Por que é necessário realizar uma entrevista de desligamento? Descubra!

2020-02-20T10:00:09-03:006 janeiro, 2020|Gestão de Pessoas|

Você entende a importância de uma entrevista de desligamento para a empresa? Esta é uma estratégia essencial, capaz de fornecer informações valiosas.

A empresa procura fornecer as melhores condições de trabalho, tem uma preocupação com o desenvolvimento dos funcionários, trabalha o clima organizacional e têm uma política de salários e benefícios justa. No entanto, alguns dos melhores talentos são perdidos. A maneira ideal de descobrir porquê isso acontece é com a entrevista de desligamento.

Por meio dessa conversa, é possível identificar os fatores que motivam um colaborador a pedir demissão e pode fornecer insights para evitar que isso aconteça frequentemente. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é uma entrevista de desligamento?

A entrevista de desligamento é uma conversa realizada entre o RH (ou o gestor) e o funcionário que decide sair da empresa.

Tal prática busca a compreensão dos verdadeiros motivos que fizeram com que o colaborador tomasse essa decisão, identificando pontos que podem ser melhorados para uma maior retenção de talentos e clima organizacional mais positivo.

Qual a sua real importância?

Realizar entrevistas de desligamento traz o ponto de vista dos colaboradores em relação à empresa, à liderança e às políticas internas, evidenciando problemas que podem passar despercebidos pela gestão.

Vale a pena ressaltar que o intuito não é encontrar culpados, constranger ou persuadir o profissional. O objetivo dessa entrevista é de realmente entender os motivos que levam aos desligamentos e, a partir dessas informações, promover mudanças significativas.

ebook gestão de pessoasPowered by Rock Convert

Quais são os benefícios de uma entrevista de desligamento?

A entrevista de desligamento traz diversas vantagens para a organização. Porém, para que os resultados sejam ainda melhores, ela deve ser conduzida de maneira empática e respeitosa. Além disso, as informações coletadas devem ser usadas como base de uma estratégia de melhorias internas. A seguir, conheça os principais benefícios da prática.

Melhora a imagem da empresa

A reputação de uma organização como empregadora está ligada a ações positivas, que impactem a percepção do profissional em relação à marca. Com a realização da entrevista de desligamento, há a criação de um ambiente mais humanizado, ajudando a reforçar uma boa imagem da empresa no mercado.

Melhora do clima organizacional

Nem sempre o processo de desligamento é feito de maneira amena entre o funcionário e seu gestor direto. Por meio da entrevista, o profissional pode expor seu ponto de vista sobre o período que trabalhou na organização, deixando feedbacks positivos ou negativos.

Isso faz com que o clima seja harmonizado, repercutindo para o resto da equipe e melhorando o ambiente da empresa.

Obtenção de feedbacks

Durante a passagem pela organização, o funcionário pode não se sentir à vontade para passar suas impressões sobre os processos internos, ou os gestores não conseguem separar tempo hábil para ter essa conversa.

A entrevista de desligamento é o momento ideal para obter um feedback completo, em que o funcionário pode falar suas impressões sem medo de julgamentos. O ideal é que a própria organização abra espaço para esse diálogo.

Diminuição do turnover

Com a aplicação de estratégias baseadas nas informações coletadas nas entrevistas de desligamento, é possível diminuir o turnover, criando condições ainda melhores para que os empregados desenvolvam o seu trabalho e tenham uma boa relação com os líderes e com a empresa.

Agora que você sabe o que é a entrevista de desligamento e como ela pode ajudar para uma gestão de pessoas mais efetiva, vale a pena pensar em como implementar essa prática na sua empresa.

Quer ter mais informações sobre esse e outros assuntos que podem ajudar nas políticas internas corporativas? Curta o nosso perfil no Facebook e acompanhe as nossas postagens!

Deixar um comentário