Qual é o impacto do employee experience nas empresas?

2020-02-27T13:56:15-03:0027 February, 2020|Gestão de Pessoas|

Você conhece a nova tendência que vem ganhando importância no campo de recursos humanos? É a chamada Employee experience, mais conhecida como experiência dos funcionários. As experiências boas, ruins e inesquecíveis vão se acumulando na nossa bagagem pessoal e, claro, ao final, formamos nossas opiniões sobre os mais variados assuntos, sejam voltados para lugares, pessoas, objetos, comida e, até mesmo, as organizações.

Proporcionar uma experiência única e verdadeira para os colaboradores faz parte das estratégias traçadas para o employee experience. É somar de todas as experiências de um colaborador por meio da sua conexão com a empresa, todas as interações, desde o primeiro momento como um potencial candidato, até o fim do vínculo de trabalho com a organização.

O principal objetivo de proporcionar essa boa experiência é gerenciar e reter talentos. Uma organização que possui as experiências perfeitas dos colaboradores tem a vantagem de retê-los satisfeitos e engajados. Os colaboradores envolvidos estão entusiasmados com o trabalho e tomam ações positivas para atingir a meta e os interesses organizacionais. Fortalecer as experiências humanas requer uma cultura de colaboração e o setor de Recursos Humanos desempenha um papel importante nesse sentido.

Continue a leitura e entenda mais sobre employee experience e seu impacto nas empresas.

O conceito de employee experience

O employee experience se refere à construção da conexão e relacionamento com seus colaboradores e dão a eles um tipo de propriedade para moldar a organização na qual eles estão trabalhando. Afinal, ambos têm interesse na criação de situações que proporcionem o bem-estar no trabalho e estimulem o engajamento dos indivíduos.

Envolve os membros na forma da empresa, ajuda a identificar forças organizacionais e descobre as situações em que as pessoas aprendem e têm melhor desempenho. Essas idéias estão sendo usadas para reestruturar, aparar processos, transformar regras em julgamento dos funcionários.

Há muitas empresas reconhecendo a importância de equilibrar as necessidades da organização com as características únicas de indivíduos e grupos de trabalho. Portanto, eles estão procurando maneiras de adaptar o colaborador à experiência para atender a ambos os requisitos. De uma visão social, isso poderia incluir permitindo que os colaboradores desenvolvam páginas de perfil em uma plataforma colaborativa baseada em dados dos sistemas de RH da empresa e de dados sobre os interesses identificados por um indivíduo.

Isso pode incluir capacitação dos indivíduos visando configurar suas áreas de trabalho para corresponder aos requisitos de trabalho e aos gostos pessoais. A personalização também pode envolver a configuração de várias ferramentas digitais para se adaptar às necessidades exclusivas do usuário.

Quais os benefícios da employee experience?

1) Aumento da produtividade

Um dos objetivos do employee experience é adaptar a cultura organizacional com as preferências dos colaboradores da empresa. Por outro lado, os mesmos percebem o interesse da gestão em criar um ambiente harmonioso, estimulante e dedicado ao desenvolvimento dos indivíduos.

Essa prática ajuda as organizações e seus membros a trabalharem juntos para criar experiências personalizadas e autênticas, que possam estimular a paixão e explorar o propósito de fortalecer os desempenhos individuais, de equipe e da empresa.

Comunicação interna

Na maioria das vezes, esse é o diferencial necessário para agregar uma equipe muito mais colaborativa, unida e consolidada por muito tempo, aumentando o nível de produtividade. A equipe percebe a dedicação aplicada pelo bem comum, pelo crescimento e desenvolvimento das pessoas. As ações criadas pelo Employee Experience são importantes para aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores, fazendo-os se sentirem parte fundamental da organização.

2) Melhora do clima interno

O ambiente de trabalho é positivo quando promove a criatividade, permitindo que os profissionais façam algo diferenciado, gerando valor para a organização. Os colaboradores terão uma experiência mais positiva se não forem tratados como peças de uma engrenagem, mas sim como parte do negócio.

O Employee Experience fortalece a cultura organizacional e a identificação com o negócio, de forma a proporcionar experiências para que seus colaboradores se comportem como donos do negócio. A experiência do colaborador não é uma ação isolada, e sim um programa de longo prazo que se realiza junto com a história da organização.

3- Retenção de talentos

A employee experience se inicia assim que o profissional entra em contato com a empresa como potencial candidato até o momento em que ele se desliga da organização. Por isso, uma experiência positiva do colaborador também é responsável por atrair e captar talentos, uma vez os profissionais se interessam pelo negócio, pelo relacionamento e preocupação que a organização tem com seus membros.

Uma organização que possui uma equipe mais engajada e satisfeita reduz a rotatividade no seu quadro de pessoal. A valorização de profissionais é um dos principais fatores de motivação para que o colaborador queira permanecer e fazer carreira na empresa.

Desafios da Employee Experience

Anteriormente as empresas tinham o poder de escolher os profissionais para suas empresas. Hoje são os talentos que escolhem em qual organização desejam trabalhar e construir sua carreira. As empresas ainda não veem o Employee Experience como uma estratégia e acabam não dando a devida importância.

A falta de compromisso das lideranças e pouco conhecimento do que pode ser feito, impedem o avanço das estratégias voltadas à melhoria das experiências dos colaboradores no ambiente de trabalho. Além disso, o maior desafio esta em equilibrar as necessidades da empresa e a satisfação dos membros da organização.

A tecnologia vem sendo uma grande aliada, trazendo diversas soluções para facilitar a coleta de dados e a gestão de informação dentro da área de Recursos Humanos. Plataformas, aplicativos de engajamento e feedback, software de recrutamento e seleção auxiliam na gestão.

Se sua empresa necessita de uma solução para seu negócios, que leve em consideração os conceitos de Employee Experience, venha conhecer a plataforma SER, que te ajuda em um planejamento estratégico de pessoas, avaliação, feedback e cria um perfil profissional dos colaboradores utilizando inteligência de dados. Com isso, você passa a ter uma atuação mais estratégica, alinhada com os interesses da organização.

Gostou da leitura? Então compartilhe nas suas redes sociais e propague o conhecimento.

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] da organização. A ideia é fortalecer a marca empregadora contanto um pouco das ações de employee experience e levando ao candidato as vantagens que sua empresa […]

  2. […] práticas em employee experience levam em consideração: saúde mental, qualidade de vida no trabalho, satisfação, motivação, […]

Leave A Comment

Go to Top