A importância das diferentes formas de comunicação

2022-12-22T09:43:05-03:0021 October, 2021|Gestão de Pessoas|

Utilizar diversas formas de comunicação é primordial para garantir o alinhamento das informações entre equipes, gestores e stakeholders. Acompanhe nesse artigo como as diferentes formas de comunicação podem impactar os resultados de sua equipe.

Comunicação assertiva talvez seja um dos maiores desafios do setor de recursos humanos nos tempos atuais. Isso se deve ao fato de as organizações serem compostas de pessoas diferentes, com diferentes graus de instrução e conhecimento.

Certamente todo RH já recebeu em algum momento registros de reclamações quanto as falhas de comunicação que existem entre gestores e equipes e até entre a empresa e seus líderes.

Acontece que comunicação é algo vivo, que se transforma à medida que passa por vários interlocutores. Nesse sentido, para garantir a fidelidade das informações, o setor de recursos humanos precisa definir a melhor forma baseada no perfil de seus colaboradores.

Para isso, no entanto, é preciso conhecer essas formas, entender como elas funcionam, e qual melhor se aplica à mensagem e ao ambiente em que será divulgada.

Além disso, entender o perfil de seus colaboradores e estar preparado para adaptar as mensagens à públicos diferentes, garantindo com isso a eficiência da comunicação.

Pensando nisso, nós preparamos nesse artigo uma apresentação das vantagens de uma cultura de valorização da comunicação, para ajudar sua equipe de gestão de pessoas a escolher a forma mais eficiente, de acordo com a necessidade de sua empresa.

Comunicação é uma necessidade?

Sim, a comunicação é uma necessidade básica do homem. Antes mesmo de nos comunicarmos por palavras, desenvolvemos outras formas de comunicação. E isso se deve ao fato de exprimirmos nossas necessidades, sejam elas emocionais, fisiológicas ou existenciais, como uma condição de sobrevivência.

Antes da palavra falado ou escrita, o homem já se comunicava através de gestos, figuras ou sons. Ainda hoje, os achados arqueológicos em grutas e cavernas, despertam a curiosidade de historiadores quanto às mensagens contidas em desenhos e pinturas.

Assim sendo, podemos considerar que a comunicação é uma necessidade e interfere diretamente na nossa forma de ver e entender o mundo e a nós mesmos. E, em se tratando do ambiente organizacional, a comunicação influencia na produtividade, senso de pertencimento, desenvolvimento profissional e no trabalho em equipe.

Quantas formas de comunicação cabem em sua empresa?

Os tempos mudaram. Do desenho e pinturas nas paredes, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de formas mais elaboradas de comunicação.

As empresas ganharam um reforço extra com a chegada dos chats, e-mails e telefone celular. As opções são variadas e permitem que as empresas escolham a que mais se adequa a necessidade da equipe, considerando o tipo de mensagem, a urgência da mensagem e o público-alvo.

No entanto, para entender qual a forma de comunicação que mais se adequa à sua empresa e equipe, é preciso conhecer cada uma delas e entender a eficiência do seu alcance. Afinal, dentro das organizações, o processo de comunicação visa garantir um ambiente organizacional mais produtivo e um clima organizacional equilibrado.

As vantagens de investir em uma cultura que valorize processos de comunicação transparente são inúmeros e vão desde uma equipe mais motivada, que conhece as expectativas da organização e se move em direção aos resultados, até o estabelecimento de vínculos profundos de confiança que transformam colaboradores em embaixadores da marca.

Por outro lado, falhas de comunicação podem trazer os mais diversos prejuízos, impactando a motivação, aumentando os índices de turnover e até comprometendo a entrega de resultados e os prazos estabelecidos.

Guia completo de avaliação de desempenho

Comunicação: fazendo a informação circular

Considerando que o home office se tornou um modelo amplamente adotado pelas organizações na atualidade, o processo de comunicação das empresas que já era sensível, se viu diante de um enorme desafio: vencer a barreira da distância mantendo a assertividade e fidelidade das informações.

Nesse sentido, foi preciso então entender as diversas as formas de comunicação e adaptá-las a essa nova rotina. Sem, no entanto, desconsiderar que nem todo trabalho seria remoto, portanto, se fez necessário adaptar a mensagem às diversas formas de comunicação.

O mais importante é que as mensagens sejam claras e eficientes, principalmente para alcançar públicos diferentes.

As formas de comunicação são diversas. E cada uma delas pode alcançar um público diferente com a mesma mensagem. Alguns canais de comunicação são mais formais e surtirão melhor efeito em setores onde os níveis hierárquicos são mais altos.

No entanto, nada impede que essas formas sejam aprimoradas e transformadas de forma a levar informações relevantes a todos os níveis da hierarquia.

Vale, portanto, a utilização de chats, games, desenhos, cartilhas e e-mails. O mais importante é fazer com que a informação circule de maneira eficiente entre as diferentes equipes.

Algumas dicas

Antes de qualquer outra coisa, para implantar uma cultura de valorização da comunicação e escolher a melhor de forma com sua equipe, é preciso se atentar para alguns pontos importantes.

  1. Conheça bem sua equipe: entender os diferentes perfis profissionais e as necessidades que cada um desses perfis exige, é o primeiro passo para construir uma comunicação assertiva.
  2. Escolha a forma correta: Cada perfil exige uma comunicação. Só para exemplificar, de nada adianta a elaboração de um jornal eletrônico, para uma equipe que trabalha sem acesso a computadores. Ou uma cartilha impressa, para a equipe de tecnologia. O canal certo é em grande parte o responsável pela eficiência da informação.
  3. Permita que seus colaboradores se expressem: A premissa da boa comunicação é a troca de informações. Portanto, não basta divulgar informações e acreditar que isso seja suficiente. Assim sendo, crie espaços onde seus colaboradores possam se expressar. Isso pode ser feito através de pesquisa de clima ou pequenas avaliações sobre assuntos pontuais.

O mais importante é que sua empresa explore as diversas formas de comunicação existentes, para propiciar uma melhor experiência para seus colaboradores. Já que munidos das informações corretas, da forma correta, eles estarão na direção certa para alcançar os resultados esperados pela organização.

Concluindo

Em suma, investir em uma cultura que valorize e utilize as diversas formas de comunicação, pode se tornar uma vantagem competitiva para sua empresa.

Afinal, a comunicação assertiva é capaz de direcionar sua equipe ao alcance de metas e resultados, colaborando para a manutenção do bom clima de trabalho, facilitando o trabalho em equipe e estabelecendo um ambiente de transparência e troca de informações relevantes para o sucesso do negócio.

Para auxiliar sua empresa tanto nos processos de comunicação, quanto na aplicação de avaliações e pesquisa de clima, você pode utilizar o suporte da tecnologia.

Quer conhecer uma solução tecnológica, para apoiar seu RH nessa empreitada? Conheça a SER HCM. É só entrar em contato com nossa equipe para receber informações detalhadas sobre ela.

E se você gostou desse artigo, aproveita e assine nossa Newsletter e receba conteúdos semelhantes diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top