Como identificar talentos na empresa?

2021-03-17T11:21:58-03:008 fevereiro, 2018|Gestão de Talentos, Talent Management|

A identificação de talentos na empresa é uma das chaves de sucesso. Seus benefícios são imensuráveis para o crescimento da organização. Confira no artigo como encontrar as pessoas certas para sua equipe! 

Uma empresa é formada pelo engajamento e motivação dos seus funcionários. Não é por acaso que os gestores têm priorizado tais características na hora de identificar talentos na empresa.

Dessa forma podem formular ações que promovam a retenção de profissionais de excelência na organização.

Assim sendo, encontrar talentos na empresa traz vantagens em vários âmbitos. Isso inclui, por exemplo, ganhos financeiros, já que a produtividade cresce em ritmo acelerado e também aumenta a capacidade inovativa.

Em resumo, quando os colaboradores se sentem valorizados, garantem entregas exponenciais e alavancam os resultados da organização.

Mas, para entender como identificar talentos na organização, é preciso saber, o que é um talento em potencial.

Afinal, o que é um talento profissional?

A princípio, um talento é alguém que caminha alinhado aos valores e metas da organização. Ou de forma semelhante, se alinha com facilidade a esses valores e internaliza positivamente a missão e visão da organização.

Mais que realizar entregas, um talento tem pensamento crítico e busca analisar se suas entregas geram valor para o negócio.

Além disso são inspiração para outros colaboradores, fortalecendo com isso uma cultura de aprimoramento nos lugares onde trabalham.

E como identificar um talento?

Identificar talentos exige uma mudança do mindset da organização. Os processos em Gestão de Pessoas precisam ser revistos e adaptados à nova realidade do mercado e as necessidades das equipes.

Aqui, listamos para você algumas dicas que vão ajudar seu setor de recursos humanos a identificar talentos.

1 – Invista nos processos de recrutamento e seleção

Antes de mais nada, tudo começa na atração. Vagas bem elaboradas, oferta de trabalho atrativa. Talentos estão em busca de oportunidades para se desenvolverem. Valorizam e aceitam os desafios.

Nesse sentido, atrair e contratar talentos vão ajudar seus líderes a identificar e até desenvolver outros talentos que sua organização já possua.

2 – Entenda quais são os perfis necessários ao negócio

É de extrema importância que o setor de recursos humanos entenda o negócio da organização. E a partir desse conhecimento mapeie os perfis necessários ao cumprimento dos objetivos organizacionais.

Dessa forma é possível identificar características comuns entre os talentos. Mas também estabelecer características específicas, como por exemplo gerenciamento de crise, tomada de decisão e pensamento crítico.

Assim você garante que as características se completem em uma equipe mais diversa e de alta performance.

ebook gestão de telentos

3 – Observe os diferenciais

Em primeiro lugar a identificação deve partir de um estudo. É importante que tanto os gestores quanto o departamento pessoal esteja atento aos funcionários. Dessa forma, inclui observar comportamentos diante de desafios e capacidade de adaptação.

Geralmente, os talentos se destacam pelo engajamento, proatividade e liderança. Ou seja, eles sabem conduzir o projeto, motivam os demais membros do time e são incansáveis ao bater uma meta.

Com toda a certeza talentos trabalham em prol do resultado coletivo. Eles entendem que precisam se desenvolver individualmente, mas se preocupam em caminhar em direção ao grupo. Trabalham coletivamente e em cooperação.

4 – Analise a atuação individualmente

Acompanhar o trabalho para reconhecer talentos exige um olhar apurado. Isso porque muitos se perdem pelo êxito do grupo.

Claro que o trabalho coletivo é extremamente importante, principalmente levando em consideração que boa parte dos talentos, se tornarão futuras lideranças.

No entanto, a avaliação individual é que permitirá a identificação das qualidades necessárias ao profissional de talento.

De fato, é fundamental manter um contato mais próximo com o time para saber quem se destaca dos demais.

Portanto, a dica aqui é fazer um documento de avaliação individual e ir marcando os pontos de destaque de cada candidato. Isso pode ser feito com a ajuda de coordenadores de área.

5 – Invista em atividades desafiadoras

Sabe quando as empresas lançam programas de trainee e uma das etapas envolve dinâmicas de grupo, com cases que precisam ser resolvidos? Então, as atividades desafiadoras funcionarão mais ou menos no mesmo formato.

Para isso, questione os diretores, gestores e colaboradores sobre quais as necessidades mais latentes da organização. A partir disso, desafie seus profissionais.

Essa ação o ajudará a identificar os melhores talentos na empresa, aqueles que realmente colocam a mão na massa. Os que são criativos em suas soluções. E aqueles que estão dispostos a fazer com que o objetivo seja concluído com sucesso.

