Inbound Recruiting: o segredo para atrair os melhores talentos!

2023-03-28T17:01:35-03:0010 July, 2019|Gestão de Talentos|

O Inbound Recruting é uma filosofia de atração de talentos. Ela ajuda a chamar a atenção dos profissionais mais qualificados e integrá-los ao trabalho. Confira, agora, como usá-la em sua empresa!

Encontrar e contratar profissionais talentosos é um desafio para o setor de recursos humanos. Afinal, falta mão de obra qualificada no mercado. Nesse contexto, as empresas precisam de boas estratégias para atrair gente realmente competente.

Sobretudo, a atração de talentos contribui para a formação de uma equipe de alta performance. O que impacta de forma significativa o sucesso de qualquer negócio.

Claro que desenvolver a própria equipe faz uma enorme diferença tanto na atração, quanto na retenção de talentos. Acontece, no entanto, que não basta contar com a melhor equipe técnica dentro do ambiente organizacional.

Toda empresa é feita de pessoas. E, por isso, habilidades comportamentais são extremamente necessárias no funil de recrutamento.

Nesse sentido, o Inbound Recruting pode ajudar muito o RH.

Em resumo, Inbound Recruting refere-se a um recrutamento baseado na atração de profissionais, não na busca ativa. Logo, em vez de a empresa sair em busca dos candidatos, a ideia é fazer com que eles cheguem até a empresa. Ou seja, realizar a atração de talentos pelo caminho inverso.

Nos tópicos seguintes, vamos ensinar você a fazer esse movimento inverso e fazer com que os maiores talentos cheguem até sua empresa. Quer saber como? Continue com a leitura!

Construa um funil de recrutamento eficiente

Antes de iniciar o processo de atração de talentos através da utilização do inbound recruting, certifique-se de ter um funil de recrutamento eficiente.

Apesar do inbound recruting ser um processo diferente de recrutamento, esse funil de recrutamento será utilizado para nortear a tomada de decisão da sua empresa.

Tenha em mente que ser uma marca que atrai talentos, vai fazer com todos os perfis profissionais desejem trabalhar com você. Mas nem todos possuem o perfil que sua empresa busca.

Dessa forma, contar com a tecnologia na construção do funil de recrutamento é uma estratégia que visa excelência nas novas contratações. Afinal, quanto mais bem alinhada for sua tomada de decisão referente as novas contratações, maior índice de retenção de talentos e controle de turnover na sua empresa.

Em suma, o funil de recrutamento é uma metodologia de gerenciamento desse processo que permite que ele se torne assertivo, prático e contribua para diminuir os índices de turnover da empresa e promover a excelência na formação de equipes de alta performance.

Sua aplicação é simples e fácil. No entanto é preciso que seus dados sejam constantemente acompanhados para possibilitar resultados eficientes.

Sendo assim, uma excelente dica aqui é que você conheça e implante a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Inclusive, com a SER HCM é possível construir um funil de recrutamento eficiente e ainda integrar outros processo do RH, como avaliação de desempenho, plano de sucessão, organograma.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Construindo uma forte marca empregadora

Implantada a tecnologia que irá apoiar o seu RH na gestão estratégica de pessoas, é hora de aplicar o inbound recruiting.

Primeiramente, é preciso criar uma marca empregadora. Se pensar bem, toda empresa tem uma marca. Ela geralmente existe para atrair clientes. Mas também é possível pensá-la para atrair profissionais qualificados — conceito de employer branding.

Algumas dicas que podem te ajudar, só para exemplificar, incluem a criação de  uma página de carreiras, a busca por um propósito além do lucro e a criação de um ambiente de trabalho de bem-estar.

Assim, sua empresa terá mais chances de chamar a atenção e despertar o interesse dos talentos.

Talent Grid- Gestao de talentos

Transforme os atuais empregados em promotores

Para atrair mais colaboradores, é importante cuidar bem dos que já fazem parte da empresa.

Analise com cuidado o clima organizacional e se os atuais colaboradores estão infelizes. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de clima. Ela irá apontar não só como eles se sentem, mas os eventuais problemas no ambiente da empresa que precisam ser corrigidos.

Em geral, quando o clima é de insatisfação, esses colaboradores atuam como detratores da marca.

Sendo assim, é muito difícil que novos talentos queiram fazer parte da sua força de trabalho.

