Saiba como usar a inteligência artificial no RH e ter sucesso

2021-06-14T10:01:38-03:0028 junho, 2018|Tecnologia para RH|

Tecnologia que promete melhorar os processos. Aumentando a eficiência do setor e reduzindo a incidência de problemas, a famosa inteligência artificial no RH é uma realidade. Conheça-a e saiba como utilizá-la para gerar vantagem competitiva em sua empresa.

O século XXI é o século da inovação, da tecnologia, das mudanças velozes e surpreendentes. Em todo o mundo é possível perceber como a tecnologia transformou nossa forma de ver e pensar sobre o mundo.

No mundo do trabalho a tecnologia revolucionou a indústria, trouxe transformações e despertou o homem para sua maior habilidade: a capacidade de criar, transformar o que existe e expressar suas emoções.

Dessa forma, uma das maiores criações da tecnologia tem ganhado espaço no mundo do trabalho: a inteligência artificial. Seu uso no setor de recursos humanos está crescendo entre as empresas, que cada vez mais entendem como a ferramenta pode ajudar nos processos de contratação e de gestão de pessoas.

A inteligência artificial no RH contribui para aumentar o índice de acertos. Assim possibilitando um melhor aproveitamento dos recursos da organização, principalmente os investidos na Gestão de Pessoas.

Para alguns ela ainda é uma novidade, e muitos ainda não conhecem as vantagens que a inteligência artificial oferece e como ela pode ser aplicada nos departamentos de Recursos Humanos. Portanto, se é o seu caso, confira, neste post, como aproveitar esse tipo de tecnologia na sua empresa.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um ramo da computação voltado para a solução de problemas cognitivos. Ou seja, ela atua no reconhecimento de padrões de comportamento e de aprendizado e aplica essas informações para resolver determinadas questões.

O grande foco da inteligência artificial é construir máquinas capazes de pensar de forma semelhante a um cérebro humano, mas com velocidade muito maior. Algumas aplicações da inteligência artificial já são presentes. Como o atendimento a clientes por chatbots, os carros autônomos, o corretor ortográfico dos celulares, as assistências virtuais que atuam por comando de voz, entre outros.

Portanto, são tecnologias capazes de tomar decisões baseadas na simulação do pensamento humano. Algumas já podem inclusive detectar emoções. No futuro, talvez, até consigam reproduzi-las.

Como a inteligência artificial é usada?

Certamente, o volume de dados gerados a partir do uso de tecnologia, foram os responsáveis pelo crescimento da inteligência artificial. Afinal, com tantos dados disponíveis, foi preciso que os pesquisadores encontrassem uma forma automatizada de coleta, processamento e análise desses dados.

Sendo assim, a inteligência artificial permite o uso de dados, fazendo uma análise e transformando essas informações em formatos fáceis de entender. Dessa forma, eles podem ser aplicados em um planejamento determinado.

Dentro da área de Recursos Humanos, essa aplicação pode melhorar os processos de recrutamento, afinar a gestão de pessoas, ajudar na estruturação de treinamentos, colaborar no desenvolvimento de ações voltadas ao engajamento e outras diversas possibilidades.

Como aplicar a inteligência artificial no RH?

O departamento de RH obtém grandes ganhos com a aplicação da inteligência artificial, por exemplo, otimizando processos e conseguindo resultados mais precisos. Vamos, a partir de agora, destacar algumas das intervenções possíveis.

Verificação de riscos

A inteligência artificial ajuda a desenvolver processos, aumentando a eficiência e diminuindo a incidência de problemas. Sendo assim, aplicar essa tecnologia na verificação de riscos pode fazer com que a empresa alcance mais rapidamente suas metas.

Em suma, em Gestão de Pessoas é possível utilizar esses dados nas decisões de promoção ou adequação salarial, com embasamento em informações mais completas.

Porém, é importante destacar que não devem esquecer os relacionamentos na organização. O uso da tecnologia ajuda muito no trabalho diário, mas a decisão sobre a gestão de funcionários deve sempre ficar a cargo de um ser humano.

Afinal, as máquinas podem facilitar o entendimento de informações através do cruzamento de dados, mas somente o homem é capaz de utilizar sua sensibilidade e pensamento crítico na tomada de decisões.

ebook dados e produtividade

Uso de algoritmos no recrutamento e seleção

O uso massivo da internet e do compartilhamento de informações pessoais possibilita o acúmulo de um gigantesco volume de dados sobre pessoas, suas preferências, interesses e comportamentos.

Uma das tendências do mercado é o recrutamento de profissionais feito com a ajuda de algoritmos que utilizam, como base, esse vasto banco de registros individuais. Os algoritmos também permitem uma melhor avaliação dos empregados, apontando desvios e diferenças em relação à média. Com isso, indica não só as competências que mais se destacam como os pontos que podem melhorar.

