4 dicas práticas para fazer uma avaliação de competências eficiente

2019-05-13T22:09:34-02:0017 dezembro, 2018|Gestão de Desempenho|

A avaliação de competências é um instrumento importante para qualquer empresa. Com uma boa análise da equipe de funcionários, e dos cargos da organização, é possível posicionar o colaborador na função mais adequada e elevar o patamar da instituição! 

Aplicar avaliações de desempenho não deve ser um luxo nas organizações. Medir os resultados e também a postura do colaborador é um fator decisivo para atingir o sucesso. A avaliação de competências tem de ser incorporada à rotina do setor de recursos humanos.

Aproveitar a capacidade do servidor para a função que ele tem mais aptidão trará benefícios diretos para a empresa e o trabalhador. É exatamente nesse sentido que a avaliação de competências atua. Ela identifica os pontos fortes e as deficiências dos profissionais e permite um remanejamento no quadro funcional.

Alocar o funcionário em uma função na qual tenha mais afinidade e, consequentemente, mais conhecimento e domínio, colabora para o desenvolvimento da carreira do profissional e melhora os resultados entregues por ele. Quer conhecer mais sobre o tema? Continue a leitura do post!

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

Uma ferramenta de gestão profissional

Não se engane. Ter um departamento de recursos humanos que utiliza a avaliação de competências para diagnosticar a situação da empresa é um grande diferencial frente a concorrência. Medir não apenas os resultados, mas a relação interpessoal e o conhecimento técnico vai permitir ao gestor conhecer profundamente seus funcionários.

Identificar esses pontos é fundamental na hora de alinhar as expectativas em relação à equipe. Aplicar essa metodologia possibilitará uma análise justa na hora de distribuir tarefas, definir promoções, bonificações e escolher um curso de capacitação para treinamento, por exemplo.

Mas entenda que a avaliação não é uma foice de empregos. O objetivo não é causar desligamentos da empresa e, sim, aproveitar melhor os talentos. Estude as informações e transforme resultados negativos em feedbacks pontuais e precisos para que os colaboradores melhorem suas performances. Não deixe de documentar todo o processo para ter os dados sempre à mão para embasar suas decisões.

Agora que você já sabe o que é uma avaliação de competência, é hora de conhecer as dicas para aplicá-la!

1. Seja claro e objetivo

Em primeiro lugar é necessário elaborar um mapa de competências para os cargos e descrever minuciosamente as tarefas que devem ser desenvolvidas e as habilidades esperadas da pessoa que vai executá-las é essencial. Tenha em mente o perfil desejado e não deixe de atuar de forma imparcial para que a avaliação tenha credibilidade.

2. Meça os diferentes aspectos do colaborador

Verifique com a avaliação três fatores: o conhecimento do colaborador sobre o assunto; a habilidade no campo de atuação e nas funcionalidades específicas do cargo; e a atitude dele nos relacionamentos com colegas e chefia.

3. Faça a avaliação de forma sistêmica

Tenha uma rotina de aplicação da avaliação de competências. Isso permite o acompanhamento individual e organizacional. É possível alternar os tipos de avaliação, utilizando por vezes a autoavaliação e, também, a avaliação de resultado, mas é essencial que se defina uma periodicidade e que se respeite o cronograma.

Aprenda passo a passo a escolher um
Modelo de avaliação e como implantá-lo!

ebook_desempenho
cta_baixe_ebook_gratis_azul

4. Utilize um software para aplicação

Ter um programa que auxilie na avaliação e também na hora de mensurar os resultados obtidos, que entregue os dados compilados e, ainda, registre toda a interação com os colaboradores facilita a vida de qualquer gestor. Incluir a tecnologia no dia a dia da sua empresa vai transformar a forma como o recursos humanos atua dentro da organização. O RH é um setor estratégico e precisa estar atualizado e contar com ferramentas modernas para desenvolver uma gestão de excelência.

Ter colaboradores nas posições em que seus talentos sejam amplamente aproveitados agrega valor para a empresa. Além de melhorar os resultados, você engaja sua equipe, entende o que os funcionários esperam dos gestores e constrói uma cultura organizacional verdadeiramente compartilhada por todos. Comece agora a utilizar a avaliação de competências e se destaque no mercado!

Quer conhecer ainda mais sobre esse e outros tipos de avaliação de desempenho? Baixe agora este ebook e se torne um especialista no assunto!