Entenda a importância do acompanhamento de metas

2021-09-16T14:25:09-03:0016 September, 2021|Gestão de Metas, Melhores Práticas|

Acompanhar as metas é tão importante quantos estabelecê-las. Nesse artigo vamos te explicar como o acompanhamento das metas garante o sucesso dos objetivos. Acompanhe com a gente!

Guia completo de avaliação de desempenho

Certamente, a expectativa de toda empresa é garantir que objetivos propostos no planejamento estratégico sejam alcançados. Não somente sejam alcançados, mas que isso seja feito de maneira eficaz, otimizada, com custos reduzidos.

Nesse sentido, a melhor forma de garantir resultados promissores é através das metas e do seu acompanhamento. Afinal, são as metas estipuladas que nortearão o caminho a ser percorrido pelos colaboradores até o resultado esperado pela organização.

Parece simples? E pode ser. Tudo depende da gestão dessas metas.

Já que de nada adianta somente estipular metas ou formalizar contratos de metas com seus colaboradores. Fazer a gestão dessas metas exige o acompanhamento delas e a gestão dos indicadores ligados a cada meta.

Mas, antes de tudo, precisamos entender o que são as metas…

Metas são diferentes de objetivos. Um objetivo é onde sua empresa pretende chegar. Por exemplo, aumentar seu faturamento em x por cento, no prazo de um ano. Parece complexo descrito dessa forma?

Para simplificar, é preciso um direcionamento de como chegar lá. De como atingir esse objetivo de forma eficiente, otimizada e com o menor custo possível.

E é aí que entram as metas.

As metas são os caminhos. Os pequenos passos que serão necessários para o alcance do resultado planejado. É o “como” e “quando” algo deve ser feito, para o alcance de um propósito. São esses passos que permitirão que sua equipe entenda o propósito e busquem o alcance das metas, para atender o objetivo macro da organização.

Nós já trouxemos aqui, artigos bem interessantes sobre implantação de metas e contrato de metas com seus colaboradores.

No entanto, hoje queremos falar da importância do acompanhamento dessas metas.

Por que acompanhar as metas da sua empresa e equipe?

Acompanhar as metas da sua equipe permite uma gestão mais eficiente e tomada de decisão mais assertiva.

Só para exemplificar, a partir do acompanhamento das metas é possível identificar se os recursos destinados ao alcance destas metas foram suficientes. A relevância desse dado impacta diretamente no custo e na qualidade da meta. Afinal, se o recurso for insuficiente, a qualidade da meta estará comprometida. Por outro lado, se o recurso for excedente, o custo gerará prejuízo.

No entanto, essa não é a única vantagem do acompanhamento de metas. Separamos outras vantagens para que você entenda melhor os motivos que sua empresa tem para implantar o acompanhamento das metas.

1 – Compreensão da eficiência dos processos

Através da mensuração dos resultados alcançados em cada meta, é possível que o gestor identifique a eficiência dos processos.

Levando em consideração que metas existem para garantir o crescimento sustentável do negócio, o acompanhamento das metas e a identificação de processos eficientes contribuirão para a conquista de rentabilidade e produtividade pretendida pelo planejamento estratégico.

2 – Promoção de mudanças necessárias

Através do acompanhamento das metas e da identificação de eficiência dos processos, é possível mudar a direção. Isso mesmo! O acompanhamento das metas permite que, ao identificar um processo ineficiente, outras estratégias sejam formuladas para o alcance de objetivos.

Com isso evita-se surpresas desagradáveis no final do processo e prejuízos que não possam ser contornados.

Guia completo sobre eNPS

3 – Aumento da competitividade da empresa

O acompanhamento de metas permite que a empresa identifique seus pontos fortes e fracos e dessa forma os pontos fracos podem ser corrigidos e os pontos fortes replicados.

Isso permitirá que a empresa esteja preparada para as constantes mudanças do mercado, colocando-a em vantagem competitiva frente à concorrência.

