Descubra agora como realizar uma pesquisa de clima na sua empresa

2020-02-18T16:50:03-03:0030 janeiro, 2020|Gestão de Pessoas|

Descubra agora como realizar uma pesquisa de clima na sua empresa

No mercado de trabalho, os colaboradores contribuem diretamente com o resultado e sucesso das organizações. Eles passam a maior parte do seu dia no trabalho, por isso é de máxima importância que o clima organizacional na empresa seja positivo e que eles se sintam motivados.

A presença do capital humano dentro das empresas faz-se necessário o conhecimento, por parte dos dirigentes, do grau de alinhamento dos objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos organizacionais, para assim obter um melhor desempenho das atividades realizadas pelas entidades.

A cultura organizacional expressa comportamentos que contribuem para a formação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.

Além de expressar a cultura organizacional, o comportamento dos indivíduos na organização, seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho influenciam diretamente no clima organizacional.

Mas afinal, o que é o clima organizacional?

O clima organizacional representa o ambiente que existe em uma organização, que direciona o comportamento dos seus membros e os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da empresa, tanto positiva como negativamente, e que afetam o modo de agir dos colaboradores.

São os fatores dominantes que impactam os colaboradores, como eles se sentem em relação às políticas da empresa e seus líderes, e como avaliam os aspectos da organização, desde o ambiente de trabalho até a remuneração.

O clima organizacional é um dos componentes de grande importância da cultura organizacional, que se torna uma ferramenta estratégica que reflete a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.

Você deve estar se perguntando: mas como vou avaliar esse clima organizacional? Fique tranquilo, a SER vai te ajudar a conhecer a pesquisa de clima organizacional.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta para coleta de dados, que fornece informações essenciais sobre a percepção dos colaboradores em relação aos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dentro da organização. A pesquisa também permite que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

No mercado cada vez mais exigente, onde clientes buscam a qualidade dos produtos e os colaboradores desejam a melhoria da qualidade de vida no trabalho, torna-se cada vez mais relevante o estudo do clima organizacional.

Quando identificadas as causas de um clima organizacional negativo, as empresas podem criar ações corretivas e preventivas com base em dados concretos. A pesquisa se torna uma ferramenta estratégica para a gestão dos recursos humanos.

Assim como a aplicação da pesquisa em si, as etapas também são muito importantes e o planejamento para implantá-la como um processo da empresa. Veja a seguir os passos básicos para a implantação de uma pesquisa de clima organizacional.

Comunicação internaPowered by Rock Convert

Como realizar a pesquisa de clima organizacional em 6 passos.

1.      Planejamento

Para que a pesquisa traga informações relevantes, a organização deve realizar um bom planejamento. Por isso é necessário envolver a liderança e toda a empresa deve ter acesso aos resultados para melhor clareza e credibilidade. O gestor deve avaliar o clima organizacional em busca das informações que impactam no resultado da produtividade dos colaboradores, como insatisfações, dúvidas, insegurança e sugestões.

2.      Estruturação da pesquisa

Os responsáveis pela pesquisa devem definir qual a metodologia utilizada, se será realizada em papel ou meio eletrônico, qual o período de aplicação, qual o formato das perguntas, múltipla escolha ou dissertativas e como será a mensuração dos dados obtidos. A utilização de softwares permite a combinação das perguntas com a captura dos dados online, além de garantir o sigilo das informações.

3.      Comunicação sobre o processo

comunicação e a sensibilização do processo são essenciais para que os colaboradores entendam a razão e a importância desse processo. A comunicação deve ser clara e objetiva, a fim de evitar indagações e boatos que prejudiquem ainda mais o andamento do trabalho e o envolvimento dos colaboradores.

4.      Aplicação da pesquisa

É importante que os participantes tenham segurança e liberdade para responder todas as perguntas da pesquisa de clima. Deve-se garantir o sigilo das respostas evitando deixar a pessoa inibida. Qualquer ruído ou desconforto pode influenciar nos resultados e prejudicar a realização da avaliação.

5.      Tabulação dos dados

Essa é a etapa de mensuração dos dados da pesquisa. Empresas que optam por realizar a pesquisa através de softwares, não só automatizam o processo, mas também permitem que os resultados sejam vistos durante e depois da sua realização.

6.      Divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados, mesmo que eles não sejam favoráveis, é necessária para completar o processo. Os colaboradores precisam ser comunicados, isso faz com que eles mantenham motivados a tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e saudável.

Benefícios da aplicação da pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional identifica a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, portanto ela permite análises que afetam diretamente nos resultados financeiros. Desta forma, a pesquisa racionaliza as escolhas organizacionais e aponta as diretrizes para os próximos passos.

Outro benefício da pesquisa é a melhoria na comunicação interna, visto que há um momento para a equipe reportar suas insatisfações, queixas, tornando o processo de solução de problemas mais organizado e eficiente. Os colaboradores se sentem mais ouvidos, aumentando o envolvimento e a participação na organização.

Para a organização, a realização da pesquisa gera mais eficiência e melhores resultados. Cultivar e manter um ambiente de trabalho saudável auxilia na redução da taxa de turnover, retenção de talentos, prevenção de conflitos internos, reforço da imagem da empresa, além de torná-la mais atrativa para novos talentos e competitiva perante o mercado.

Uma pesquisa de clima organizacional bem elaborada é indispensável para o planejamento estratégico, permitindo que as organizações gerenciem a motivação dos seus funcionários para obter os melhores resultados.

Escolher a melhor ferramenta para apoiar a realização da sua pesquisa de clima organizacional é essencial. Conheça as soluções da SER e programe um processo rápido e dinâmico de Gestão de Pesquisa de Clima Organizacional.

Para mais informações sobre esse e outros assuntos fale com um dos nossos especialistas!

Deixar Um Comentário