Plano de desenvolvimento pessoal: como acompanhar?

2020-01-27T15:10:27-02:0027 janeiro, 2020|Gestão de Talentos|

Você criou um PDI para cada um dos colaboradores da sua empresa mas, o que fazer depois? Descubra agora como acompanhar o desenvolvimento da equipe!

O plano de desenvolvimento individual é um planejamento realizado entre a empresa e um funcionário. O objetivo é mapear as competências desse colaborador e entender quais são os próximos passos para que ele se capacite e se desenvolva, alcançando novos patamares na carreira.

Ele relaciona as capacidades dos funcionários com as funções realizadas por eles na empresa, bem como os cargos que podem ser alcançados no futuro, de forma a alinhar os interesses de ambas as partes na hora de planejar o desenvolvimento dos membros do time.

Você já sabe como fazer esse planejamento, mas na hora de colocar em prática, pode ter dificuldade para acompanhar resultados e identificar se os objetivos estão sendo atingidos. É por isso que recomendamos a leitura deste artigo!

Nele você vai descobrir as principais estratégias para acompanhar o plano de desenvolvimento pessoal de cada um dos seus colaboradores!

Acompanhe os resultados do colaborador

É essencial que você observe de perto os resultados gerados pelos seus colaboradores para identificar se o plano de desenvolvimento pessoal está adequado. Aqui, vale acompanhar o desfecho das tarefas do dia a dia de forma quantitativa e qualitativa, ou seja, o número de atividades realizadas e a qualidade de cada uma delas.

Estabeleça metas

Estabelecer metas é essencial para um bom acompanhamento do plano de desenvolvimento individual. Elas devem ser específicas e baseadas nos resultados desejados de acordo com o planejamento. Além disso, precisam ser desafiadoras, mas possíveis de atingir.

npsPowered by Rock Convert

Mantenha o foco

Diante das urgências da empresa e das atividades do dia a dia, é provável que, em alguns casos, o colaborador se distraia e não siga o que foi planejado. Dessa forma, lembre-se de manter o foco no desenvolvimento, engajando e motivando o time a buscar sempre o próximo nível na carreira e a capacitação.

Monitore treinamentos e capacitações

Por falar em capacitação, os treinamentos são uma ótima forma de acompanhar os resultados do plano de desenvolvimento individual. É importante garantir que os colaboradores realizem todas as capacitações recomendadas. Também é necessário ir além e identificar quais foram os impactos de cada uma delas.

Mude a rota, se necessário

Acompanhar o plano de desenvolvimento pessoal não significa apenas monitorar resultados. É preciso fazer ajustes sempre que necessário. Portanto, se houver resultados insatisfatórios ou você identificar alguma mudança, tanto na empresa quanto no mercado ou nos objetivos do colaborador, faça uma revisão para adaptar o plano à nova realidade.

O plano de desenvolvimento pessoal é essencial para alinhar os interesses dos colaboradores e da empresa. Quando implementado da forma correta, ele permite que você crie um time de alto desempenho dentro do negócio. Portanto, siga as dicas acima e acompanhe os resultados para aproveitar todos os benefícios que um bom plano de desenvolvimento pessoal pode proporcionar à sua empresa.

Como você percebeu, acompanhar de perto o desempenho do colaborador é uma das melhores estratégias. A SER Desempenho pode ser a sua maior aliada nesse processo! Entre em contato com a gente e descubra mais sobre essa ferramenta!

Deixar Um Comentário