Como um software de RH pode deixar o setor mais estratégico?

2022-07-21T09:47:10-03:005 October, 2020|Tecnologia para RH|

Um bom software de RH auxilia não só na otimização dos processos, como traz o suporte necessário para que o setor consiga colaborar com a tomada de decisão da empresa. Quer entender como isso funciona? Acompanhe nesse artigo.

Fazer a gestão do capital intelectual da organização é uma tarefa desafiadora. Principalmente se essa gestão busca ser mais estratégica e menos operacional, para acompanhar as necessidades e expectativas do mercado.

Certamente, uma empresa que busca se adaptar ao RH 5.0, precisa manter seu foco na experiência do colaborador. O que inclui a oferta de ferramentas adequadas à performance da equipe de RH, sendo esse um setor primordial no desenvolvimento de talentos na empresa.

Contudo, muitas empresas ainda apoiam as atividades desse setor em planilhas de Excel, para organizar os dados de colaboradores. Algumas até já fizeram a transição para plataformas e aplicativo. No entanto, nem sempre as soluções são atualizadas e trazem a eficiência necessária.

Sendo assim, investir em um bom software de RH ajuda a ganhar tempo, garante mais precisão nas tarefas e permite que o departamento assuma um viés estratégico.

Neste post, vamos falar da importância desse papel e como uma boa solução pode auxiliar. Se você quer entender melhor o assunto ou percebeu que o RH da empresa está alguns passos atrás, continue a leitura!

O RH e sua função estratégica

posicionamento estratégico do departamento de Recursos Humanos surge como uma evolução natural, marcada pela chegada da tecnologia. Se antes o setor compunha-se por atividades ligadas ao Departamento Pessoal, a automação de algumas tarefas permitiu aos profissionais assumir outras frentes importantes na relação entre empresa e colaboradores.

Sendo assim, essa abordagem faz com que os responsáveis pelo RH cuidem de atividades como gestão de desempenho, manutenção do clima organizacional, planos de cargos e salários, ações de treinamento, entre outros aspectos importantes para que a organização alcance melhor produtividade.

Entretanto, essas ações serão sempre com foco nos objetivos traçados pelo planejamento estratégico da empresa.

Sendo assim, o setor de recursos humanos, apoiado por informações confiáveis, também auxilia a diretoria na tomada de decisão. E essa é uma atuação do setor, representando seu expoente máximo em relação ao viés estratégico.

Nesse caso, o setor traz informações sobre o quadro de funcionários, suas habilidades e capacidade de entrega, ajudando os CEOs na compreensão dos próximos rumos da corporação e do que pode ser modificado para que os resultados sejam ainda melhores.

Daí, a importância de o setor de recursos humanos contar com o apoio de um software de RH. Considerando todas as atividades estratégicas, um software de RH permite a automação de atividades operacionais e até a mensuração de informações para essa atuação estratégica dos profissionais da área.

As principais funcionalidades de um software de RH

As responsabilidades operacionais na gestão de pessoas são bem variadas. E nenhuma delas pode ser desconsiderada quando se trata da experiência do colaborador, que impactará sua retenção, engajamento e resultados.

Sendo assim, a escolha de um software que automatize parte desses processos, precisa levar em consideração os benefícios que os profissionais da área terão em sua implantação.

Dessa forma, entenda como um software de Recursos Humanos pode ajudar a otimizar as atividades da sua empresa, na prática.

Segurança das informações

O sigilo de dados dos colaboradores é uma preocupação das empresas. Afinal, elas passam a ser responsabilizadas caso fique comprovado o vazamento de dados sensíveis destes. Além disso, é de extrema importância para a inteligência do negócio, a preservação dessas informações.

Um software desenvolvido por um fornecedor de confiança traz máxima segurança. Além disso, permite o armazenamento na nuvem, dispensando a necessidade de grandes data centers internos para armazenamento de dados. Parte inferior do formulário

Com essa solução, os gestores podem controlar o acesso por meio de login e senha, ambos fornecidos apenas para pessoas autorizadas.


Automação de processos

Uma solução eficiente consegue automatizar tarefas repetitivas, ajudando a poupar tempo e recursos. Também permite a escalabilidade dos processos, que podem ser aplicados com o aumento do número de funcionários e, consequentemente, do volume de atividades que serão realizadas.

Sem essa automação, dificilmente a empresa consegue acompanhar o ritmo que o mercado atual imprime e, provavelmente, terá atraso na conclusão das tarefas.

Sendo assim, a automação além da otimização de tempo e recursos, facilita o acesso de informações dos colaboradores, melhorando a vantagem competitiva da organização.

Relatórios completos

Podemos citar como um dos maiores benefícios do uso de uma solução digital de RH a obtenção de informações gerenciais importantes para a organização, por meio de relatórios confiáveis.

Essa geração permite não só a análise, muitas vezes em tempo real, mas a relação desses dados para obter uma visão macro da situação da empresa.

Além disso, é possível montar relatórios mais completos, a partir de informações coletadas em processos diferentes, como avaliações de desempenho ou avaliações de competências por exemplo.

Essa é uma solução que apoia a ação estratégica do RH, na medida em que oferece dados confiáveis para nortear as decisões em gestão de pessoas.

O uso do software para deixar o setor mais estratégico

Conforme falamos acima, a possibilidade de emissão de relatórios, torna as ações do RH mais estratégica e segura. Essa segurança, vem da confiabilidade de dados, que permitem que a tomada de decisão seja menos subjetiva ou amparada em vieses pessoais.

