Como o teste de perfil comportamental atrai os melhores talentos?

2020-02-20T10:16:23-03:0028 janeiro, 2020|Talent Management|

O teste de perfil comportamental é útil a todo o processo de contratação e ajuda a selecionar profissionais com competências comportamentais alinhadas à empresa. Veja mais, adiante.

Encontrar e contratar profissionais talentosos é um desafio. Primeiro, porque é preciso atraí-los. Depois, porque cabe à empresa triar aqueles que têm alinhamento à cultura organizacional. Nesse processo, o teste de perfil comportamental é de grande relevância.

Infelizmente, nem todas as empresas sabem como aproveitar tal método. Então, por não aplicá-lo ou por usá-lo incorretamente, acabam selecionando profissionais sem aderência ao local de trabalho, que não contribuem para o espírito de equipe e logo deixam o cargo.

Nos tópicos seguintes, explicamos o que é teste de perfil comportamental, como ele ajuda a atrair os melhores talentos e formas de aproveitá-lo em seu empreendimento. Acompanhe!

O que é teste de perfil comportamental?

Ao longo do processo de seleção, é comum que gestores foquem em competências técnicas. Elas representam certos conhecimentos e habilidades dos talentos, como a proficiência em um segundo idioma. No entanto, não são suficientes para a boa contratação.

Também é necessário pensar nas competências comportamentais, isto é, no conjunto das atitudes e valores de cada talento. Todavia, essa análise é mais complexa, já que depende de testes profundos e baseados na psicologia — os testes de perfil comportamental.

Logo, temos o seguinte conceito: o teste de perfil comportamental é um exame psicológico que objetiva entender as competências comportamentais dos talentos, no intuito de avaliar como agem sob certos estímulos e descobrir quais são seus valores centrais.

Existem muitos testes úteis. Alguns só podem ser aplicados por psicólogos, outros são automatizados por meio de softwares. Um dos mais conhecidos é o DISC, que trata de quatro domínios do comportamento: dominância, influência, estabilidade e cautela.

Quais são os benefícios do teste para atrair e selecionar talentos?

Permite decodificar o perfil comportamental

Boa parte do sucesso profissional está ligado ao perfil comportamental de uma pessoa. Alguns indivíduos são mais metódicos, estratégicos ou dominantes que outros, e isso deve ser considerado no processo de aquisição de novos talentos.

Todavia, o perfil comportamental ideal vai depender da vaga aberta e da própria cultura da empresa. Exige-se um comportamento diferente para cada tipo de profissional. Você talvez não queira um vendedor metódico, mas para um segurança essa qualidade passa a ser importante.

O teste de perfil ajuda a decodificar características que, por vezes, estão ocultas e não podem ser compreendidas nos primeiros contatos. Dessa maneira, fica mais fácil contratar talentos com competências comportamentais alinhadas à vaga e ao negócio.

ebook gestão de telentosPowered by Rock Convert

Potencializa a seleção de gente aderente ao cargo

Quando o perfil comportamental é desconsiderado, a empresa pode enfrentar um grande problema: contar com alguém tecnicamente capaz, mas sem qualquer aderência à cultura ou aos seus atuais colegas de trabalho. Por várias razões, isso é um problema grave.

Profissionais sem aderência deixam a empresa em menor tempo, resultando no turnover de recém-contratados. Também têm mais chances de se envolver em conflitos, afetar o trabalho em equipe e entregar resultados além do desejado. Tudo isso é custo adicional.

Por outro lado, ao contar com testes consistentes, é possível avaliar a aderência do profissional à empresa, bem como aos seus futuros colegas de trabalho. Isso pode eliminar problemas futuros, reduzir custos indesejados e tornar a aquisição de talentos mais eficaz.

Ajuda a direcionar e reforçar a cultura organizacional

A cultura organizacional representa o conjunto de crenças, hábitos e valores que fazem parte da empresa. Em alguns casos, essa cultura está centrada no bem-estar das pessoas; em outros, na qualidade dos processos. De todo modo, ela é essencial aos negócios.

O problema é que uma cultura só pode ser modelada e sustentada se os profissionais abraçarem os seus princípios mais básicos. Não adianta dizer “temos paixão pelo trabalho” se esse valor não faz parte do conjunto de talentos que forma o empreendimento.

Nesse sentido, o teste de perfil comportamental ajuda a modelar de maneira consciente a cultura, selecionando quem carrega os valores desejados à empresa. Também fica mais fácil reforçar boas qualidades, mantendo as crenças centrais por longo prazo.

Agiliza o processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção (R&S) é longo e complexo. Ele conta com várias etapas, no intuito de triar os melhores candidatos e contratar quem merece fazer parte da empresa. Entre as diversas fases do R&S, o teste de perfil é uma das principais.

Todavia, caso feito manualmente, o teste comportamental pode ser longo e impreciso. É preciso coletar e estruturar um grande volume de dados sobre o candidato, depois analisá-los com profundidade. Isso custa tempo, energia e dinheiro ao departamento de RH.

Um bom software de análise de perfil comportamental pode mudar essa realidade. Ele automatiza o processo de coleta, estruturação e análise dos dados, entregando um relatório completo ao gestor de pessoas. Dessa maneira, a etapa de R&S torna-se mais rápida e precisa.

Como usar o teste de perfil comportamental?

Para realizar o teste de perfil comportamental com acerto, o primeiro passo é escolher um bom software. Além da agilidade, existem outras vantagens ligadas ao uso da tecnologia, como a escalabilidade e o acesso mais democrático.

É importante avaliar o método de análise de perfil comportamental usado pelo software e verificar se tem o reconhecimento de psicólogos e instituições de psicologia. Outros fatores importantes são: custo-benefício e nível de satisfação dos seus atuais usuários.

Quanto ao processo de uso, o mais comum é que siga as seguintes etapas:

  • aplicação em determinados processos (R&S, por exemplo);
  • coleta de dados sobre os funcionários, comumente por meio de questionários;
  • estruturação autônoma dos resultados;
  • geração de um relatório completo de perfil comportamental;
  • análise dos resultados e uso para a tomada de decisão.

Bons softwares de análise de perfil comportamental contam com uma rápida curva de aprendizagem. Em outras palavras, é possível aprender muita coisa em pouco tempo, depois aproveitar esse conhecimento para aperfeiçoar a atração e a seleção de talentos.

Como pôde ver, o teste de perfil comportamental é um método para decodificar as competências comportamentais dos talentos, avaliando os seus valores, crenças e atitudes. Assim, potencializa a seleção de gente talentosa e pode direcionar ou reforçar a cultura desejada pelo empreendimento.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para receber novos conteúdos sobre gestão estratégica de pessoas diretamente em seu e-mail. É só assinar a nossa newsletter!

Deixar Um Comentário