Descubra como identificar um funcionário de alta performance

2019-07-01T14:19:35-03:0015 maio, 2019|Gestão de Pessoas|

Identificar um profissional de alta performance é um processo importante e não basta analisar seus resultados. É preciso olhar mais fundo e conversar com as pessoas certas. Entenda no artigo!

Bons funcionários são de grande valia à empresa e ao time de trabalho. Eles melhoram os processos diários, ajudam seus colegas de trabalho e alcançam as metas estabelecidas. A questão é: ao longo do expediente, como identificar um funcionário de alta performance?

Focar apenas nos resultados entregues não é uma boa estratégia. Um empregado que passa por cima de seus pares ou clientes para obter bons resultados (com trapaças, por exemplo), nunca poderá ser considerado como altamente produtivo. É preciso olhar mais a fundo.

Nos próximos tópicos, explicamos como identificar um funcionário de alta performance e como a tecnologia pode ser uma grande aliada. Continue a leitura do artigo!

Mensure o alinhamento com os valores

Primeiramente, é preciso avaliar o alinhamento com os valores da empresa. Bons profissionais contam com um perfil sintonizado ao negócio, o que é chamado de fit cultural. Por outro lado, profissionais de baixo desempenho contam com crenças, hábitos e valores distintos.

Responda à seguinte questão: “de 0 a 10, qual o alinhamento com os valores da empresa?”. Busque sempre pelos profissionais mais engajados, com notas próximas ao 10. Outra opção, é realizar o teste de perfil comportamental que considera características mais profundas.

Entenda o que você precisa saber
sobre Avaliação de Desempenho


Monitore a entrega de resultados desejados

Profissionais de alta performance entregam mais resultados fora do lugar-comum que seus pares. Por esse motivo, eles comumente são vistos como talentos ou estrelas dentro da firma. Nesse caso, a tarefa é muito simples: monitore os resultados entregues no expediente.

O colaborador tem alcançado as metas e os objetivos estabelecidos? Conta com um desempenho superior à média? Quais seus atuais indicadores-chave de desempenho? Esses e outros pontos podem ser monitorados para diagnosticar a entrega e, portanto, a performance do talento.

Converse com o superior imediato

O superior imediato costuma ter uma visão sistêmica e acertada dos seus subordinados. Ele pode indicar quais profissionais estão mais alinhados com os valores ou quais deles entregam melhores resultados ao longo do expediente de trabalho, mesmo sem grandes processos de avaliação.

No entanto, é preciso ter cuidado: algumas vezes, o superior tem uma visão distorcida da realidade, seja pela insatisfação com o subordinado, seja pelo “espírito paternalista”. Então, por segurança, é interessante realizar uma avaliação mais completa, em 360 graus, envolvendo outros atores.

Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia pode agilizar todo o processo. Ela permite que as avaliações sejam feitas de forma digital e que os resultados sejam compartilhados com as partes interessadas. Também gera relatórios de desempenho dos empregados e times, facilitando a análise da alta performance.

Como você pode observar, há diferentes estratégias para identificar um funcionário de alta performance. Comece analisando o alinhamento com os valores da empresa, verifique os resultados entregues, converse com o superior imediato e não deixe de adotar uma tecnologia de ponta. Logo, você obterá precisão na análise e definição do funcionário de alta performance.

E aí? Gostou do nosso artigo e quer aprender mais conosco? Aproveite para nos seguir nas redes sociais — no LinkedIn e no Facebook — e acompanhar nosso trabalho. Vamos lá!

4 Comments

  1. […] modelo se baseia na categorização da performance dos colaboradores, com base em uma escala predeterminada. Por exemplo, se você usar uma pontuação […]

  2. […] engajamento dos funcionários faz a diferença em toda empresa. O envolvimento do time de colaboradores é um dos principais ativos de organizações que se destacam no mercado. Uma equipe que “vista a […]

  3. […] bom software de CRM em vendas deve apresentar, podemos destacar a mobilidade, o acompanhamento da performance de cada vendedor, o armazenamento na nuvem, entre […]

  4. […] bom software de CRM em vendas deve apresentar, podemos destacar a mobilidade, o acompanhamento da performance de cada vendedor, o armazenamento na nuvem, entre […]

Leave A Comment