4 – Desenvolvimento da equipe

Outra vantagem do acompanhamento de metas é a identificação dos pontos de melhoria da equipe. Assim sendo, o setor de recursos humanos é capaz de intervir no desenvolvimento da equipe, propondo treinamentos e ações que permitirão a capacitação dos colaboradores e consequentemente o alcance das metas.

5 – Garantia de rentabilidade do negócio

Metas não acompanhadas podem gerar um enorme prejuízo para a empresa. Por outro lado, o acompanhamento das metas permite identificar possíveis prejuízos e com isso garantem o alcance do objetivo final com o menor custo possível.

Como resultado, o negócio se torna mais rentável e lucrativo.

E como fazer o acompanhamento das metas?

Conhecidas algumas das vantagens do acompanhamento de metas da sua empresa, é hora de saber como acompanha-se metas.

Certamente, o ideal é que você tenha um contrato de metas com cada equipe e com cada colaborador. Dessa forma é possível desdobrar as metas organizacionais em metas setoriais e essas por sua vez em metas individuais.

O interessante deste desdobramento é que envolve toda a equipe na busca por resultados. Esse é um fator altamente motivador para a equipe. Afinal, envolver seus colaboradores nos processos e objetivos da empresa, cria neles o sentimento de pertencimento, propósito e responsabilidade pelos resultados individuais e coletivos.

Outro ponto importante para o acompanhamento de metas é o alinhamento entre os objetivos da empresa e os anseios dos colaboradores. Através da implantação de uma cultura de diálogo e feedback é possível saber quais metas são possíveis de serem alcançadas e quais não serão cumpridas por não serem relevantes para ambos os lados.

Feito isso, é preciso utilizar ferramentas que possibilitem o acompanhamento das metas, sejam elas por equipe ou por colaborador.

Para isso é possível utilizar entre outras ferramentas as metas SMART, método 5W2H ou a gestão à vista.

Método SMART

Aqui no blog você encontra um artigo bem detalhado explicando o que são as metas SMART e como utilizá-las. Em resumo, se trata de um acrônimo que define as metas por específicas (specific), mensuráveis (measurable), atingíveis (attainable), realistas (realistic) e temporais (time based).

Método 5W2H

É uma ferramenta bastante simples e eficaz, que busca criar e acompanhar as metas através de 7 perguntas simples: What (o que fazer), Why (por que fazer), Where (onde fazer), When (quando fazer), Who (quem vai fazer), How (como fazer) e How Much (quanto vai custar). Daí o nome 5W2H.

Gestão à vista

Consiste em expor de forma visual as metas para toda a empresa. Através de um quadro onde ficam identificadas: os objetivos ou meta para cumprir, especificação do indicador, pessoa ou setor responsável pelo cumprimento da meta e o prazo ou período em que a meta será acompanhada.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que podem auxiliar sua empresa não só na criação, mas no acompanhamento das metas.

Concluindo

Em suma, definir metas e realizar o seu acompanhamento traz benefícios a nível da organização e dos colaboradores. Com esse acompanhamento é possível promover o engajamento das pessoas e seu comprometimento com o objetivo da organização.

Além disso, o acompanhamento das metas promove uma cultura orientada por dados, aumenta o foco nos objetivos macros da empresa, alinha as expectativas da empresa e do colaborador e otimiza a tomada de decisão.

Portanto, são inúmeros benefícios a partir de um processo de simples implantação, mas extremamente relevante para o alcance de resultados.

Entendeu a importância do acompanhamento das metas de sua empresa? Que tal adotar um software de gestão de pessoas para te auxiliar nesse processo? Basta entrar em contato conosco e solicitar mais informações a respeito da SER HCM. Nossa equipe está pronta para entender as necessidades da sua empresa e oferecer as melhores soluções.

E se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Aproveita e assine nossa newsletter e receba conteúdos semelhantes diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top