10 dicas para ter um ótimo dia de trabalho

2021-10-07T09:06:37-03:005 setembro, 2012|Gestão de Desempenho|

Ter um ótimo dia de trabalho não é uma tarefa impossível. Acompanhe nesse artigo 10 dicas para chegar ao final do dia de forma leve e produtiva.

Qualidade de vida e trabalho. Esse é um conceito que vem crescendo dentro das organizações. Sendo inclusive, um dos focos de investimento de muitas empresas a criação de um setor totalmente voltado para o desenvolvimento de ações que propiciem aos colaboradores uma experiência de cuidado global.

Mas, se por um lado essa é uma preocupação do setor de RH, por outro lado, precisa ser um ponto de atenção para os colaboradores.

Fato é que o simples investimento da empresa em um ambiente mais acolhedor, saudável, com espaço de escuta ativa e condições de desenvolvimento pessoal e profissional não é garantidor de um ótimo dia de trabalho.

Certamente, parte do investimento necessário à garantia de um ambiente de trabalho inspirador e positivo depende também das ações de cada colaborador ao iniciar a jornada de trabalho.  Portanto, as decisões que você toma durante seu expediente e a mentalidade com a qual encara o trabalho fazem toda a diferença nos resultados do fim do dia.

Assim sendo, cultivar certos hábitos e descartar outros é muito importante para conseguir manter o bem-estar e evitar o estresse. Pensando nisso, nesse post trouxemos 10 dicas para seu comportamento diário que podem garantir um ótimo dia de trabalho, mesmo que você ache isso impossível.

Acompanhe a gente nesse artigo e entenda como isso pode ser feito.

Ambiente de trabalho e Inteligência emocional

Inteligência emocional tem sido um assunto amplamente discutido em gestão de pessoas e em vários outros segmentados. Mas o que faz desse assunto, um interesse em comum a tantos pessoas e profissionais? A resposta está no fato da inteligência emocional dentro do espaço organizacional, ser uma soft skills capaz de subsidiar a tomada de decisão do colaborador de forma assertiva.

Ou seja, a partir do gerenciamento de suas próprias emoções e até dos pares, é possível que o colaborador administre situações conflituosas, pressões do trabalho e outras situações difíceis, com mais habilidade.

Já que quando falamos de inteligência emocional estamos nos referindo a uma série de habilidades que o colaborador possui ou pode desenvolver. Entre essas habilidades estão o autoconhecimento, o controle emocional, automotivação e a empatia.

Em suma, somadas, essas habilidades contribuirão para o desenvolvimento de relações interpessoais mais equilibradas, impactando com isso a rotina de trabalho.

Isso porque quando falamos sobre ter um ótimo dia de trabalho, não estamos falando de um dia sem imprevistos, problemas ou situações de conflito. Mas de vivenciar essas situações com a real importância que elas têm. E mais que isso: conseguindo propor soluções de forma empática e trabalhando em equipe com um bom clima de trabalho.

Mas claro que isso são decisões que partem do individual, para alcançar o coletivo. E se você quer saber como começar o dia se preparando para torná-lo mais leve, positivo e produtivo, acompanhe essas dicas.

1- Comece com 15 minutos de meditação

É muito mais fácil manter uma atitude positiva se você tem um “armazém” de pensamentos bons que pode acessar quando seu dia não estiver particularmente agradável. Comece todos os dias com uma meditação de gratidão e reflexão pelas conquistas e aspectos bons da sua vida. Você pode fazer isso com um livro, músicas ou outros recursos de sua preferência.

Em resumo, a meditação não precisa ser necessariamente aquele momento transcendental de desligamento do tempo presente. Ela pode ser um momento de deslocamento dos pensamentos para algo simples, como um lugar que você gosta por exemplo. O importante é que você comece o dia desacelerando o pensamento dos problemas e preenchendo suas memórias de coisas que lhe trazem paz.

2- Alinhe seu trabalho com seus objetivos de vida

Lembre-se sempre de que há razões mais profundas para ir ao trabalho. Elas podem ser sua família, ajudar seus clientes ou fazer a diferença. Seja qual for, você deve ter uma motivação mais profunda do que a simples remuneração.

Seu trabalho precisa ter para você um propósito. Isso fará com que, todos os dias, esse propósito seja sua motivação para desempenhar com excelência suas atividades.

3- Use seu tempo de locomoção

A maioria das pessoas usa o tempo de locomoção de ida e volta do trabalho para ouvir notícias, ler e-mails, fazer ligações ou trocar mensagens. Mas se você refletir por um tempo irá perceber que esse período seria perfeito para que você se prepare para o dia. Ouça músicas que motivem, inspirem e coloquem você no humor certo para ir para o escritório.