Por outro lado, se os atuais empregados atuam como promotores e falam bem do trabalho para seus amigos, é muito provável que atraia uma quantidade muito maior de talentos.

Nesse caso, pense nos talentos como ímãs para atrair mais talentos.

Promova uma gestão de pessoas mais estratégica

A gestão de pessoas não é útil apenas para manter os atuais empregados engajados e comprometidos. Ela também ajuda a chamar a atenção de novos talentos.

Se sua empresa faz uma boa gestão de pessoas, ela é bem vista no mercado de trabalho.

Portanto, tenha boas práticas para integração, desenvolvimento e reconhecimento do time de trabalho. Recompense os profissionais mais proeminentes, gere ótimos feedbacks e estimule o crescimento de todos.

Implante um plano de sucessão. Saber das possibilidades de crescimento tornarão seu time mais engajado. Além disso, os talentos do mercado buscam possibilidade de crescimento, o que funciona como um atrativo para eles.

Tenha em mente que as relações de trabalho mudaram, portanto, é preciso que essas mudanças alcancem o espaço organizacional.

A gestão estratégica de pessoas mantém o foco nas pessoas, se importa em cuidar delas e promover um ambiente de trabalho que preze pela qualidade de vida e bem estar.

Dessa forma, mais talentos desejarão fazer parte do time.

Conte com a tecnologia em seu benefício

A tecnologia é muito útil ao Inbound Recruiting. Você pode arquitetar uma imagem atraente por meio de diversos canais de comunicação e, então, chamar a atenção dos profissionais certos. A questão é: como usar a tecnologia?

Existem muitas possibilidades. Por exemplo, construir uma página de carreiras onde pode compartilhar fotos e vídeos da empresa, além de novas vagas de emprego. Ou, ainda, usar as redes sociais para mostrar como funciona o expediente de trabalho. Use a tecnologia para encantar e engajar novos colaboradores.

Além disso, é preciso utilizar a tecnologia na automatização de processos. Isso permitirá que sua equipe se envolva com atividades mais cognitivas e criativas, aumento do senso de pertencimento e a motivação.

Tornar a tecnologia aliada na gestão de pessoas não só aumentará a inovação dentro da sua empresa, como funcionará como um atrativo para as novas gerações, mais conectadas ao mundo virtual.

Implante práticas de ESG

Em resumo, 0 termo ESG se refere as práticas de governança corporativa com responsabilidade social e ambiental.

A verdade é que, em se tratando de mudanças do mercado, o consumidor deixou de adquirir produtos e serviços somente pela qualidade destes e passou a se importar com o impacto desses serviços e produtos no meio ambiente e na comunidade.

Empresas que implantam práticas de ESG, portanto, sinalizam para esses consumidores, preocupações além do ganho financeiro. É uma demonstração de responsabilidade e comprometimento com o mercado de atuação, seus fornecedores, investidores, clientes e colaboradores.

Portanto, implantar boas práticas de ESG é uma excelente forma de aplicar o inbound recruiting na sua empresa e atrair grandes talentos.

Concluindo

Em suma, é possível fazer muita coisa.

Desde a utilização da tecnologia, até as mudanças no ambiente organizacional que criem uma marca de trabalho no mercado.

Aproveite para usar o Inbound Recruting em seu favor e garantir que os melhores candidatos façam parte da seleção. Depois, é preciso triar os candidatos certos e garantir que os mais competentes (tanto em termos técnicos quanto comportamentais) façam parte do ambiente de trabalho.

São pequenas mudanças que trazem grandes transformações ao perfil do seu time. Vale a pena colocar em prática cada uma dessas dicas!

Gostou do nosso artigo e de entender o que é Inbound Recruting? Agora, aproveite para conhecer as 5 maiores vantagens do treinamento online nas empresas.

Mas se o que você quer é saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e como transformar sua equipe em um time de alta performance, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos sobre esses temas, que você recebe em primeira mão na sua caixa de e-mails.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais. Tem dicas fantásticas rolando pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. […] um excelente profissional por algum motivo que não diz respeito ao trabalho que ele fará, os melhores talentos são […]

  2. […] encontrar mão de obra qualificada um “desafio”. Em vista disso, é preciso saber como atrair talentos — e o home office, acredite, ajuda […]

  3. […] meio das próprias redes sociais, além de outros formatos de divulgação. Procurando então atrair o maior número possível de pessoas conectadas ao seu evento. Esse é um dos segredos para […]

Leave A Comment

Go to Top