Saiba como elaborar um modelo de PDI

2019-05-17T14:24:52-03:001 março, 2018|Educação Corporativa|

 

Conheça a excelente estratégia de desenvolvimento utilizada para motivar e engajar profissionais

O modelo de PDI é constituído por um plano de ações que ajuda o indivíduo alcançar um objetivo. Ele é um compromisso compartilhado entre um profissional e seu gestor, no qual tanto os interesses da empresa quanto os anseios profissionais e pessoais do funcionário são beneficiados.

Sabemos que o sucesso de uma organização está relacionado às pessoas que fazem parte dela. Pensando nisso, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma das principais estratégias que uma empresa deve utilizar para impulsionar o desenvolvimento de seus talentos.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

O Plano de Desenvolvimento Individual traz benefícios para empresa e colaboradores. Veja como implementá-lo!

Boa liderança é fundamental

Apesar de ser responsabilidade do colaborador seguir o PDI, o ideal é que ao longo do processo exista um líder para auxiliá-lo a manter o foco na direção do objetivo desejado. O tutor oferece suporte, feedbacks, orientações e sugere ajustes.

Além de garantir a execução do PDI, a liderança também assegura que os interesses do colaborador se encaixem com a necessidade da empresa.

Defina objetivos para o PDI

O primeiro passo para a elaboração do PDI é a definição de objetivos. É preciso analisar seu estado atual e aonde gostaria de estar. O objetivo pode ser conseguir uma promoção, começar um novo projeto, fazer uma especialização etc.

Ter metas muito bem definidas é essencial para a eficácia do plano. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico, orientar ações e ter maior clareza sobre o que precisa ser melhorado.

Conheça os pontos fortes e pontos a melhorar

Faça um diagnóstico detalhado buscando identificar características pessoais, formação, habilidades, desempenho e pontos de melhoria. É importante que o colaborador conheça tanto os aspectos em que ele se destaca quanto as competências que precisam ser trabalhadas.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

cta_baixe_ebook_gratis_azul

Elabore um plano de ação

Com as metas estabelecidas e com o diagnóstico realizado, defina as ações concretas e elabore estratégias que levarão ao alcance do resultado desejado. Determine alguns objetivos relacionados a cada competência a ser trabalhada e algumas ações que darão suporte ao sucesso do plano.

As medidas propostas podem ser participar de cursos, treinamentos, entre outras. Mas a ideia principal é ir além de pequenas ações, realizando desafios que tirem o indivíduo da zona de conforto. O desafio deve ser viável e realista como, por exemplo, conduzir uma reunião ou ministrar uma palestra.

Estabeleça metas e prazos

Estabelecer metas e prazos é uma maneira de medir se o que foi proposto a fazer foi ou não cumprido. É necessário buscar métricas adequadas a cada PDI.

Em relação à duração, os planos podem ser de curto, médio ou longo prazo e são planejados para durar, em média, de três meses a um ano. Esse prazo deve variar de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Sem dúvidas, a utilização do PDI nas empresas é positiva para conseguir melhores resultados a longo prazo, tanto para a organização quanto para o colaborador. Vale lembrar que bons planos de desenvolvimento individual devem incluir feedbacks e conversas frequentes para acompanhar o andamento das atividades estipuladas. Aplique estas dicas e elabore modelos de PDI cada vez melhores!

Aproveite e compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer e preparar um PDI!

Deixar Um Comentário