5 dicas de como fazer a gestão de remuneração dos colaboradores

2023-03-09T15:14:41-03:005 August, 2019|Gestão de Remuneração|

Uma boa política de pagamentos pode mudar totalmente o cenário da sua empresa, aumentando o engajamento dos colaboradores. Quer fazer uma gestão de remuneração eficiente? Então esse artigo é para você.

Embora dinheiro não seja o maior fator motivacional para os trabalhadores, contar com uma boa gestão de remuneração ajuda na retenção de talentos da sua empresa. Além disso, ela pode contribuir para a construção de uma forte marca empregadora, impactando a atração de novos talentos.

Essa gestão é uma ferramenta estratégica e reconhece financeiramente o esforço dos trabalhadores para o alcance dos resultados da empresa. Vale lembrar que isso também inclui remunerações variáveis e benefícios.

A verdade é que tanto a atração, quanto a retenção de talentos é um desafio para o setor de recursos humanos e para a liderança. E oferecer uma remuneração competitiva, promove uma ´serie de benefícios para a competitividade do próprio negócio.

Afinal, num mercado em constante mudanças, além de contar com uma equipe de alta performance e investir no desenvolvimento dela, é preciso promover o senso de pertencimento e o desejo de querer ficar na empresa.

Sendo assim, a gestão de remuneração é uma das ferramentas utilizadas pelo setor de recursos humanos, para promover um ambiente de satisfação, engajamento e produtividade.

Neste post apresentaremos 5 dicas para promover uma gestão de remuneração eficiente na sua empresa. Acompanhe e saiba como começar!

1- Comece pela tecnologia

Hoje o RH conta com softwares para auxiliar em diversas etapas do seu trabalho e direcionados para cada aspecto da administração de talentos. Para a implantação de uma política de pagamentos não seria diferente.

Ter uma ferramenta que auxilie na análise da disfunção salarial, fazendo comparativos e acompanhando custos, pode representar um verdadeiro avanço na implantação de uma gestão de remuneração na sua empresa.

Além disso, a utilização de um bom software de Rh permite que você realize a gestão da remuneração fixa e também da variável. Ou seja, facilita a integração de informações e o cálculo das remunerações devidas.  Além disso, é possível que a remuneração variável esteja atrelada a um contrato de metas ou avaliação de desempenho.

Aqui vai uma dica bônus: Que tal conhecer a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER?

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Além disso essa ferramenta conta com um módulo de remuneração que permite a implantação da Gestão Estratégica de Remuneração, contemplando as funcionalidades de Planejamento de Cargos e Salários, Cálculo de Remuneração Variável (Bônus ou PLR) e Gestão de Movimentação Salarial.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

2- Realizar um diagnóstico da situação atual

Implantada a tecnologia que irá auxiliar a gestão de remuneração de sua empresa, é hora de entender o seu negócio.

Para isso, certamente, o primeiro passo antes de qualquer mudança importante é fazer uma avaliação do atual momento da empresa. É preciso conhecer a saúde financeira, os pontos em que a organização se assemelha a outras do mesmo setor, o perfil e o nível de expertise dos funcionários, entre outros fatores.

Lembrando que entender o que a concorrência oferece e o que é prática de mercado, é necessário fazer um levantamento dessas informações. E esse é um passo muito importante.

Apenas com essas informações é possível realizar uma gestão de remuneração justa, coerente com o mercado e que permaneça dentro do orçamento.

Tenha em mente que entender o que acontece no mercado te ajudará a equilibrar as relações de trabalho da sua empresa e impactará na retenção de talentos. Claro que é preciso ser cuidadoso e utilizar esses dados como referência, não como exemplo a ser seguido.

O intuito é possibilitar a competitividade da sua empresa, sem, no entanto, colocar em risco a saúde financeira da sua empresa.

Remuneração

3- Entender as necessidades dos funcionários

A gestão de remuneração deve visar a satisfação dos colaboradores. Inclusive, em todos os processos da gestão estratégica das pessoas, é necessário que o setor de recursos humanos se empenhe para oferecer para as pessoas, as melhores experiências no ambiente organizacional.

Sendo assim, a melhor maneira de compreender os seus anseios e necessidades é ouvindo essas pessoas.

Dessa forma, implemente uma cultura de comunicação assertiva em sua empresa. Para isso, basta disponibilizar canais de escuta e feedback e permitir que seus colaboradores participem ativamente das decisões relacionadas aos processos que os impactam.

