SER Desempenho e Desenvolvimento: conheça essa solução e seus benefícios!

2020-04-15T14:46:15-03:0020 fevereiro, 2020|Gestão de Desempenho|

A todo momento estamos avaliando tudo que acontece ao nosso redor e nas organizações não seria diferente. Avaliamos o desempenho financeiro, operacional, técnico, as vendas, a qualidade dos produtos, o atendimento ao cliente e, principalmente a produtividade e desempenho humano.

Mais do que um simples processo de avaliação, fazer uma gestão de desempenho e desenvolvimento também envolve o crescimento profissional dos colaboradores, otimizando os seus resultados e tornando-os mais integrados com a cultura organizacional.

A SER tem toda a tecnologia que integra a gestão de pessoas na organização, agilizando processos e análises, permitindo a aplicação de projetos de gestão de pessoas considerando a cultura organizacional de cada empresa. Ela amplia as análises sobre a gestão de pessoas, alinhada a estratégia do negócio resultando em aumento de performance dos colaboradores

Você ainda não tem conhecimento de como fazer uma gestão de desempenho ou tem dificuldades na hora de colocar em prática? Então continue a leitura deste artigo e veja como a SER pode auxiliar sua empresa no desenvolvimento dos seus colaboradores.

Você sabe o que é avaliação de desempenho?

Com as inovações e constantes mudanças no mercado, as empresas viram a necessidade em agregar valor à organização e as pessoas que nela trabalham. A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada colaborador em função das atividades que ele realiza, metas e resultados obtidos.

É um processo que busca conhecer e mensurar o desempenho dos membros na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado pela empresa e o que é apresentado pelo colaborador. Constitui-se em uma poderosa ferramenta para identificar problemas e buscar a melhoria contínua do desempenho humano.

Toda pessoa precisa receber um feedback a respeito do seu desempenho para saber se o seu trabalho está sendo realizado da melhor maneira ou se é necessário fazer devidas correções. A avaliação permite identificar os pontos fortes e frágeis de cada indivíduo.

Ter uma gestão de desempenho dentro da organização demonstra a preocupação da empresa com seus colaboradores. Além disso, por meio dessa gestão é possível ter diversos indicadores para a área, possibilitando a criação de estratégias para impulsionar o desempenho dos colaboradores.

Metodologia de avaliação de desempenho

A empresa precisa fazer um planejamento e definir os métodos que serão aplicados nesse processo para atingir os objetivos desejados. Existe avaliação de 90, 180, 360 graus e por competência. É importante que o colaborador faça a sua autoavaliação para que ele possa avaliar o seu próprio desempenho como meio de alcançar metas, resultados e superar expectativas.

A avaliação 90 graus ou a chamada direta é feita pelo líder imediato, ou seja, é ele quem assume o compromisso de emitir parecer sobre todos os seus colaboradores diretos. Um benefício é que quem conhece melhor sua equipe é o próprio líder. Já a desvantagem é que avaliação pode ser prejudicada por desgaste no relacionamento interpessoal.

ebook gestão de desempenhoPowered by Rock Convert

O modelo 180 graus é feito em conjunto entre o líder e o colaborador, ou seja, a avaliação é analisada e discutida pelos dois lados. É uma possibilidade de troca e clareza, porém é preciso uma boa comunicação e amadurecimento da cultura. O gestor funciona como elemento de guia e orientação, por outro lado, o colaborador avalia seu desempenho em função do feedback.

Na avaliação 360 graus, participam o gestor, os companheiros de trabalho, os colaboradores, os clientes internos e externos, fornecedores, todos em uma abrangência de 360 graus. Com esse método de avaliação é possível analisar a capacitação do colaborador, as habilidades, as atitudes, o perfil do colaborador e os pontos fortes e fracos.

A avaliação de desempenho por competência é feita com base análise das qualidades que o profissional possui, incluindo competências comportamentais e técnicas, habilidades e capacidade de obter resultados.

Quais são os benefícios da avaliação?

A avaliação de desempenho constitui em um processo de agregar pessoas. É a base de informações para o processo de recrutamento e seleção ao indicar as competências e atitudes adequadas para os novos colaboradores. Além disso, é possível identificar como as pessoas estão integradas com os seus cargos, atividades e competências.

Por meio da avaliação de desempenho, as organizações podem criar um plano de recompensa para os colaboradores, proporcionando maior engajamento e motivação dos mesmos. Recompensando os colaboradores é uma forma estratégica de manter e atrair novos talentos. O nível de satisfação influencia diretamente no bem-estar da empresa, sendo um diferencial competitivo.

A avaliação cria um clima positivo na empresa, pois proporciona ações visando um maior equilíbrio, melhoria dos processos internos, otimização do trabalho em equipe, treinamentos para maior qualificação e desenvolvimento dos colaboradores. Isso gera um melhor desempenho geral da empresa por meio do desenvolvimento de cada colaborador de forma individual.

O maior ganho com o processo de avaliação é o levantamento de pontos fortes e fracos da equipe. Por meio disso a empresa pode criar um plano de desenvolvimento para seus colaboradores, de forma a melhorar continuamente o conhecimento, habilidades técnicas de seus colaboradores.

Feedback

Após a avaliação é importante que seja realizado o feedback. É uma ferramenta de comunicação bastante poderosa para dar o retorno aos seus colaboradores sobre o seu desempenho, podendo ser feito de maneira escrita ou oral. O feedback tem uma grande relevância para o negócio, pois ele atua diretamente no desenvolvimento individual e no aprendizado da equipe.

Com o feedback o gestor e colaborador criam o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI. O plano de desenvolvimento individual é um planejamento realizado entre a organização e seus membros. O objetivo é mapear as competências desse colaborador e entender quais são os próximos passos para que ele se capacite e se desenvolva, alcançando novos níveis na sua carreira.

Empresas como a SER proporcionam soluções e tecnologias que integram toda a gestão de pessoas na organização, auxiliando processos e análises. Permite a criação de formulários totalmente customizáveis, possibilita aplicação de diferentes formatos e gestão de contratos de metas.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e descubra mais sobre essa ferramenta!

Deixar um comentário