Como o autoconhecimento pode promover sua carreira profissional

2021-05-11T12:10:53-03:0010 May, 2021|Gestão de Pessoas|

O autoconhecimento é um processo necessário a todo profissional que busca crescimento e realização profissional. Entenda o que ele é e quais suas vantagens no planejamento de carreira.

Todos nós somos um conjunto de variáveis que nos tornam complexos e diferentes, e o crescimento profissional passa pelas nossas diferenças, nossas potencialidades e nossas fraquezas.

Nesse sentido, o processo de desenvolvimento profissional é uma responsabilidade compartilhada entre empresa e colaborador.

Cabe à empresa, oferecer um ambiente favorável ao crescimento profissional, implantando programas de treinamento e desenvolvimento e acompanhando de perto o crescimento de seus colaboradores.

No entanto, como é uma responsabilidade compartilhada, é preciso que o colaborador se torne protagonista desse processo. Sendo assim, ele precisa usar as ferramentas disponibilizadas pela organização, além de entender quais são aquelas que a organização não oferece, mas são necessárias ao seu próprio crescimento profissional, afinal, o que deu certo para algumas pessoas, pode não funcionar para outras, e isso se deve ao fato de que cada profissional é único em seu jeito de ser.

Portanto, para identificar as ferramentas e ações necessárias ao seu desenvolvimento, o profissional precisa antes de tudo, fazer um importante caminho: o do autoconhecimento.

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento é um processo que possibilita a identificação de padrões de comportamentos responsáveis por nos moldar pessoal ou profissionalmente. É portanto, no âmbito profissional, a percepção que o sujeito tem de si mesmo ou o quanto ele conhece de suas habilidades, pontos fortes e pontos de melhoria. Ele permite que o profissional seja capaz de identificar seus anseios, emoções e sentimentos e entender como eles interferem em sua carreira.

A partir desse autoconhecimento o profissional pode entender quem é, aprender a lidar com suas características e com isso otimizar seu processo de desenvolvimento.

Em suma, o autoconhecimento trata-se de um conhecimento profundo do próprio potencial profissional e dos pontos que precisam ser melhorados. Além disso, o autoconhecimento possibilita a melhoria contínua e até o melhor entendimento das pessoas inseridas em sua rotina profissional. Dessa forma, o sujeito pode aprender a lidar com suas próprias características e superar com equilíbrio situações de conflito.

Sem falar que entendendo melhor o ambiente em que está inserido e reconhecendo as habilidades de seus pares, ele é capaz de trabalhar melhor em equipe e produzir resultados de excelência.

Através do autoconhecimento, o profissional aprende a valorizar o estilo e forma de colaboração de seus pares, entendendo que ninguém é melhor que ninguém. Pelo contrário, estilos diferentes se completam e tornam o trabalho em equipe mais produtivo.

Quais as vantagens do autoconhecimento?

O autoconhecimento traz uma série de vantagens para a vida profissional. Uma dessas vantagens é que o trabalhador conheça seus diferenciais ou o que o torna competitivo no mercado de trabalho, sem, no entanto, deixar de reconhecer suas limitações e desafios.

E essa é uma das maiores vantagem do autoconhecimento, afinal, o profissional que reconhece suas próprias limitações é capaz de traçar planos efetivos para contorná-las, amenizá-las ou até transformá-las em pontos fortes. E essa percepção apurada de si mesmo é que vai ajudá-lo a garantir uma posição de destaque em sua carreira profissional.

Assim sendo, outra vantagem do autoconhecimento é entender qual sua vocação profissional. Por diversas vezes, por não entender quais são suas características predominantes e suas limitações, o profissional acaba se acomodando em posições erradas.

A gravidade disso está no fato de que, não podendo usar de maneira adequada suas habilidades e competências, ele acaba se frustrando profissionalmente e comprometendo sua carreira, já que sua imagem na empresa passa a ser de um profissional de baixa eficiência e pouco comprometimento com os resultados do negócio.

