Saiba como destacar sua empresa com um plano de carreira!

2019-11-01T14:51:45-02:009 setembro, 2019|Talent Management|

A implantação de um plano de carreira pode levar a sua organização à frente da concorrência e atrair novos talentos.

Uma das maiores dificuldades de uma empresa é encontrar mão de obra especializada. Para driblar essa questão, muitas organizações estão investindo na retenção e no treinamento de talentos. A estruturação de um plano de carreira também é essencial nesse processo.

Conhecer tais pontos e trabalhar ativamente no desenvolvimento dos funcionários é indispensável para a construção de uma equipe engajada, produtiva e realmente capaz de apresentar resultados, manter a competitividade e evitar que a concorrência supere a marca.

Quer saber mais sobre o plano de carreira e a sua importância? Continue a leitura!

O que é um plano de carreira?

Esse instrumento ajuda na retenção de talentos e consiste em um caminho claro dos cargos para os quais os funcionários podem ascender, mostrando um programa de avanço para esses profissionais como recompensa pelo seu tempo de empresa, esforços empregados e resultados alcançados.

Ele apresenta exatamente o caminho que cada colaborador pode percorrer dentro da corporação, com as habilidades necessárias para ocupar cada posição hierárquica e a expectativa da empresa em relação àquele cargo.

Essa estratégia é importante não só para a organização, mas também para os funcionários que passam a visualizar oportunidades de crescimento e aproveitam essas condições para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Quais são os benefícios da sua adoção?

Estruturar um plano de carreira traz diversas vantagens. Apresentamos aqui as principais.

Maior motivação

Ao saber que há possibilidades reais de crescimento, o funcionário tende a se dedicar mais e se esforçar para alcançar as metas. O plano de carreira reforça a sensação de que a empresa é uma parceira na busca pelo sucesso, aumentando o engajamento.

Powered by Rock Convert

Diminuição do turnover

Mais motivados, dificilmente os seus funcionários terão vontade de abandonar a empresa em busca de outras oportunidades. Afinal, verão no ambiente de trabalho a chance de crescer profissionalmente e de aumentar seus rendimentos, além de se sentirem valorizados.

Redução de custos

Os processos seletivos costumam sair bem caros para a empresa, que precisa não só investir no recrutamento de pessoas e na realização de entrevistas, mas realizar treinamentos e aguardar a adaptação do novo colaborador até que ele apresente a performance esperada.

Com o plano de carreira a organização consegue investir nos indivíduos que já têm o fit cultural, absorveram a política da empresa e vêm trazendo resultados consistentes. Dessa forma, é possível ter um bom retorno sobre o investimento em treinamento e desenvolvimento.

Como ele deve ser estruturado?

Há diversos modelos de plano de carreira que podem ser aplicados: em W, em Y, horizontal, entre outros. Independentemente do padrão escolhido, é importante alinhar os interesses da empresa e dos funcionários com uma estrutura que seja vantajosa para todos.

Também é importante estabelecer metas claras, de modo que o empregado saiba exatamente o que precisa ser feito para alcançar o cargo. Os programas de treinamento devem ser parte da política corporativa e preparar os trabalhadores para que assumam as funções de maior nível hierárquico.

O plano deve ser montado de maneira a promover transparência e visibilidade para as vagas internas. Todo esse esforço será em vão se houver favoritismos ou se os funcionários não forem considerados quando os cargos importantes estiverem disponíveis.

Com essas informações sobre o plano de carreira, vale a pena refletir sobre como são realizadas as promoções internas dentro da sua empresa e o que pode ser feito para que essa estruturação seja feita de maneira organizada e engajadora.

Vale lembrar que um bom planejamento deve considerar a aspiração de carreira. Se você quer entender mais sobre o assunto, confira este post!

Um Comentário

  1. FazerPos Blog 12 de setembro de 2019 em 10:46- Responder

    O investimento feito em um colaborador é feito para que ele permaneça na empresa e ajude-a crescer ao longo do tempo. Por isso, é tão importante ser uma organização com planos de carreira, pois neste cenário todos ganham, funcionários e instituição. Bom texto!

Deixar Um Comentário