Conheça os benefícios e como adotar o High Touch na Gestão de Pessoas

2020-12-11T11:11:00-03:0010 December, 2020|Tecnologia para RH|

High touch, de alto toque, é a experiência vivida pelo funcionário no cuidado que a empresa mantém em tempos de alta tecnologia.

Em todo o mundo, o trabalho passou por uma grande transformação em 2020 em decorrência da pandemia. A tecnologia tomou um espaço já previsto, mas de uma forma mais acelerada que o esperado. Pensar a otimização de processos e integração do setor de tecnologia com todos os outros setores, já fazia parte do desenvolvimento estratégico das empresas, em busca de crescimento.

Mas a pandemia mundial trouxe um olhar urgente sobre essas questões. E na busca por ferramentas capazes de substituir o trabalho presencial, a tecnologia se tornou uma grande aliada da gestão de pessoas e de negócios.

High Tech e a Indústria 4.0

A revolução industrial 4.0, trouxe o high tech ou alta tecnologia, para o centro de discussões nos negócios. Automação de processos, otimização do trabalho, redução de custos. É o futuro chegando a toda velocidade, nos tirando o fôlego e provocando uma transformação na nossa forma de viver, trabalhar e até pensar.

Como já dissemos aqui em outro artigo, implantar ferramentas tecnológicas capazes de otimizar processos e melhorar a gestão destes, é o que auxilia o crescimento de uma empresa e a torna competitiva no mercado. As facilidades criadas por essas ferramentas trazem uma infinidade de benefícios proporcionando à gestão, tempo para planejar ações práticas e estratégicas de desenvolvimento.

No entanto, com o advento da tecnologia, surgiu a angústia relacionada à substituição das pessoas pelas máquinas, capazes de desempenhar com excelência as atividades de criação e desenvolvimento de produtos e serviços. A possibilidade de distanciamento entre as pessoas e o esfriamento das relações de trabalho.

Não basta ser tecnológico. É preciso também ser humano. E é nesse cenário que entra o high touch.

A importância do High Touch

Se o mundo digital e suas transformações estão no auge, nesse ano tão incomum, na outra ponta, em contraste,  há algo de urgente surgindo: a conexão que há entre sermos tecnológicos, sem no entanto perder a capacidade de sermos cada vez mais humanos. Unir tecnologia, inovação e automação, sem, no entanto substituir o pensamento crítico, capacidade cognitiva e a responsabilidade humana e social que há nas relações de trabalho.

Como resultado dessa necessidade de junção entre o tecnológico e o humano, surge o High Touch. Se hoje é possível obter softwares capazes de auxiliar em todos os processos e subsistemas nos setores de Recursos Humanos, é exatamente esse high touch que cria proximidade, empatia, cuidado. É o que diferencia e ao mesmo tempo une o tecnológico e o humano.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

A era de robôs e softwares capazes de realizar em segundos, atividades que manualmente levariam horas, assombra ainda hoje diversos trabalhadores, nas mais diversas atividades. Esse fantasma serviu para que a área de tecnologia de informação se unisse ao setor de recursos humanos e se reinventassem, com o intuito de buscar uma solução tangível a essa nova realidade do mercado.

O high touch busca inspiração na experiência do cliente, trazendo desse modelo de negócio, possibilidades de trazer para os colaboradores, maneiras de motivar, produzir engajamento e reduzir as burocracias na gestão de pessoas.

Como estabelecer uma cultura high touch?

Mantenha o foco nas pessoas!

Para que esse processo possa funcionar de forma fluida, é preciso realmente focar em pessoas. Acima de tudo, é o olhar para a pessoa e entender como ela está, em que situação ela se encontra.  É uma reestruturação que exige uma mudança cultural na empresa.

São questões que incluem o subjetivo, que não é perceptível nos processos de trabalho. Entre eles a saúde mental, um tema extremamente delicado, que já tratamos aqui, quando falamos de burnout. Em suma é a reestruturação de mindset da organização. E esse é o primeiro maior desafio na adoção do high touch. Rever processos críticos, que tocam nas pessoas, fazendo uma releitura dos processos, colocando o usuário no centro das atenções.

Para isso é extremamente importante que a organização não se esconda atrás da tecnologia. Mas coloque em equilíbrio a visão do funcionário como pessoa e como trabalhador ou força de trabalho.

E quais os benefícios disso para sua organização?

Vivemos momentos críticos enquanto sociedade. O distanciamento social imposto pela pandemia criou barreiras às demonstrações de afeto e cordialidade. Em decorrência disso, se tornou mais difícil manter uma comunicação empática, já que todos estão sobrecarregados, tentando superar um ano tão difícil.

Nesse cenário o setor de Recursos Humanos encontrou pela frente um desafio: manter a motivação da equipe em alta, enquanto trabalha a força da marca, tornando a empresa uma marca empregadora. E nesse unir da tecnologia e da humanidade que a empresa promove a transformação cultural capaz de gerar o sentimento de pertencimento dos funcionários.

Gestão personalizada à necessidade do colaborador

O High Touch traz a possibilidade de adequar os processos ao perfil de cada profissional. E aí é possível adequar desde os processos de treinamento e desenvolvimento até personalizar os benefícios de acordo com a necessidade de cada um deles.

Atender à expectativa do cliente interno, ou seja, o sucesso de cliente interno, gerando credibilidade, impacto positivo na sociedade e na vida de seus trabalhadores.

Como resultado, o crescimento da satisfação de seus colaboradores, gerando engajamento, diminuindo absenteísmo, turnover, transformando sua empresa no sonho de trabalho, ou seja, fortalecimento da marca empregadora ou employer branding. Consequentemente, favorecendo o crescimento da sua empresa de forma substancial.

Em suma, unir high tech e high touch nos processos de Gestão de Pessoas de sua empresa passa pelo entendimento de que ambos fazem parte da mesma estrada, que levarão sua empresa ao desenvolvimento!

Aqui na SER nós valorizamos o fator humano tanto quanto a tecnologia e estamos sempre em busca das melhores soluções em Gestão de Recursos Humanos. Quer saber como unir o high tech e o high touch e levar a melhor solução em gestão de pessoas para sua empresa? Entre em contato conosco!

E aproveita se você gostou do nosso conteúdo e compartilha em suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top