Como um software de RH pode deixar o setor mais estratégico?

2020-10-05T13:59:59-03:005 outubro, 2020|Tecnologia para RH|

Um bom software de RH auxilia não só na otimização dos processos, como traz o suporte necessário para que o setor consiga colaborar com a tomada de decisão da empresa

Muitas empresas ainda apoiam as atividades em planilhas de Excel para organizar os dados de funcionários. Algumas já fizeram a transição para plataformas e aplicativos, mas nem sempre as soluções são atualizadas e trazem a eficiência necessária. Investir em um bom software de RH ajuda a ganhar tempo, garante mais precisão nas tarefas e permite que o departamento assuma um viés estratégico.

Neste post, vamos falar da importância desse papel e como uma boa solução pode auxiliar. Se você quer entender melhor o assunto ou percebeu que o RH da empresa está alguns passos atrás, leia agora!

O RH e sua função estratégica

O posicionamento estratégico do departamento de Recursos Humanos surge como uma evolução natural, marcada pela chegada da tecnologia. Se antes o setor era composto por atividades ligadas ao Departamento Pessoal, a automação de algumas tarefas permitiu aos profissionais assumir outras frentes importantes na relação entre empresa e funcionários.

Essa abordagem faz com que os responsáveis pelo RH cuidem de atividades como gestão de desempenho, manutenção do clima organizacional, planos de cargos e salários, ações de treinamento, entre outros aspectos importantes para que a organização alcance melhor produtividade, sempre com foco nos objetivos traçados para o período.

O RH, apoiado por informações confiáveis, também auxilia a diretoria na tomada de decisão, representando seu expoente máximo em relação ao viés estratégico. Nesse caso, o setor traz informações sobre o quadro de funcionários, suas habilidades e capacidade de entrega, ajudando os CEOs na compreensão dos próximos rumos da corporação e do que pode ser modificado para que os resultados sejam ainda melhores.

As principais funcionalidades de um software de RH

Entenda como um software de Recursos Humanos pode ajudar a otimizar as atividades da sua empresa, na prática.

Segurança das informações

O sigilo de dados é uma preocupação das empresas, afinal, elas passam a ser responsabilizadas caso fique comprovado o vazamento de dados sensíveis dos colaboradores. É importante a preservação dessas informações para a inteligência do negócio.

Um software desenvolvido por um fornecedor de confiança traz máxima segurança. Além disso, permite o armazenamento na nuvem, dispensando a necessidade de grandes data centers internos para guardar os dados.


Com essa solução, os gestores podem controlar o acesso por meio de login e senha, ambos fornecidos apenas para pessoas autorizadas.

Automação de processos

Uma solução eficiente consegue automatizar tarefas repetitivas, ajudando a poupar tempo e recursos. Também permite a escalabilidade dos processos, que podem ser aplicados com o aumento do número de funcionários e, consequentemente, do volume de atividades que serão realizadas.

Sem essa automação, dificilmente a empresa consegue acompanhar o ritmo que o mercado atual imprime e, provavelmente, terá atraso na conclusão das tarefas.

Relatórios constantes

Podemos citar como um dos maiores benefícios do uso de uma solução digital de RH a obtenção de informações gerenciais importantes para a organização, por meio de relatórios confiáveis.

Essa geração permite não só a análise, muitas vezes em tempo real, mas a relação desses dados para obter uma visão macro da situação da empresa.

O uso do software para deixar o setor mais estratégico

Citamos apenas algumas funcionalidades que uma solução de Recursos Humanos apresenta. Agora, vamos especificar a aplicação dos recursos na abordagem estratégica do setor.

Informação compartilhada

O acesso às informações de maneira automática ajuda a descentralizar e a diminuir a burocracia das atividades, permitindo o compartilhamento das informações.

Isso traz uma abordagem mais inteligente e construtiva ao negócio, fazendo com que vários setores possam trabalhar com foco nos resultados. Também dá ao RH uma visão muito mais ampla e favorece o diálogo entre os departamentos da empresa.

Tomada de decisão estratégica

A tomada de decisão é um dos pontos mais beneficiados com o uso do software. Se antes os gestores precisavam definir o rumo da empresa sem ter certeza dos próximos passos, hoje eles contam com referências que dão uma noção bem clara da atualidade e das próximas tendências.

Essa disponibilidade de dados também dá ao RH os insumos necessários para entender como está a relação entre funcionário e empresa, bem como opinar sobre a necessidade de novas contratações, de treinamentos ou até de aumentos salariais.

Processos estruturados

Quanto maior a empresa, maior a dificuldade para organizar os processos e mantê-los dentro de um fluxo que funcione para a corporação. Com ferramentas ultrapassadas e pouco inteligentes esse trabalho torna-se ainda mais difícil, fazendo com que a organização perca tempo e produtividade.

Com uma boa estruturação, é possível garantir um processo de trabalho mais fluído e dinâmico. Sendo assim, irá ajudar a empresa a manter a competitividade diante da concorrência e dê ao RH tempo hábil para lidar com os diversos processos, mantendo a assertividade.

Manutenção do compliance

Por fim, você lembra do sigilo de informações que citamos acima? Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem ter cuidado redobrado na manutenção de dados, zelando pela máxima segurança dessas referências.

Além disso, há uma preocupação maior na prestação de contas ao Governo Federal e ao Ministério do Trabalho, que aumentou a eficiência do monitoramento das empresas com a implantação de plataformas como o eSocial.

Ou seja, o RH precisa de máxima atenção para obedecer aos direitos trabalhistas em dia e deve contar com o apoio de um bom software nessa tarefa. Assim, irá manter a conformidade da corporação e evitar problemas mais graves.

Neste post, falamos um pouco sobre o RH estratégico, suas funcionalidades e como ele ajuda o setor a assumir esse papel, ajudando de maneira prática e efetiva nas diversas atividades. Se você ainda não fez a transição para uma tecnologia mais moderna, deve planejar essa mudança com urgência.

Se o problema é o investimento financeiro necessário para isso, aproveite para entender como o software ajuda na redução de custos. Essas informações vão ajudar a fazer a mudança de maneira a ter retorno sobre os gastos, afetando positivamente o orçamento corporativo.

Deixar um comentário