Você também pode escolher acompanhar um podcast que faça sentido para seu dia de trabalho, ou te dê inspirações para começar um novo dia.

4- Sorria

Se não conseguir sorrir, pelo menos tente suavizar as rugas de preocupação entre os olhos ou evitar franzir a testa. Esse tipo de tensão contribui para o estresse e ansiedade e não ajuda você a relaxar. Descubra os benefícios de sorrir e não deixe que uma cara feia espante seus clientes.

A dica é foque em momentos bons, lembre-se de situações que você seja grato. Conte para outras pessoas seus motivos de gratidão, isso te fará sorrir e compartilhar coisas positivas.

5- Espalhe bom humor

Quando as pessoas cumprimentarem você, não dê respostas neutras ou negativas, como “ok” ou “mais ou menos”. Pelo contrário, ofereça respostas entusiásticas e bem-humoradas que ajudam a espalhar o bom humor entre seus colegas de trabalho e clientes.

Lembre-se que não sabemos tudo sobre o outro e algumas vezes sua reação diante dele pode definir como será o dia de vocês. Nesse momento a empatia é uma grande aliada para um ótimo dia de trabalho.

6- Faça o mais importante primeiro

É comum que os profissionais reclamem do tanto de coisas que têm para fazer em pouco tempo, porém poucos fazem alguma coisa sobre isso. Assim sendo, lembre-se de que o mais importante é o que produz mais resultados e diferenças, por isso foque-se nas prioridades e elimine o que é urgente antes de qualquer outra tarefa.

7- Evite pessoas negativas

Quando você assume a postura das dicas acima irá perceber que as pessoas negativas irão evitá-lo e as positivas irão se aproximar de você. É claro que não é possível evitar todos os indivíduos amargurados e negativos, mas naquilo que está em seu alcance procure desviar-se do caminho dessas pessoas.

ebook gestão de telentos

8- Não exagere nas horas extras

Trabalhar além de seu expediente normal pode acontecer, mas é importante que você evite esse tipo de situação. Além de deixá-lo mais cansado e esgotado, você vai identificar que as horas produtivas normalmente ocorrem quando você não é obrigado a ultrapassar seu horário no escritório.

9- Relaxe

Uma vez que seu expediente tenha terminado é importante que você aproveite suas horas de descanso com atividades que relaxam e trazem alegria. É muito importante que você valorize os momentos com sua família e amigos. Seu trabalho exige comprometimento e foco. Mas algumas vezes as soluções que você precisa surgirão fora do horário de expediente.

Já ouviu falar do ócio criativo? É mais ou menos por aí.

10- Termine com 15 minutos de meditação

Não importa quão difícil tenha sido seu dia de trabalho, termine da mesma forma como começou: com 15 minutos de meditação, em que você pode pensar em coisas para se sentir agradecido. Se estiver com dificuldades, você pode fazer uma lista ou balança de todas as coisas positivas e negativas, em um processo de reflexão e reciclagem dos seus pensamentos.

Concluindo

Como falamos lá no início do artigo, as empresas têm se comprometido cada vez mais na gestão do clima organizacional, employer branding e employee experience através de programas de qualidade de vida e trabalho.

No entanto a responsabilidade de manutenção de um bom clima organizacional não depende somente dela. Cada colaborador precisa estar preparado para lidar com as próprias emoções e ter um repertório de habilidades para gerir as pressões do trabalho.

Portanto, começar o dia se preparando para eventuais crises e manter uma postura positiva diante das intercorrências do trabalho, podem contribuir em muito para um ótimo dia de trabalho.

Já a área de gestão de pessoas pode divulgar materiais sobre inteligência emocional e propor ações que contribuam para o desenvolvimento dessas habilidades em seus colaboradores. Lembrando que essas são habilidades primordiais para o desenvolvimento dos seus talentos e devem fazer parte do plano de sucessão de sua empresa.

Mas para que seu RH consiga pensar de maneira estratégica a gestão de pessoas, é preciso que a empresa invista na automação de processos burocráticos através da tecnologia. Já ouviu falar da SER HCM? Não? Então entre em contato conosco e conheça a ferramenta de RH que irá revolucionar sua gestão de pessoas.

Com mais tempo disponível, seu RH poderá investir criatividade no desenvolvimento de processos estratégicos para a formação de equipes de alta performance. O resultado com certeza é o sucesso do seu negócio.

Aproveita e assine nossa Newsletter e receba os melhores conteúdos de RH diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo