O que é e como fazer a gestão de metas na sua empresa?

2021-04-22T09:09:48-03:009 novembro, 2016|Gestão de Desempenho, Gestão de Metas|

Metas são importantes estratégias para o alcance de resultados no negócio. No entanto, o sucesso delas depende da gestão de metas. Quer entender o que é a gestão de metas e sua importância para o alcance dos objetivos de sua empresa? Acompanhe a gente neste artigo.

Falar sobre metas é bastante comum no ambiente organizacional. Afinal, as metas contribuem para o crescimento do negócio e engajam todo o time de trabalho na busca pela visão da empresa.

As metas funcionam como uma bússola corporativa, indicando o caminho correto a ser seguido.

Certamente, o desenvolvimento delas tem uma grande importância no alcance do sucesso dos resultados de uma empresa. Afinal, são essas metas que tornarão palpáveis e materializarão os objetivos da organização.

Antes de estabelecê-las, no entanto, é preciso entender qual a missão da empresa e aonde ela que chegar. De forma que as metas sejam objetivas e claras e direcionadas ao crescimento do negócio.

As metas podem e devem ser estabelecidas em todos os setores e níveis hierárquicos da empresa. Consequentemente, isso irá promover o engajamento de todos os colaboradores no alcance dos resultados, criando um sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Sem as metas, ninguém sabe o que, como e quando fazer. Como resultado, sua equipe deixa de crescer, sua empresa deixa de lucrar e seu negócio corre o risco de perder espaço no mercado.

No entanto, não basta estabelecer as metas. É preciso geri-las.

Logo, entender o que é gestão de metas e como isso pode contribuir para o crescimento do seu empreendimento é cada vez mais importante.

O que é gestão de metas?

Apesar de já conhecer o assunto há um bom tempo, muitos gestores ainda têm dificuldades na hora de elaborar metas para suas equipes de trabalho. Mas isso não é mais admissível, especialmente se levarmos em consideração a atual competitividade existente no mercado e a necessidade do desenvolvimento de equipes de alta performance.

A palavra “gestão” vem do latim e significa “ação de administrar”. Logo, a gestão de metas é o ato de administrar os diversos recursos existentes para que toda a tarefa seja bem-sucedida, conquistando o objetivo desejado pela organização.

Para isso, é necessário levar em consideração ao menos três variáveis: recursos humanos, financeiros e o tempo. Sem esses pilares, é quase impossível trabalhar.

Como fazer a gestão de metas?

Para ter sucesso na gestão de metas é importante levar em consideração alguns passos principais. Eles te ajudarão a elaborar a meta e manter o comprometimento de toda a equipe.

Planejamento

Infelizmente, muitos empreendedores não dão a devida atenção a essa primeira etapa e acabam por criar metas inatingíveis e que desestimulam seus times de trabalho. Uma meta mal elaborada não contribui em nada para o crescimento da empresa.

Dessa forma, ao menos cinco coisas devem ser consideradas ao se planejar uma meta: elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido — padrão mundialmente conhecido como SMART.

O método SMART, como o próprio nome diz, é uma metodologia. Seu intuito é auxiliar o processo de criação de metas, definindo suas características, independente da área ou negócio.

Implementação

A implementação é um passo tão importante quanto qualquer outro e pode botar tudo a perder se não for levado a sério. É responsabilidade do gestor informar seus liderados sobre as novas metas e eliminar qualquer dúvida existente, garantindo que todos entendam e se comprometam com a tarefa.

Para isso, você pode optar por fazer uma reunião com sua equipe de trabalho. Explique exatamente quais metas serão implementadas e o motivo disso. Também é importante oferecer recompensas que engajem o time de trabalho na busca pelos resultados, por mais simples que sejam.

ebook gestão de desempenho

Para auxiliar a implementação de metas, te apresentaremos alguns passos importantes:

1 –Divida as metas como quantitativas e qualitativas

Isso irá facilitar a gestão de metas.

Metas quantitativas são os índices que devem ser alcançados, acompanhados e medidos para se obter um determinado resultado.

Já as metas qualitativas, são os comportamentos que sua equipe precisa adotar para garantir o alcance desses resultados.

2 – Compartilhar a visão de futuro com toda a equipe

Para implementar e fazer a gestão de metas é preciso recrutar todas as pessoas em torno da visão.  Certamente, a equipe precisa saber para onde está indo. E o compartilhamento dessa visão e futuro que irá direcionar o cumprimento das metas.

Nesse sentido, se a empresa não envolver os funcionários nessa visão, perde a força. Porque não há protagonismo dos colaboradores se eles não entendem o que a organização espera deles.

