Quais os impactos de novas tecnologias na gestão de pessoas?

2021-02-26T16:33:42-03:0028 January, 2021|Estratégia Corporativa, Talent Management, Tecnologia para RH|

Entenda como os novos processos e tecnologias na gestão de pessoas podem impactar sua empresa.

Um dos maiores desafios dos profissionais do setor de recursos humanos (RH) é praticar uma gestão de pessoas moderna e atualizada. Desenvolver pessoas, focando na integração dessas pessoas e na estratégia do negócio. Compartilhando informações e produzindo resultados.

Para pensar no futuro da Gestão de Pessoas, é preciso pensar em inovação. Buscando atender as necessidades da organização, saindo do convencional e se flexibilizando para o novo. A fim de que isso ocorra, é preciso buscar soluções tecnológicas e ajustá-las aos objetivos da empresa.

Dessa forma, a tecnologia deve andar alinhada com as metas da organização para conciliar a estratégia traçada, de forma a conectar parceiros e pessoas com a empresa, gerando melhores resultados.

Na área de gestão de pessoas, as novas tecnologias auxiliam, entre outros casos, na avaliação de competências, planos individuais, gestão de metas e planos de desenvolvimento para os funcionários.

Sobretudo, essa é uma área extremamente sensível, pois lida com muitas informações e dados. Portanto, o uso de tecnologia na Gestão de Pessoas traz um impacto expressivo na otimização dos resultados desse setor.

Quais são os maiores impactos de novas tecnologias na gestão de pessoas?

1- Automatização de processos

Em primeiro lugar, a automatização de processos possibilita tornar as rotinas de gestão de pessoas mais eficientes e estratégicas. Consequentemente contribuir para que o setor de RH assessore a organização no crescimento empresarial.

Um sistema de gestão adequado torna viável o acesso a novas informações, contudo é preciso uma visão de liderança para saber interpretar os dados disponíveis no sistema.

Partindo dessa lógica, o departamento de tecnologia da informação (TI) da empresa deve ser envolvido para fazer parte do processo e poder contribuir para a efetivação de soluções adequadas às necessidades da organização.

Em suma, os benefícios da automação são diversos. E entre esses benefícios podemos destacar principalmente o aumento da produtividade de sua equipe e o foco nos objetivos finais do negócio.

2- Mais agilidade na gestão de pessoas

Nos últimos anos, as soluções em tecnologia para gestão de pessoas passaram a ser consideradas ferramentas fundamentais para aperfeiçoar o processo interno de mudança. Conectando empresa e colaboradores, e ainda facilitando a integração e a democratização do conhecimento nas organizações.

Com a implantação de softwares, o RH ganha eficiência na apuração de dados, e colaboradores se tornam mais independentes, tendo acesso mais rápido as informações.

Desse modo, atividades meramente operacionais, que demandavam tempo da equipe, passam a ser simplificadas. Isso garante menor margem de erros na emissão de relatórios e tratamentos de dados. E consequentemente maior agilidade nas respostas e resultados.

Isso sem falar na possibilidade de integração de softwares diferentes, possibilitando o armazenamento e análise de diversos dados primordiais para a Gestão de Pessoal.

Concluindo, sua empresa ganha agilidade dos processos em Gestão de Pessoas, sem, no entanto, perder a qualidade das entregas.

3- Consolidação do RH como setor estratégico

Nos últimos anos, o modelo de RH operacional não atende mais às necessidades das empresas. Por isso, surgiu a necessidade de o setor se transformar constantemente, buscando soluções tecnológicas, tornando-se mais flexível e dinâmico, e, consequentemente, assumindo uma posição mais estratégica nas organizações, contribuindo para a competitividade do negócio.

O atual modelo de gestão competitiva de pessoas recomenda que o capital humano deve ser fonte de vantagem. Ou seja, a área de RH também deve assumir uma postura de constante geração de valor para o negócio.

Portanto, a partir do uso de tecnologias em Gestão de pessoas, o setor de recursos humanos tem em suas mãos ferramentas capazes de auxiliar os outros setores na tomada de decisões mais acertadas.

Um exemplo disso é o People Analytics. A partir da mensuração e tratativas desses dados, é possível nortear as escolhas sobre quais treinamentos implantar ou o perfil necessário para novas contratações.

4- Redução de custos

tecnologia contribui para a redução de custos na medida em que agiliza os processos de gestão de pessoas, otimizando o trabalho da equipe de RH, que, além de mensurar mais rapidamente os resultados, ainda o faz com mais precisão.

Então, o desafio do profissional da área de gestão de pessoas, na atualidade, passa ser o de gerar e analisar informações. Então, por fim, propor um planejamento estruturado e confiável para o crescimento da empresa.

5- Melhoria da Comunicação Institucional

Processos seletivos são bem trabalhosos né? E dar feedback para todos os candidatos que passaram por esses processos em sua empresa? Com a ajuda da tecnologia, esse trabalho fica fácil. Além de automatizar esse processo, você garante que sua empresa tenha um bom relacionamento com os clientes externos, sem sobrecarregar seus colaboradores.

Além disso, é possível promover a marca empregadora de sua empresa através da utilização de canais digitais para divulgar ações e criar interação social.

Por um lado, uma comunicação mais transparente, capaz de produzir engajamento. Por outro lado, uma equipe bem informada, que se torna a principal defensora da marca.

6- Promover o desenvolvimento das pessoas

O uso de tecnologia dos processos de desenvolvimento de pessoas trouxe resultados exponenciais para as empresas. Com as novas formas de trabalho, que incluem o trabalho remoto ou Home Office, a tecnologia se tornou uma forte aliada da aprendizagem corporativa.

As universidades corporativas e treinamentos online trouxeram não só a redução de custos, mas também a possibilidade de oferecer materiais de qualidade e fácil acesso.

Como resultado no investimento em treinamentos a partir de plataformas tecnológicas, as empresas conseguem desenvolver equipe de alta performance, com foco nos objetivos da organização. Consequentemente fica mais um passo à frente garantindo a competitividade do negócio.

7- Oferecer ao RH organização de informações

Entender qual é o negócio e como a empresa se posiciona no mercado são informações de grande relevância para o setor de recursos humanos. Isso fica mais fácil com o uso da tecnologia na Gestão de Pessoas.

Ela possibilita que esse setor tenha clareza dessas informações e transforme isso em vantagem competitiva no mercado. Além de direcionar ações e otimizar os resultados da equipe.

O resultado é o uso transparente e acessível de informações. gerando em seus colaboradores o sentimento de pertencimento e confiança na organização.

8- Desenvolve resultados efetivos

Unindo todas as vantagens que a tecnologia é capaz de agregar à Gestão de Pessoas, o resultado é um só: equipe motivada, engajada, desenvolvida e capaz de se comprometer com o alcance dos objetivos da organização.

E tudo isso fica fácil de ser mensurado. A partir do uso de softwares de avaliação de desempenho e acompanhamento de resultados, sua empresa pode definir as melhores estratégias de crescimento. Além de acompanhar essas métricas e reformular os planos, caso necessário.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

Administração das pessoas aliada com a tecnologia

Finalmente, partindo do princípio de que a sinergia entre colaboradores e processos garante mais eficiência econômica, é preciso ter em mente que a administração das pessoas, aliada à tecnologia, maximiza o resultado financeiro da organização e contribui para o melhor desempenho dos colaboradores.

Entretanto, é sempre importante frisar que o uso de tecnologia em Gestão de Pessoas, não tem o intuito de substituir as interações humanas. Mas criar uma conexão entre o tecnológico e o humano, de forma a extrair disso, os melhores resultados para sua empresa e colaboradores.

Com uma comunicação clara, transparente e utilizando as ferramentas corretas, é possível vencer a resistência dos colaboradores ou o medo de serem substituídos. Uma vez que entendendo a proposta de crescimento da empresa, esses colaboradores sejam capazes de se sentirem pertencentes a esse propósito.

No entanto, uma empresa que não incorpora à sua rotina, o uso de tecnologia em Gestão de Pessoas, perde uma grande vantagem competitiva no mercado, comprometendo sua sobrevivência.

Por outro lado, não basta implantar o uso de tecnologia. É preciso treinar líderes e liderados de forma que a geração de dados não seja somente algo vago e sem utilidade. Tecnologia usada sem treinamento e acompanhamento de resultados, é perda de tempo.

Gestores e líderes devem ser capacitados a compreender o contexto organizacional das informações e fazer sua interpretação direcionados pelos planos estratégicos da organização.

Concluindo

Viu só? O uso bem planejado das tecnologias na Gestão de Pessoas em sua empresa pode ser algo transformador. Levando em consideração que os impactos alcançam todas as áreas do seu negócio, a partir do desenvolvimento de sua equipe.

Em suma, é possível promover o crescimento da empresa em todos os âmbitos necessários, de forma a garantir o sucesso do negócio. Tudo isso de forma simples e acessível a todos os seus colaboradores.

E se você precisa de ajuda para implementar tecnologia em Gestão de Pessoas na sua empresa, entre em contato conosco. Com mais de vinte anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para Gestão de Pessoas, a equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas. E dessa forma, transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilha em suas redes sociais. Aproveita e assine nossa Newsletter e receba diretamente em seu e-mail os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Go to Top