Como identificar talentos na empresa?

2019-05-20T11:07:36-02:008 fevereiro, 2018|Gestão de Talentos, Talent Management|

 

A identificação de talentos é a chave de sucesso de muitas empresas. Confira no artigo como encontrar as pessoas certas!

Uma empresa é formada pelo engajamento e motivação dos seus funcionários. Não é por acaso que os gestores têm priorizado tais características na hora de identificar talentos na empresa para, assim, reter profissionais junto à organização.

Encontrar talentos na empresa traz vantagens em vários âmbitos. Isso inclui, por exemplo, ganhos financeiros, já que a produtividade cresce em ritmo acelerado e também aumenta a capacidade inovativa, já que os colaboradores se sentem motivados a darem o seu melhor, pois estão sendo valorizados.

Bom, mas como identificar talentos na empresa? É o que você descobrirá no nosso artigo de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

Observe os diferenciais

O primeiro passo da identificação deve partir de um estudo. É importante que tanto os gestores quanto o departamento pessoal esteja atento aos funcionários. Isso inclui observar comportamentos diante de desafios e capacidade de adaptação.

Geralmente, os talentos se destacam pelo engajamento, proatividade e liderança. Ou seja, eles sabem conduzir o projeto, motivam os demais membros do time e são incansáveis ao bater uma meta.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Analise a atuação individualmente

Acompanhar o trabalho para reconhecer talentos exige um olhar apurado. Isso porque muitos se perdem pelo êxito do grupo. Logo, é fundamental manter um contato mais próximo com o time para saber quem se destaca dos demais.

A dica aqui é fazer um documento de avaliação individual e ir marcando os pontos de destaque de cada candidato. Isso pode ser feito com a ajuda de coordenadores de área.

Invista em atividades desafiadoras

Sabe quando as empresas lançam programas de trainee e uma das etapas envolve dinâmicas de grupo, com cases que precisam ser resolvidos? As atividades desafiadoras funcionarão mais ou menos no mesmo formato.

Para isso, questione os diretores, gestores e colaboradores sobre quais as necessidades mais latentes da organização. A partir disso, desafie os profissionais a baterem metas. Essa ação o ajudará a identificar os melhores talentos na empresa, aqueles que realmente colocam a mão na massa (e são criativos em suas soluções) e estão dispostos a fazer com que o objetivo seja concluído com sucesso.

Promova os melhores profissionais

Muitas vezes o que falta para um profissional se destacar é a valorização do trabalho desenvolvido por ele. Por essa razão, não negligencie o desempenho de um membro que tem se esforçado e já se mostrou apto para ocupar cargos mais altos.

Mesmo que ele ainda precise de uma formação gerencial específica, não deixe a promoção passar. É possível contemplá-lo com bolsas de estudos de MBA e treinamentos de qualificação, por exemplo. Além de motivá-lo, isso o ajudará a adquirir cada vez mais conhecimento especializado para aplicar na organização, deixando aflorar o talento.

Reconheça talentos e desenvolva funcionários
a partir da Matriz de Talentos!

eBook SER | Gestão de Talentos - Talent Grid

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Foque no capital humano da empresa

Não adianta querer identificar talentos se a sua empresa não se preocupa com os colaboradores. É preciso estar atento às necessidades dos seus funcionários, valorizá-los e buscar sempre criar um ambiente que favoreça as boas ideias e seja amigável.

Para isso reserve um tempo para analisar as políticas, valores e missão passados. Ofereça incentivos como bônus, benefícios sociais e um ambiente integrador. Assim, será possível reconhecer com mais facilidade aqueles que se destacam.

A empresa que se preocupa com a competitividade do mercado e quer se destacar precisa usar estratégias eficazes para identificar talentos na empresa. Esperamos que após ter lido as nossas dicas, você esteja mais preparado para essa tarefa. Para receber mais informações sobre esse e outros assuntos, não deixe de nos seguir nas redes sociais, estamos no Facebook e LinkedIn!

Deixar Um Comentário