6 – Promova os melhores profissionais

Muitas vezes o que falta para um profissional se destacar é a valorização do trabalho desenvolvido por ele. Por isso, não negligencie o desempenho de um membro que tem se esforçado e já se mostrou apto para ocupar cargos mais altos.

Mesmo que ele ainda precise de uma formação gerencial específica. Não deixe a promoção passar. É possível contemplá-lo com bolsas de estudos de MBA e treinamentos de qualificação, por exemplo.

Como resultado, além de motivá-lo, isso o ajudará a adquirir cada vez mais conhecimento especializado para aplicar na organização, deixando aflorar o talento.

7 – Invista em comunicação transparente

A comunicação é sempre um desafio para as organizações. Mas também é uma ferramenta capaz de gerar transformação cultural.

Nesse sentido ela se transforma em uma aliada para identificar talentos. Para isso, invista em canais de comunicação transparentes e que fortaleça a confiança dos colaboradores na organização e em seus pares.

Estimule a proximidade de líderes e liderados. E de liderados e seus pares. Para isso, ofereça programas de onboarding, comemorações em datas especiais e conquistas da equipe.

Em suma, são pequenas ações que trazem mudanças e ajudam a identificar talentos e retê-los na organização

ebook gestão de telentos

8 – Foque no capital humano da empresa

Não adianta querer identificar talentos se a sua empresa não se preocupa com os colaboradores.

É preciso estar atento às necessidades dos seus funcionários, valorizá-los e buscar sempre criar um ambiente que favoreça as boas ideias e seja amigável.

Em síntese, o capital humano que antes era considerado uma ferramenta de sucesso da organização, hoje se tornou seu oxigênio. Não é possível sobreviver as mudanças do mercado, sem investir nele.

Para isso reserve um tempo para analisar as políticas, valores e missão passados. Ofereça incentivos como bônus, benefícios sociais e um ambiente integrador.

Dessa forma, será possível reconhecer com mais facilidade aqueles que se destacam.

E além de identificar os talentos, você promoverá o employee experience, favorecendo um clima de satisfação e retenção desses talentos.

E quais as vantagens de identificar os talentos da organização?

Identificar e investir nos talentos da organização é um dos processos da Gestão de Talentos. E a Gestão de talentos é o desenvolvimento estratégico do RH tradicional.  Nesse sentido, fazem parte também dela a atração, retenção e desenvolvimento desses talentos.

E o propósito disso é proporcionar à organização condições de alcançar os objetivos propostos em seu planejamento estratégico.

Inegavelmente, identificar talentos e fazer a gestão destes, irão colocar a empresa na rota do crescimento. Afinal uma empresa que se preocupa em criar um ambiente de desenvolvimento de talentos, promove a satisfação do cliente interno e externo.

Ou seja, fortalece e impulsiona sua marca empregadora. Com isso reforça sua competitividade no mercado.

Isso por si só já irá colaborar para a primeira estratégia da identificação de talentos: a atração.

Mas é preciso também reter e dar condições de desenvolvimento a esses talentos. Afinal, quando um talento vai embora, ele carrega consigo não só seus próprios talentos como toda a expertise do negócio que adquiriu com seu trabalho.

E investir em novos talentos e reiniciar a jornada é um trabalho árduo e de alto custo para a organização.

Nesse sentido, dentre outras vantagens da identificação de talentos, podemos destacar:

  • Fortalecimento de uma cultura organizacional de desenvolvimento e excelência;
  • Aumento da produtividade, engajamento, comprometimento com os resultados coletivos e entrega com qualidade;
  • Economia de recursos com a diminuição do turnover e sem processos contínuos de recrutamento e seleção;
  • Garantia de alcance de resultados dentro do planejado;
  • Manutenção de uma equipe de alta performance

 Concluindo

A empresa que se preocupa com a competitividade do mercado e quer se destacar precisa usar estratégias eficazes para identificar talentos na empresa.

Como resultado disso, é possível contar com uma equipe de alta performance. E isso por si só é uma garantia de sucesso para a organização.

Equipes de alta performance se encarregam de todo o processo de crescimento da empresa. São focados e comprometidos com todos os processos.

Mas para identificar e fazer a gestão de talentos de sua empresa, sabia que você pode contar com o apoio da tecnologia? Afinal é preciso um programa de avaliações de resultados e desempenho, além de aprimoramentos constantes.

Aqui na SER, estamos sempre empenhados em oferecer as melhores soluções em Gestão de Pessoas para seus colaboradores.

Quer conhecer a ferramenta SER HCM e impulsionar a identificação de talentos e sua gestão na sua empresa? Entre em contato conosco!

Aproveite e assine nosso newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Esperamos que após ter lido as nossas dicas, você esteja mais preparado para essa tarefa. Para receber mais informações sobre esse e outros assuntos, não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Deixar um comentário

Ir ao Topo