Assim sendo, já existem no mercado softwares de seleção que fazem até entrevistas com os candidatos. Dessa forma, através da captura de características de alta performance, são capazes de gerar matching entre candidatos e empresas.

De fato, uma das maiores contribuições da inteligência artificial nos processos de recrutamento e seleção é a eliminação de vieses pessoais ou preconceituosos da triagem de candidatos. Já que, como o processo é realizado a partir de um banco de dado com características pré-determinadas, é menor a influência da subjetividade humana no processo.

Automatização de processos

Um dos maiores benefícios oferecidos pela inteligência artificial é a automatização de processos, que antes levavam um tempo precioso dos funcionários de RH. A análise e a organização dos dados permitem que esses profissionais consigam elaborar e coletar resultados de ações internas rapidamente. Assim, promovendo um ritmo muito mais dinâmico à gestão de pessoas da empresa.

É o caso do People Analytics. Antes da Inteligência artificial coletar, tratar e cruzar dados em Gestão de Pessoas era uma tarefa quase impossível. No mínimo, passível de muitos erros.

Com a utilização de inteligência artificial no setor de recursos humanos, esse processo se tornou automatizado e os dados simples de serem analisados. Com isso, a inteligência artificial garantiu a possibilidade de compreensão da empresa e de seu ambiente de forma mais profunda, baseada em dados reais.

No entanto é importante que o setor de recursos humanos utilize essa tecnologia de forma ampla e em todos os seus processos, de forma que isso garanta a automatização e otimização de todas as atividades possíveis dentro desse setor.

Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores

A inteligência artificial no RH permite que esse setor faça o mapeamento dos pontos fortes e fracos de seus colaboradores, possibilitando com isso, que os programas de treinamento sejam mais eficientes.

Além disso, esse mapeamento também permite conhecer o perfil de cada colaborador e dessa forma, formular programas de desenvolvimento que levem em consideração as caraterísticas necessárias para as funções almejadas.

Sem falar do acompanhamento dos treinamentos já realizados e o impacto que eles tiveram na rotina de trabalho. Além de tornar possível, através da análise de dados, definir qual a melhor metodologia para gerar engajamento nos programas de treinamento.

ebook software para gestão de pessoas

Humanização dos processos em Gestão de Pessoas

Estranho falar de humanização dos processos em se tratando de inteligência artificial? Mas é uma realidade! Principalmente em grandes empresas, com números maiores de funcionários. O uso de inteligência artificial na coleta e análise de dados comportamentais, permite que o setor de recursos humanos faça uma gestão até o nível do candidato.

Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho individual e saber onde e como intervir para garantir a valorização do colaborador e incentivar a potencialização de seus resultados.

Além disso, a inteligência artificial busca oferecer aos gestores uma leitura analítica e objetiva dos cenários da organização. Assim, permitindo com isso uma intervenção inteligente, assertiva e humanizada nos processos em Gestão de Pessoas.

Mensuração de resultados

Certamente, de todos os processos em Gestão de Pessoas, a mensuração de dados e acompanhamento de indicadores, foi o mais beneficiado com a adoção da inteligência artificial no RH. Nesse sentido, acompanhar os números de turnover, absenteísmo, indicadores de satisfação e até índices de adoecimento e afastamento, se tornou uma atividade mais simples com essa nova tecnologia.

Em resumo, essas são informações preciosas para o desenvolvimento de um RH estratégico. Afinal, com base nesses dados, o setor de recursos humanos é capaz de fomentar ações que impactem positivamente o ambiente de trabalho promovendo o employee experience e o employer branding.

Concluindo

A aplicação da inteligência artificial no RH favorece a organização e os funcionários, além de pavimentar um crescimento corporativo mais estável e preciso. Não se trata mais de uma previsão, mas de uma nova realidade, cada vez mais presente. De adaptação necessária para garantir a competitividade da organização.

No entanto, é importante esclarecer que a inteligência artificial não pretende substituir o ser humano. Cada vez mais próxima de reproduzir com eficiência a tomada de decisão e raciocínio lógico, antes exclusivamente humanos, a inteligência artificial ainda não é capaz de reproduzir a emoção humana.

Principalmente, no que tange as relações em Gestão de Pessoas, é preciso que essa sensibilidade emocional esteja presente no dia a dia do RH, de forma a garantir o atendimento individualizado das necessidades dos colaboradores.

Mas é inegável a contribuição da inteligência artificial nas tomadas de decisões e otimização dos processos do RH. Permitindo com isso que gestores e liderados tenham mais tempo e oportunidade de compartilhar espaços e ideias e produzir soluções extraordinárias para a organização.

E você, como está se preparando para esses novos tempos? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Aproveitando que você já conhece a importância da inteligência artificial no setor de recursos humanos, que tal começar a investir num ambiente tecnológico e promover a otimização dos seus processos? Entre em contato conosco! A SER tem mais de 25 anos de experiência na formulação de soluções estratégias e inovadoras para sua empresa

Aproveita e assine nossa Newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Ir ao Topo