Qual a relação entre recursos humanos e liderança e por que uni-los?

2020-06-04T14:17:23-03:004 June, 2020|Gestão de Pessoas|

Nas organizações, realizar gestão de pessoas não é uma simples tarefa e exige muito conhecimento por parte do profissional. Competências, habilidades e conhecimentos são precisos para coordenar e motivar equipes, com diferentes perfis, a atingir os objetivos da empresa.

Grandes empresas necessitam de um ou mais líderes para comandar as equipes. O líder é o exemplo para os demais colaboradores. É a peça chave para promover as maiores transformações, inovar, engajar os profissionais e trazer resultados efetivos. Mas nem todo profissional já nasce um líder, é necessário desenvolvimento e destaque no ambiente de trabalho. Para isso, é preciso saber qual a relação entre recursos humanos e liderança, pois é aí que o setor de Recursos Humanos entra em ação.

O RH é responsável por recrutar, treinar, desenvolver e acompanhar os talentos dentro da organização. É a partir desse momento que se identifica qual o profissional, dentre os colaboradores, que tem potencial para ser um excelente líder no futuro. O RH e a liderança é uma combinação perfeita. Afinal, um cuida do bem-estar e desenvolvimento dos profissionais, enquanto o outro tem atuação mais aproximada dos seus colaboradores.

Quer saber mais sobre essa aliança? Continue a leitura que preparamos para você e conheça como recursos humanos e as lideranças podem ajudar a atingir o sucesso na sua organização.

Afinal, o que é liderança?

Antes de tudo, é preciso entender o que é e qual o papel de um líder dentro de uma organização. Liderança é a capacidade de uma pessoa em conduzir e motivar uma equipe qualificada, que atua em busca dos objetivos e resultados desejados pela empresa.

O líder é aquela pessoa que tem um conjunto de habilidades capaz de influenciar os seus colaboradores, sempre agindo de forma ética e fazendo com que os liderados sigam suas diretrizes. Os líderes, geralmente, compartilham os objetivos e valores similares ao da organização. O que pode diferenciar são o estilo e estratégia adotados por eles.

Além disso, os líderes precisam identificar e apontar quando os indivíduos da equipe não estão atingindo as expectativas desejadas. Mas para isso, é preciso ter um cuidado para que não crie atritos com a equipe e gere um ambiente conflituoso. Isso afetaria a relação direta com o colaborador e traria um clima ruim para toda a equipe.

E a gestão de Recursos Humanos?

A gestão de recursos humanos envolve diversas habilidades, métodos e práticas que visam o crescimento e desenvolvimento das pessoas dentro de uma organização, assim como a melhor gerência dos comportamentos e aproveitamento dos diferentes talentos e características encontradas no perfil dos colaboradores.

O setor de Recursos Humanos auxilia as lideranças no desenvolvimento competências dos colaboradores, cria e estabelecia políticas que alinham os interesses dos colaboradores com os objetivos organizacionais e promove crescimento e desenvolvimento da equipe. Os cuidados com a saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho tornam-se essenciais para a maior produtividade e aumento da capacidade de enfrentamento de obstáculos.

Guia completo sobre eNPS

Ao longo do tempo, o conceito de recursos humanos, vem sofrendo grandes mudanças no que tange à forma de tratar e lidar com os colaboradores. Isso se dá devido às transformações dos modelos de liderança, que ao longo do tempo têm se tornado cada vez menos focados em estabelecer diferenças de hierarquia, e sim em aproximar o líder de seu liderado, de forma que a gestão valorize o talento em vez de desmotiva-lo.

Parceria RH e liderança: Como isso traz melhores resultados?

Dentro das organizações, existem várias vantagens que podem ser observadas por meio da parceria entre recursos humanos e as lideranças. Veja a seguir as vantagens que listamos para você.

Melhoria da produtividade

O setor de Recursos Humanos trabalha em conjunto com as lideranças propondo ações que promovam o engajamento e motivação dos colaboradores. Por meio da avaliação dos líderes sobre o desempenho dos colaboradores, é possível identificar pontos fortes e fracos da equipe.

Sendo assim, o RH e a liderança pode criar um plano de ação para cada indivíduo, reforçando os pontos fortes e criando estratégias de melhoria para os pontos fracos.

As pessoas se sentem valorizadas e, como consequência desse trabalho, produzem muito mais.

Clima organizacional saudável

A avaliação do clima organizacional é de extrema importância. Essa avaliação, desenvolvida pelo RH, se refere ao grau de satisfação e motivação dos colaboradores dentro de uma organização. O líder tem papel fundamental na criação de um clima positivo, principalmente com a equipe.

Desenvolver feedbacks constantes com os colaboradores, manter uma comunicação ativa sobre as metas e resultados da empresa, acompanhamento das atividades da função, recompensas por mérito, geram confiança na equipe e satisfação da equipe.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é de suma importância na definição dos valores que norteiam a empresa e seus membros. Os líderes assumem um papel estratégico ao criar e sustentar a cultura organizacional por meio das suas ações, suas opiniões e das visões que adotam.

O setor de Recursos Humanos tem que demonstrar o quanto os pilares institucionais da organização fazem parte das ações corporativas. E isso envolve aplicá-las no dia a dia e em conversas periódicas. Os líderes podem diagnosticar carências e oportunidades de seus colaboradores para que a cultura da empresa permaneça em todas as atividades.

Utilize a tecnologia

Por fim, a utilização de tecnologia promove uma aproximação entre o RH e as lideranças. A disponibilidade de diversas plataformas e ferramentas simplificam os processos e torna as atividades mais estratégicas. Desta forma, o tempo perdido com tarefas longas e manuais passa a ser disponibilizado para reunir com as lideranças, discutir planos, estabelecer objetivos, metas e dialogar sobre feedbacks.

Os softwares otimizam os processos de recrutamento e seleção, reúne informações em apenas uma plataforma, melhoram a comunicação na empresa, permitem o compartilhamento de dados com precisão e agilidade. O RH e as lideranças podem desenvolver um trabalho muito mais qualificado com o uso de informações e processos automatizados.

Viu como essa parceria é fundamental para o crescimento da sua empresa? Se gostou, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. Albertino Bolacha Sabonete 12 de July de 2021 at 15:47 - Reply

    Gostei muito. Ajudou me bastante, na aquisição de conhecimento sobre aulas em matéria de Gestão de Recursos Humanos, que estou participando.

    • SER 13 de July de 2021 at 09:57 - Reply

      Olá Albertino, que bom que gostou 🙂

      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

      Abraço!

  2. […] que esse ponto seja tratado de forma correta, a liderança e o setor de Recursos Humanos devem estar alinhados em sua comunicação e repassá-la aos funcionários de forma […]

Leave A Comment

Go to Top