientes por chatbots, os carros autônomos, o corretor ortográfico dos celulares, as assistências virtuais que atuam por comando de voz, entre outros.

Como a inteligência artificial é usada?

A inteligência artificial permite o uso de dados, fazendo uma análise e transformando essas informações em formatos fáceis de entender. Dessa forma, eles podem ser aplicados em um planejamento determinado.

Dentro da área de Recursos Humanos, essa aplicação pode melhorar os processos de recrutamento, afinar a gestão de pessoas, ajudar na estruturação de treinamentos, colaborar no desenvolvimento de ações voltadas ao engajamento e outras diversas possibilidades.

Como aplicar a inteligência artificial no RH?

O departamento de RH obtém grandes ganhos com a aplicação da inteligência artificial, otimizando processos e conseguindo resultados mais precisos. Vamos, a partir de agora, destacar algumas das intervenções possíveis.

Verificação de riscos

A inteligência artificial ajuda a desenvolver processos, aumentando a eficiência e diminuindo a incidência de problemas. Aplicar essa tecnologia na verificação de riscos pode fazer com que a empresa alcance mais rapidamente suas metas.

ebook dados e produtividadePowered by Rock Convert

Porém, é importante destacar que os relacionamentos não devem ser esquecidos na organização. O uso da tecnologia ajuda muito no trabalho diário, mas a decisão sobre a gestão de funcionários deve sempre ficar a cargo de um ser humano.

Uso de algoritmos

O uso massivo da internet e do compartilhamento de informações pessoais possibilita o acúmulo de um gigantesco volume de dados sobre pessoas, suas preferências, interesses e comportamentos.

Uma das tendências do futuro é que o recrutamento de profissionais seja feito com a ajuda de algoritmos que terão, como base, esse vasto banco de registros individuais. Os algoritmos também vão permitir uma melhor avaliação dos empregados, apontando desvios e diferenças em relação à média, o que indica não só as competências que mais se destacam como os pontos que podem ser melhorados.

Automatização de processos

Um dos maiores benefícios oferecidos pela inteligência artificial é a automatização de processos, que antes levavam um tempo precioso dos funcionários de RH. A análise e a organização dos dados permite que esses profissionais consigam elaborar e coletar resultados de ações internas rapidamente, promovendo um ritmo muito mais dinâmico à gestão de pessoas da empresa.

A aplicação da inteligência artificial no RH favorece a organização e os funcionários, além de pavimentar um crescimento corporativo mais estável e preciso. Não se trata só de uma previsão, mas de uma nova realidade, cada vez mais presente, e de adaptação necessária para garantir a competitividade da organização.

E você, como está se preparando para esses novos tempos? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!