Conheça a avaliação de performance e entenda a importância de utilizá-la

2021-07-08T09:52:34-03:001 julho, 2021|Gestão de Pessoas|

Acompanhar a performance de seus colaboradores é uma forma de garantir o resultado de seus processos. Entenda nesse artigo como a avaliação de performance pode ajudar o RH na gestão de pessoas e processos.

Gestão de Pessoas é um processo contínuo dentro das organizações. Afinal, o setor de recursos humanos não se limita a contratações e desligamentos, mas sua responsabilidade envolve toda a trajetória do colaborador dentro da organização.

E é essa trajetória, que determinará o sucesso ou fracasso dos processos e alcance dos resultados. Portanto, a melhor estratégia para garantir resultados promissores é acompanhar de perto como o colaborador se desenvolve, de forma que possíveis desvios sejam corrigidos e o resultado seja o alcance dos objetivos da organização.

Certamente as ferramentas disponíveis para esse acompanhamento são diversas e vão desde pesquisa de pulso, passando pelo PDI até a avaliação 360 graus. Todas essas, estratégias de excelência, que permitem ao setor de recursos humanos capturar de forma eficiente a performance de cada colaborador.

Assim, com o intuito de conhecer e acompanhar a performance de seus colaboradores, iremos te apresentar nesse artigo, a avaliação de performance. Nos acompanhe na leitura e entenda o que ela é e sua importância na Gestão de Pessoas.

Antes, vamos entender o que é performance

Inicialmente utilizada nos meios artísticos, a palavra performance ganhou espaço dentro das empresas e no setor de recursos humanos. Ela se refere a forma como um colaborador desenvolve suas atividades, ou seja, diz da realização de tarefas obedecendo padrões de execução até a entrega do resultado. Além disso, ela também se refere a produtividade, superação de obstáculos e dificuldades, até ao engajamento e capacidade crítica de construir soluções.

Portanto, daí vem a importância da performance profissional e consequentemente a importância de o setor de recursos humanos avaliar e acompanhar a performance de seus colaboradores.

Avaliação de performance: uma ferramenta para a empresa e para os colaboradores

Em suma, o que toda empresa busca é se destacar no mercado através de soluções inovadoras para seus clientes com crescimento sustentável e promissor. Para isso, acompanhar de perto o desempenho de seus processos e performance de seus colaboradores, é uma estratégia de promoção de uma cultura de alta performance dentro da organização.

Nesse sentido, a avaliação de performance é um processo de mapeamento do desempenho dos colaboradores, levando em consideração seus resultados e identificando pontos de melhorias nas tarefas que eles executam.

Apesar de muito parecida com a avaliação de desempenho, elas são avaliações que se complementam, mas uma não substitui a outra. A avaliação de desempenho considera comportamentos necessários para o desenvolvimento de atividades.

Em contrapartida, a avaliação de performance analisa o resultado entregue e as falhas no processo. De forma a traçar novos caminhos e otimizar a entrega final.

Em suma, é um processo que busca resultados excelentes para a empresa e permite que seus colaboradores desenvolvam autoconhecimento, e com isso, se transformem em profissionais de alta performance.

Implementado uma cultura de alta performance

Aplicar a avaliação de performance na organização exige do setor de recursos humanos a implantação de outras ferramentas, que possibilitarão que essa avaliação seja realizada de forma eficiente. Afinal, não basta avaliar a performance. É preciso dar aos colaboradores condições de executar suas tarefas com excelência e isso só é possível seguindo alguns passos.

Estabeleça metas

Certamente para chegar a um resultado excelente, é preciso saber qual o objetivo e quais passos serão necessários para alcançá-lo. Nesse sentido, é primordial estabelecer metas e que seu colaborador receba um propósito.

No entanto, não basta estabelecer metas e comunicá-las a equipe. É necessário que as metas sejam definidas em conjunto com a equipe, alinhando os objetivos do planejamento estratégico da empresa aos objetivos de seus colaboradores. E assim, seja feito um contrato de metas que considerem metas, prazos e objetivos.

Outro ponto importante a ser observado, é que as metas sejam apresentadas na avaliação de performance, de forma que sua equipe as conheça e se planeje para caminhar na mesma direção.

E não se esqueça: é preciso acompanhar as metas! Afinal, para avaliar a performance de seus colaboradores, você precisa saber quais atividades foram executadas, quais não foram e onde houveram falhas.

Invista em uma cultura de feedback

A melhor maneira de entender as dificuldades dos seus colaboradores é através do feedback contínuo. Portanto, reúna-se com seus colaboradores frequentemente e alinhe as necessidades, pontos fortes e pontos de melhoria.

Esse é um momento de avaliar erros e acertos e transformar sua avaliação de performance em um momento enriquecedor para seus colaboradores, já que alguma vezes, eles não percebem sozinhos, onde estão as falhas no desenvolvimento dos processos.

Dessa forma, invista no desenvolvimento de uma cultura de feedback e entenda a importância principalmente do feedback negativo para o amadurecimento da equipe.

Se empenhe em conhecer seus colaboradores

Nada é mais primordial para o sucesso dos negócios que as relações humanas. Conhecer sua equipe, entender seus pontos fortes e pontos de melhoria, facilitará a avaliação de performance de seus colaboradores.

Invista na construção de relações de trabalho saudáveis com o intuito de melhorar os resultados da empresa, estabelecer vínculos de confiança com seus colaboradores, aumentar o engajamento deles e promover a melhoria no alcance dos objetivos organizacionais.

Quais as vantagens da avaliação de performance?

A principal vantagem da avaliação de performance é manter-se competitivo no mercado. Afinal, para estar a frente dos concorrentes é preciso minimizar erros, mitigar falhas, rever constantemente seus processos e identificar os pontos de melhoria.

De forma geral, a avaliação de performance busca o reconhecimento das falhas, de forma que sua equipe e empresa tenham o melhor desempenho.

Mas para que isso aconteça, precisamos que o setor de recursos humanos consiga estabelecer a avaliação de performance como um processo contínuo e fundamental para o cumprimento do planejamento estratégico da empresa.

Concluindo

Em conclusão, a avaliação de performance, em conjunto com as outras avaliações em gestão de pessoas, pode alavancar os resultados da equipe, transformando seus colaboradores em uma equipe de alta performance.

No entanto, para seu sucesso, é muito importante que o setor de recursos humanos promova ações que reforcem sua importância e busquem novos caminhos para a melhoria dos processos. Afinal, se seus colaboradores não perceberam as mudanças, dificilmente darão crédito a essa ferramenta tão importante para a otimização de processos.

Em resumo, levando em consideração todos os pontos colocados aqui, sua empresa e seus colaboradores só têm a ganhar com a utilização da avaliação de performance.

Quer implantar essa e outras ferramentas de avaliação e acompanhamento da performance de seus colaboradores? Entre em contato conosco. Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções em gestão de pessoas, a SER tem uma equipe com preparo para atender as necessidades da sua empresa e equipe.

E se você gostou desse conteúdo, aproveita e assine nossa Newsletter e receba em primeira mão as melhores informações em gestão de pessoas.

Deixar um comentário

Ir ao Topo