Inbound Recruiting: o segredo para atrair os melhores talentos!

2019-07-10T09:53:50-02:0010 julho, 2019|Gestão de Talentos|

O Inbound Recruting é uma filosofia de atração de talentos. Ela ajuda a chamar a atenção dos profissionais mais qualificados e integrá-los ao trabalho. Confira, agora, como usá-la em sua empresa!

Encontrar e contratar profissionais talentosos é um desafio, afinal, falta mão de obra qualificada. Nesse contexto, as empresas precisam de boas estratégias para atrair gente realmente competente. O Inbound Recruting pode ajudar muito.

Em resumo, Inbound Recruting refere-se a um recrutamento baseado na atração de profissionais, não na busca ativa. Logo, em vez de a empresa sair em busca dos candidatos, a ideia é fazer com que eles cheguem até a empresa. O inverso.

Nos tópicos seguintes, vamos ensinar você a fazer esse movimento inverso e fazer com que os maiores talentos cheguem até sua empresa. Continue com a leitura!

Construa uma forte marca empregadora

Primeiro, é preciso criar uma marca empregadora. Se pensar bem, toda empresa tem uma marca. Ela geralmente existe para atrair clientes. Mas também é possível pensá-la para atrair profissionais qualificados — conceito de employer branding.

Algumas dicas podem te ajudar, por exemplo, crie uma página de carreiras, busque por um propósito além do lucro e crie um ambiente de trabalho de bem-estar. Assim, terá mais chances de chamar a atenção e despertar o interesse dos talentos.

Transforme os atuais empregados em promotores

Para atrair mais colaboradores, é importante cuidar bem dos que já fazem parte da empresa. Veja, se os atuais funcionários estão infelizes e atuam como detratores da marca, é muito difícil que novos talentos queiram fazer parte da força de trabalho.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários 
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

Por outro lado, se os atuais empregados atuam como promotores e falam bem do trabalho para seus amigos, é muito provável que atraia uma quantidade muito maior de talentos. Nesse caso, pense nos talentos como ímãs para mais talentos.

Promova uma ótima gestão de pessoas

A gestão de pessoas não é útil apenas para manter os atuais empregados engajados e comprometidos. Ela também ajuda a chamar a atenção de novos talentos. Se sua empresa faz uma boa gestão de pessoas, ela é bem vista no mercado de trabalho.

Portanto, tenha boas práticas para integração, desenvolvimento e reconhecimento do time de trabalho. Recompense os profissionais mais proeminentes, gere ótimos feedbacks e estimule o crescimento de todos. Assim, mais talentos desejarão fazer parte do time.

Conte com a tecnologia em seu benefício

A tecnologia é muito útil ao Inbound Recruting. Você pode arquitetar uma imagem atraente por meio de diversos canais de comunicação e, então, chamar a atenção dos profissionais certos. A questão é: como usar a tecnologia?

Existem muitas possibilidades. Por exemplo, construir uma página de carreiras onde pode compartilhar fotos e vídeos da empresa, além de novas vagas de emprego. Ou, ainda, usar as redes sociais para mostrar como funciona o expediente de trabalho. Use a tecnologia para encantar e engajar novos colaboradores.

Enfim, é possível fazer muita coisa. Aproveite para usar o Inbound Recruting em seu favor e garantir que os melhores candidatos façam parte da seleção. Depois, é preciso triar os candidatos certos e garantir que os mais competentes (tanto em termos técnicos quanto comportamentais) façam parte do ambiente de trabalho.

Gostou do nosso artigo e de entender o que é Inbound Recruting? Agora, aproveite para conhecer as 5 maiores vantagens do treinamento online nas empresas. Vamos lá?

Um Comentário

  1. […] um excelente profissional por algum motivo que não diz respeito ao trabalho que ele fará, os melhores talentos são […]

Deixar Um Comentário