3 – Construa uma equipe motivada para comprometer-se

Isso também acontece através do protagonismo. Com o intuito de criar esse protagonismo, seus colaboradores devem sair do papel de coadjuvantes. E dessa forma se tornarem participantes do processo de crescimento da empresa.

Para isso sua empresa deve descobrir em todos um objetivo comum. Um objetivo que os façam participar da busca do objetivo macro da organização.

4 – Faça reuniões individuais para entender as necessidades da equipe

Nessas reuniões, implantar uma cultura de valorização do feedback é importante.

Uma organização ou departamento é um sistema de forças ou de atividades conscientemente coordenadas. Elas precisam cooperar entre si para alcançar objetivos comuns.

Todavia, para implantar metas é preciso entender que cada membro dessa equipe tem uma necessidade individual. E é preciso que essas necessidades sejam compatibilizadas com as necessidades da organização.

Dessa forma, no feedback é possível identificar ambas as necessidades. Manter aquelas que são compatíveis e negociar as que não são.

Acompanhamento

Para uma adequada gestão de metas é importante acompanhar o desempenho de todos, evitando que os colaboradores fiquem desinteressados e, assim, deixem o assunto de lado.

As pessoas só ficam motivadas se souberem em que estágio estão e se estão andando na direção correta.

Portanto, é muito importante acompanhar o desempenho de perto. Dessa forma será possível entender se todos os requisitos estão sendo cumpridos para a direção planejada de uma maneira organizada e coerente.

E qual a importância da gestão de metas?

Investir na gestão de metas de sua empresa, acompanhando seu cumprimento e alinhando a equipe aos resultados esperados promove uma cultura de transformação.

Entre os principais benefícios da gestão de metas, podemos destacar:

1- Promoção do engajamento da equipe

A gestão de metas é capaz de promover o engajamento da equipe no alcance de resultados positivos. Afinal, se o colaborador entende sua participação no resultado geral e recebe apoio no desenvolvimento de suas atividades, ele se compromete com seu trabalho. Consequentemente, saber o que fazer para contribuir com o crescimento da empresa, faz com seus colaboradores se sintam pertencentes à organização e responsáveis pelo seu sucesso.

2- Aumento da motivação dos seus colaboradores

O cumprimento de metas deve estar atrelado a um pacote de benefícios para seus colaboradores. E essa deve ser uma informação clara e um compromisso da organização.

O resultado disso é uma equipe motivada, que se empenha para a conquista de resultados.

Comunicação interna

3- Auxilia a tomada de decisões da empresa

A partir da gestão de metas e análise das entregas cumpridas, é possível que gestores e líderes tomem decisões mais assertivas e justas. Promovendo assim um ambiente equilibrado de resultados e recompensas para empresa e colaboradores.

4- Promoção do desenvolvimento da equipe

A gestão de metas permite a discussão das metas  entre liderança e liderados. Dessa forma, toda meta leva em consideração os pontos de excelência e pontos de melhoria da equipe.

Isso facilita o entendimento de que cada colaborador é responsável pelo seu processo de desenvolvimento profissional, na busca dos melhores resultados para a organização. E com isso, o resultado é o desenvolvimento de equipes de alta performance.

5- Redistribuição de tarefas

Por fim, é possível readequar as metas levando em consideração a realidade de cada colaborador, a partir da gestão de metas. No acompanhamento cada gestor tem a possibilidade de compreender as dificuldades individuais e fazer a redistribuição de tarefas. Dessa forma não prejudica o resultado.

Essas são apenas algumas das vantagens de realizar a gestão de metas. Levando em consideração todos os seus benefícios, fica fácil entender como a gestão de metas pode contribuir para a formação de uma equipe de alta de performance que produza resultados de excelência para a organização.

Concluindo

Em suma, implementar e gerir metas definirá o futuro de sua empresa.

E para que esse futuro seja promissor é preciso adaptar atitudes e cultivar bons hábitos. Acima de tudo a gestão de metas permitirá alcançar os objetivos.

Dessa forma, a empresa precisa envolver todos na missão de alcançar o futuro esperado. E é muito importante que todos ganhem com o resultado.

Portanto, implementar as metas corretas, preparar sua equipe para as alcançar e acompanhar os resultados irão garantir que todos saiam ganhando.

Uma dica para te auxiliar na gestão de metas com sua equipe, é a utilização de tecnologia. Através de ferramentas e softwares é possível garantir uma boa gestão de metas que alavanque os resultados da organização e garanta o alcance os objetivos macros.

E se você não sabe qual usar ou por onde começar, entre em contato conosco. Nossos consultores podem te apresentar as melhores soluções para auxiliar seus gestores na implantação e gestão de metas de sua empresa.

E se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para assinar nossa Newsletter. Assim você recebe direto em seu e-mail os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo