Liderança à distância: conheça os desafios e como fazer corretamente

2019-09-24T09:22:17-02:007 março, 2019|Gestão de Pessoas|

Com a ascensão do trabalho remoto, a liderança à distância se faz cada vez mais presente na realidade das empresas e dos colaboradores. Mais do que uma nova maneira de se relacionar com os colegas, esse tipo de supervisão pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para os gestores mais velhos que estão acostumados a acompanhar presencialmente tudo o que acontece com a equipe.

Neste post, vamos falar um pouco sobre esse modelo de chefia e dar 3 dicas para que ele seja feito da melhor maneira possível. Acompanhe!

O que é a liderança à distância?

O uso da internet na vida profissional permitiu a formação de equipes virtuais, que não estão alocadas em um mesmo espaço físico, mas compartilham responsabilidades e objetivos.

Com isso, surge a liderança à distância, na qual um profissional continua responsável pela coordenação do time e seus projetos, porém sem a proximidade física.

Quais desafios esse modelo de liderança apresenta?

A coordenação por meios virtuais apresenta desafios para alguns líderes, afinal eles perdem o “olho no olho” com os colaboradores e, com isso, parte do elemento motivador. É preciso se fazer presente e saber como formar relações, criando uma conexão permeada por respeito e confiança, mesmo à distância.

Aprenda como Melhorar seus Processos
com as Melhores Práticas!

Capa eBook

Como liderar à distância com eficiência?

Com estas três dicas, você pode melhorar o nível da sua liderança, engajando verdadeiramente os membros do time. Confira.

Explique tarefas e processos

Uma das grandes vantagens de ter o líder por perto é a possibilidade de esclarecer dúvidas e permitir o acompanhamento do trabalho. Com o líder à distância, o funcionário deve ter autonomia para realizar suas tarefas sozinho.

Porém, é importante que o supervisor consiga alinhar o processo, deixando as expectativas claras e mostrando os métodos que devem ser aplicados. Esse cuidado vai garantir que o projeto saia de acordo com o modus operandi da empresa, sem sofrer prejuízos de qualidade ou identidade.

Facilite a comunicação

A comunicação deve ser ainda mais priorizada quando se lidera à distância. Procure fazê-la de maneira direta e aproveite a tecnologia para isso, com chamadas em vídeo, por exemplo. Esteja sempre disposto a esclarecer dúvidas e estreitar os laços para que a distância física não afete a relação com a equipe.

Também é interessante manter uma agenda fixa para esses encontros, mesmo os virtuais, para que a rotina da empresa e os prazos de entrega sejam mantidos.

Use ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão possibilitam um controle muito mais acertado do progresso da equipe e do alcance das metas. Por meio de um bom software, é possível entender o que cada um está fazendo e os resultados alcançados.

Esse recurso pode ser usado não só para monitoramento, como também para ajudar na estruturação de treinamentos capazes de alinhar o trabalho em equipe. Como resultado, ocorre a otimização dos processos.

Com a aplicação dessas três dicas, certamente você vai manter uma liderança à distância tão próxima quanto a presencial, que traga resultados relevantes para a organização.

Entre em contato conosco e saiba como a nossa ferramenta de gestão vai ajudar nessa tarefa!