Considerando a gestão de remuneração, é necessário entender as suas principais dificuldades e o que consideram vantajoso dentro de um plano de remuneração e benefícios.

Afinal, a gestão de remuneração visa não só o controle de custos com folhas de pagamento, mas principalmente, o encantamento do cliente interno.

4- Desenvolver um plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários é um fator indispensável dentro das organizações. Afinal, como um profissional terá motivação para apresentar melhores resultados se os cargos com mais responsabilidades não compensam financeiramente?

Dessa forma, é muito importante realizar um levantamento dos cargos que a empresa possui e da matriz de responsabilidade de cada um desses cargos.

Então, hierarquize a importância dessas funções e defina os valores justos para cada uma, assim como os critérios para evoluir dentro dessa estrutura.

Além disso, vincule o seu plano de cargos e salários a um plano de carreira. Certamente, seus talentos se sentirão mais motivados a se engajarem nos resultados da empresa se conseguirem visualizar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

5- Oferecer pacotes de benefícios personalizados

Quando se fala de pessoas, fala-se de algo que é único em cada uma delas. Cada profissional, além desse perfil único, possui necessidades específicas.

Só para exemplificar, as necessidades de uma mulher no mercado de trabalho que é mãe e dona de casa são bem diferentes de um jovem talento recém formado e buscando oportunidade de crescer profissionalmente.

Dessa forma, é preciso que o setor de recursos humanos entenda que os benefícios exercem um papel importante para a retenção dos profissionais e ajudam a compor a renda mensal.

Muitos desses benefícios são tradicionais, como vale-transporte e refeição / alimentação, mas algumas empresas conseguem ir além e oferecer facilidades que realmente viabilizam a qualidade de vida e a economia dos colaboradores.

Bons exemplos dessas iniciativas estão nos convênios com instituições de ensino, nos descontos em academias, no subsídio para a compra de medicamentos, entre outros.

Para acertar nessas ofertas, procure oferecer pacotes que atendam às necessidades de cada grupo. Como dissemos, certamente um profissional sênior terá interesse em benefícios diferentes daqueles que chamam a atenção de um estagiário.

Claro que não é necessário ter um número extenso de benefícios para atender perfis muito diversificados. Uma boa opção é disponibilizar alguns e permitir que seus profissionais escolham aquele que faz mais sentido para suas necessidades.

Lembre-se, no entanto, de sempre respeitar os limites financeiros da empresa. Afinal, de nada adianta extrapolar o orçamento e precisar realizar outros cortes no futuro para compensar a despesa.

Concluindo

A gestão de remuneração é uma estratégia de valorização, reconhecimento, atração e retenção de talentos. O intuito é valorizar o desempenho de seus talentos, oferecendo diferenciais que, ao mesmo tempo, impulsionem o employer branding de sua empresa.

Considerando todas as vantagens que a gestão de remuneração oferece, pode-se considerar que ela é sim, uma vantagem competitiva para seu negócio.

No entanto, é preciso implantar essa gestão com responsabilidade e atenção aos objetivos, mas principalmente aos impactos que cada benefício pode gerar na empresa e nos profissionais.

Em suma, com essas 5 dicas que nós trouxemos aqui, você pode implantar a gestão de remuneração de sua empresa de maneira estruturada e organizada.

Mas não se esqueça, que será a tecnologia sua maior aliada tanto na implantação, quanto na gestão de remunerações da sua empresa. Lembre-se de que os softwares ajudam não só nesse processo, mas no trabalho do RH em sua totalidade.

E agora que você já conhece os benefícios da gestão de remuneração para sua empresa e equipe, que tal ficar por dentro de todas as novidades da gestão estratégica de pessoas? Para isso, basta assinar nossa newsletter. Toda semana temos conteúdos fantásticos aqui no blog, que você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas que rolam pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. […] Afinal, verão no ambiente de trabalho a chance de crescer profissionalmente e de aumentar seus rendimentos, além de se sentirem […]

  2. […] Ele precisa conter o motivo da contratação e a duração esperada do trabalho, além de indicar o valor que será pago ao […]

  3. […] preocupação com o desenvolvimento dos funcionários, trabalha o clima organizacional e têm uma política de salários e benefícios justa. No entanto, alguns dos melhores talentos são perdidos. A maneira ideal de descobrir porquê […]

Leave A Comment

Go to Top