No entanto, acima, citamos apenas algumas funcionalidades que uma solução de Recursos Humanos apresenta. No entanto, para entender como essas funcionalidades impactam o RH, vamos especificar a aplicação dos recursos na abordagem estratégica do setor.

Informação compartilhada

O acesso às informações de maneira automática ajuda a descentralizar e a diminuir a burocracia das atividades, permitindo o compartilhamento das informações.

Isso traz uma abordagem mais inteligente e construtiva ao negócio, fazendo com que vários setores possam trabalhar com foco nos resultados. Também dá ao RH uma visão muito mais ampla e favorece o diálogo entre os departamentos da empresa.

Tomada de decisão estratégica

tomada de decisão é um dos pontos mais beneficiados com o uso de softwares. Se antes os gestores precisavam definir o rumo da empresa sem ter certeza dos próximos passos, hoje eles contam com referências que dão uma noção bem clara da atualidade e das próximas tendências.

Decisões tomadas tendo como base impressões subjetivas sempre foram um risco para a gestão de pessoas. Afinal, elas podem promover injustiças e consequentemente desmotivação, queda de produtividade e até desligamentos voluntários.

Dessa forma, a disponibilidade de dados também dá ao RH os insumos necessários para entender como está a relação entre funcionário e empresa. E ainda opinar sobre a necessidade de novas contratações, de treinamentos ou até de promoções ou aumentos salariais.

Processos estruturados

Quanto maior a empresa, maior a dificuldade para organizar os processos e mantê-los dentro de um fluxo que funcione para a corporação. Com ferramentas ultrapassadas e pouco inteligentes esse trabalho torna-se ainda mais difícil, fazendo com que a organização perca tempo e produtividade.

Com uma boa estruturação, é possível garantir um processo de trabalho mais fluído e dinâmico. Sendo assim, irá ajudar a empresa a manter a competitividade diante da concorrência. E então, proporcionar ao RH tempo hábil para lidar com os diversos processos, mantendo a assertividade.

Guia completo de Recrutamento e Seleção

Manutenção do compliance

Softwares de RH são parametrizados para acompanhar as legislações vigentes. Com isso garantem a segurança jurídica dos processos em gestão de pessoas.

Sendo assim, você lembra do sigilo de informações que citamos acima? Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem ter cuidado redobrado na manutenção de dados, zelando pela máxima segurança dessas referências.

Além disso, há uma preocupação maior na prestação de contas ao Governo Federal e ao Ministério do Trabalho, que aumentou a eficiência do monitoramento das empresas com a implantação de plataformas como o e-Social.

Ou seja, o RH precisa de máxima atenção para obedecer aos direitos trabalhistas em dia e deve contar com o apoio de um bom software nessa tarefa. Assim, irá manter a conformidade da corporação e evitar problemas mais graves.

Gestão de talentos

A automatização de processos a partir da implantação de um software de RH, permite a criação de um programa de gestão de talentos. Dessa forma, é possível desenvolver programas de reconhecimento e valorização desses talentos.

Afinal a partir das diversas funcionalidades dessas plataformas, fica mais fácil identificar os profissionais de maior desempenho e prepará-los para assumir novas posições e desafios.

Possibilidades de trabalho remoto

Por fim, e não menos importante, a implantação de um software de RH, permite a flexibilização do trabalho dentro da organização, através do acompanhamento do trabalho remoto.

O trabalho em Home Office nunca esteve tanto em evidência como os últimos anos. E a implantação de uma solução tecnológica em gestão de pessoas, abre diversas possibilidades nesse modelo de trabalho.

Além da facilidade de acompanhar os indicadores de desempenho da equipe, essas ferramentas permitem a troca de informações em tempo real, e facilitam a aplicação de avaliações que permitirão o acompanhamento de resultados da organização.

Conclusão

Investir na implantação de um software de RH é uma decisão de impacta de maneira estratégica a competitividade do negócio. A transformação tecnológica coloca a empresa na vanguarda do mercado e promove uma cultura de inovação e desenvolvimento.

Neste post, falamos um pouco sobre o RH estratégico, suas funcionalidades e como ele ajuda o setor a assumir esse papel, ajudando de maneira prática e efetiva nas diversas atividades. Por fim, se você ainda não fez a transição para uma tecnologia mais moderna, deve planejar essa mudança com urgência.

Se o problema é o investimento financeiro necessário para isso, aproveite para entender como o software ajuda na redução de custos. Essas informações vão ajudar a fazer a mudança de maneira a ter retorno sobre os gastos, afetando positivamente o orçamento corporativo.

E se sua dúvida é sobre como buscar a solução correta para sua empresa, não deixe de conhecer a SER HCM. Com 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão de pessoas, a SER desenvolveu a SER HCM para oferecer ao usuário uma experiência impactante.

Nossa equipe oferece atendimento high touch que garante a customização de processos, respeito à cultura da sua empresa e alinhamento ao perfil da sua equipe.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

E se você deseja saber mais sobre gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] equipe entendam a importância de sua atuação na formação de profissionais do futuro. E tenham ferramentas otimizadas para auxiliar esse […]

  2. […] softwares de RH pensados para as atividades de gestão de talentos faz com que o setor de Recursos Humanos tenha […]

  3. […] assim, a contratação de um software de RH é uma excelente oportunidade de acompanhar seu orçamento e otimizar o acompanhamento dos […]

  4. […] assim, a implantação de um software de RH é uma ótima forma de otimizar a gestão de treinamentos na sua empresa. Principalmente se ela […]

Leave A Comment

Go to Top