Veja quais são as melhores estratégias de retenção de talentos para uma empresa

2019-05-17T11:09:38-02:009 março, 2018|Gestão de Desempenho, Talent Management|

Encontrar e manter bons profissionais dentro da empresa não é uma tarefa fácil. Quando não existem ações eficientes voltadas para o desenvolvimento do colaborador e a criação de valor, essa tarefa torna-se quase impossível.

Pessoas competentes e comprometidas com os resultados garantem que os processos internos sejam realizados com excelência e qualidade, resultando, assim, em vantagem competitiva.

Se sua empresa tem problemas para elaborar estratégias de retenção de talentos, não se preocupe. Listamos neste post tudo o que você precisa saber. Confira!

Entenda de forma simples como fazer
uma boa Política de Remuneração!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Tenha um programa de integração

Essa é uma ação ainda pouco realizada nas organizações, mas que tem um impacto muito positivo na visão do novo colaborador. A apresentação da empresa, das normas, visão, valores e dos companheiros faz com que o profissional ingressante fique mais seguro para exercer seu trabalho e se relacionar com as pessoas.

O setor de RH deve se programar para receber o funcionário e acompanhar sua integração para atingir o resultado esperado. Lembre-se de que para muitos “a primeira impressão é a que fica”, por isso é tão importante fazer com que o colaborador goste do ambiente desde o primeiro contato.

Ofereça um ambiente de trabalho saudável e confortável

O ambiente de trabalho tem um grande peso na percepção e satisfação do funcionário em relação à empresa. Quando o clima organizacional não é favorável à troca de conhecimento, interações e, além disso, não é respeitosa, o colaborador se sente desmotivado a seguir carreira dentro da organização.

O falta de conforto também é um fator importante que interfere na satisfação da equipe, pois quanto menos confortável o ambiente for, mais desgastante o trabalho se tornará.

Invista em capacitação

A capacitação é uma ótima maneira de “fidelizar” seus talentos. Profissionais comprometidos com o crescimento pessoal e da organização são pessoas que buscam maneiras de se desenvolver e ter sucesso na carreira, por isso valorizam tanto os treinamentos oferecidos.

Tornar os funcionários mais qualificados também interfere nos resultados da organização e torna o trabalho menos desgastante e mais prazeroso para os colaboradores.

Gestão do desempenho

Estabelecer metas, orientar e acompanhar o trabalho realizado, dar feedbacks construtivos e reconhecer o bom desempenho são ações que fazem a diferença quando o assunto é motivação e retenção de talentos.

A gestão de desempenho permite ao colaborador entender o que a organização espera do seu trabalho e, a partir dessa orientação, trabalhar para atingir um objetivo. Além disso, o reconhecimento dos bons resultados estimula o profissional a buscar sempre o melhor e reforça para todos que a empresa valoriza o bom desempenho.

Conceda benefícios atrativos

Bons profissionais não estão interessados somente no salário oferecido, mas sim no que a empresa tem a oferecer. Benefícios como plano de saúde, plano de carreira, treinamentos, horários flexíveis e plano odontológico são alguns dos auxílios concedidos pelas organizações que são muito atrativos na visão dos funcionários.

Entenda de forma simples como fazer
uma boa Política de Remuneração!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Caso sua empresa não tenha um programa de benefícios ainda, é interessante que você providencie o quanto antes para não perder talentos para a concorrência. Procurar entender as necessidades dos colaboradores e realizar um planejamento financeiro são fundamentais na elaboração desse plano e no sucesso da ação.

Além das dicas dadas acima, é muito importante que você invista em softwares que te auxiliem com as estratégias de retenção de talentos. Essas ferramentas possibilitam a avaliação de competências, gestão de metas, remuneração, planos de desenvolvimento de funcionários e outros benefícios para a gestão de pessoas.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe esse post em suas redes sociais e mostre a seus seguidores que sua empresa sabe como reter talentos de maneira estratégica!

Deixar Um Comentário