Vale a pena adotar o recrutamento digital na minha empresa?

2019-06-03T15:47:43-02:003 junho, 2019|Tecnologia para RH|

Já pensou em realizar um recrutamento totalmente digital na sua empresa? Descubra as vantagens desse processo!

A tecnologia já faz parte da maioria das suas atividades diárias, tanto da vida pessoal quanto profissional. O setor de RH está cada vez mais alinhado a essa tendência, adotando ferramentas tecnológicas para otimizar e aumentar a qualidade dos seus procedimentos internos.

Entre os processos que podem ser realizados com o apoio da tecnologia, está o recrutamento e seleção. É possível utilizar essas ferramentas digitais para encontrar candidatos, realizar a triagem de currículos, entrevistas, testes de habilidade e competências, entre outras etapas.

Quer saber se o recrutamento digital vale a pena para a sua empresa? Então continue a leitura e veja os principais benefícios do uso da tecnologia dentro dos recursos humanos!

Análise mais objetiva do CV

Quando você implementa o recrutamento digital na sua empresa, é possível analisar o currículo dos candidatos com maior objetividade e, inclusive, agilidade. Isso porque esse tipo de ferramenta permite que você filtre candidatos.

Assim, é possível selecionar apenas aqueles que efetivamente têm determinadas características e experiências que são essenciais para ocupar o cargo na sua empresa. Dessa maneira, você ganha em qualidade do processo de triagem e ainda consegue realizar toda essa etapa de forma automatizada, aproveitando também a agilidade.

Geração de insumos adicionais durante a seleção

O currículo pode ter diversas informações sobre as experiências dos candidatos ao longo da trajetória profissional deles. Porém, ainda faltam dados relacionados às competências técnicas, soft skills, valores e outras variáveis essenciais para que você avalie se ele é o melhor profissional para a sua empresa.

Saiba para que serve um Software para Gestão de Pessoas
 e como escolher o melhor para sua empresa

É aí que entra o recrutamento digital como um grande aliado do negócio. Por meio dele, é possível aplicar testes e questionários aos candidatos, antes mesmo de realizar dinâmicas de grupo ou entrevistas. Dessa forma, você consegue captar mais insumos para embasar a tomada de decisão sobre o melhor profissional para ocupar o cargo em aberto da empresa.

Melhoria na gestão de vagas

Gerenciar diversas vagas em aberto e preenchidas ao longo do tempo pode ser um processo desafiador para os membros do time de RH da sua empresa. Sendo assim, é importante que você utilize ferramentas capazes de potencializar essa atividade do time, de modo a otimizar o trabalho e evitar erros e confusões.

O recrutamento digital também entra como um auxílio nesse aspecto, pois permite que você organize todas as vagas em aberto em uma mesma plataforma, assim como os candidatos de cada uma delas. Além disso, é possível identificar quando a vaga já foi preenchida e quando é necessário realizar um novo processo seletivo. Tudo isso de forma automatizada!

Maior abrangência de local

Imagine que o profissional perfeito para ocupar determinado cargo na sua empresa esteja do outro lado do país — ou, até mesmo, do mundo —, mas com interesse de mudar para a cidade onde está a sua empresa. Em um recrutamento tradicional, você perderia a chance de encontrar esse candidato e trazê-lo para a sua empresa.

Os meios digitais abrem essa porta para a sua empresa. Ao usar o ambiente virtual, é possível entrar em contato com profissionais de diversos lugares e, com isso, aumentar a probabilidade de contratar o colaborador ideal para a sua empresa.

O recrutamento digital traz uma série de benefícios para o negócio. Quando se fala em reduzir os custos operacionais da empresa, esse processo se torna ainda mais vantajoso, permitindo que você economize recursos sem perder em agilidade e qualidade do processo seletivo.

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Um Comentário

  1. […] às qualidades profissionais do candidato. Por isso, ao abrir uma nova oportunidade, escolha uma plataforma de oferta de vagas que garanta o anonimato e passe ao responsável pela seleção apenas as informações […]

Deixar Um Comentário