Portanto, a falta de autoconhecimento se torna um fator crítico para o desenvolvimento profissional. Em decorrência disso, ele compromete toda sua carreira e perde oportunidades valiosas de demonstrar suas habilidades profissionais.

Além disso o autoconhecimento também permite que o profissional conheça bem suas emoções e como reage a elas nas diversas situações de trabalho. Esse é um fator extremamente importante, afinal, inteligência emocional, é uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho atual.

Portanto, entender quem é e onde precisa melhorar, fará com que esse profissional reconheça o lugar certo para ele., e consciente disso, ele será capaz de construir um plano de carreira adequado ao seu perfil.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

E como é possível adquirir o autoconhecimento?

O caminho do autoconhecimento não é um caminho curto e breve. Ao contrário disso, ele é um caminho que exige disciplina e vontade.

As ferramentas são diversas e passam tanto pelo âmbito pessoal, quanto pelo âmbito profissional. É pouco provável que alguém que não se conheça pessoalmente, consiga entender quem é no espaço profissional.

Portanto, o autoconhecimento é um fator de transformação que abrange o sujeito em todos os seus espaços e suas possibilidades.

Os caminhos para desenvolver o autoconhecimento são diversos e cabe a cada um escolher o que melhor se adapta à sua necessidade. Pensando no autoconhecimento profissional, destacamos algumas ferramentas que podem facilitar esse processo:

1 – Autoavaliação de desempenho

A autoavaliação faz parte da Avaliação de Desempenho e é um momento de reflexão para o profissional. Quando respondida de forma honesta, ela é capaz de contribuir para a identificação das características profissionais do sujeito. Assim sendo, ela é uma importante ferramenta para a construção do autoconhecimento profissional.

2 – Feedback

Conhecer a si mesmo, passa pela imagem que mostramos ao outro. Dessa forma, o feedback é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do autoconhecimento, e não é preciso esperar o momento de feedback formal pós avaliações da empresa. O profissional pode e deve pedir feedbacks aos seus superiores e pares, sempre que julgar necessário.

3 – Acompanhamento profissional

Desenvolver o autoconhecimento passa pelo entendimento de quem somos e como nos construímos ao longo da vida. Nesse sentido, uma forma de adquirir esse autoconhecimento é através do acompanhamento profissional, e esse profissional pode ser um psicólogo, psicanalista ou coaching. O importante é que a escolha do profissional leve em consideração o que precisa ser trabalhado, em quanto tempo e qual o resultado esperado.

Concluindo

A busca pelo autoconhecimento é uma ferramenta de transformação pessoal e profissional.

No planejamento e desenvolvimento de carreira, esse autoconhecimento é crucial para que o profissional alcance lugares de destaque e atinja todo seu potencial.

A falta desse autoconhecimento provoca estagnação da carreira e consequentemente pode levar a frustração, queda de produtividade e até o adoecimento emocional, em decorrência dessa frustração.

Em contrapartida, profissionais que buscam o autoconhecimento são capazes de assumir o protagonismo de suas carreiras e alcançar excelência, realização e alta performance no trabalho. O resultado disso são carreiras promissoras e alta competitividade no mercado, colocando esses profissionais na linha de destaque em relação àqueles que não se dedicaram a essa busca.

É preciso destacar, no entanto, que o processo de autoconhecimento só é possível se houver vontade, disciplina e abertura por parte do profissional. Isso porque ele será por diversas vezes confrontado em seus pontos de melhoria, e precisa enxergar esse processo como algo positivo e capaz de gerar frutos de excelência em seu desenvolvimento de carreira.

Mas apesar de ser um processo que depende muito mais do próprio profissional, do que da empresa, a organização pode facilitar esse caminho oferecendo ferramentas que vão sensibilizar o profissional na busca de quem ele é.

Pensado nisso, a equipe SER disponibiliza para sua empresa uma série de soluções em Gestão de Pessoas, capazes de contribuir para a formação de uma equipe de alta performance.

Quer conhecê-las? Entre em contato conosco.

E se você gostou desse artigo, aproveita e assina nossa Newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos para a construção de um ambiente corporativo de excelência.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top