O que é PDI e como ele pode ser usado no RH da sua empresa?

2020-02-21T14:34:34-03:0019 abril, 2018|Educação Corporativa|

 

Entender e aplicar o PDI é uma poderosa “arma” para a gestão de pessoas, capaz de entusiasmar os funcionários e otimizar os resultados da firma. Saiba mais no artigo!

Entender o que é PDI e aplicar essa estratégia em sua empresa poderá revolucionar a gestão de pessoas, atraindo e retendo profissionais acima da média. Por esse motivo, o assunto tem ganhado cada vez mais destaque e espaço dentro das organizações.

Antes de conceituar o tema, é importante lembrar que não adianta adquirir profissionais talentosos e mantê-los estagnados dentro da firma. Muito ao contrário, é preciso desenvolvê-los e capacitá-los para que alcancem resultados fora da curva.

Pensando nisso, elaboramos um guia para você. Hoje, você vai compreender o que é PDI, como aplicá-lo em sua empresa e quais ferramentas utilizar. Boa leitura!

O conceito de PDI

A sigla é um acrônimo de Plano de Desenvolvimento Individual. Como o nome sugere, consiste em um plano para que o funcionário possa crescer na empresa, obter novas competências e atingir melhores resultados. Tudo de forma planejada.

ebook gestão de desempenhoPowered by Rock Convert

Esse plano associa os interesses da organização e do próprio profissional, visando o progresso e o sucesso mútuo. Logo, empresa e colaborador saem beneficiados.

Pode-se, também, conceituar o PDI como uma estratégia que proporciona resultados no curto, médio e longo prazo. O profissional será treinado para atuar no hoje com maestria, porém, também será desenvolvido para entregar trabalhos excelentes no futuro.

Os primeiros passos para o programa de desenvolvimento

A construção do plano de desenvolvimento individual é composta por diferentes etapas, que devem ser analisadas e aplicadas pelo gestor de pessoas. Confira:

Realize uma análise de competências

Como em todo bom plano, o PDI começa com um diagnóstico interno. É preciso analisar as atuais competências dos profissionais, observando se estão adequadas às necessidades da organização ou se precisam ser aprimoradas.

Para tanto, é indispensável realizar uma avaliação de competências — identificando o que precisa ser desenvolvido para que o profissional atue em alta performance. Um dos modelos de avaliação mais eficazes é o 360 graus, onde tem-se diversos feedbacks.

Defina a estratégia de desenvolvimento individual

Após identificar as competências que precisam ser aprimoradas, é o momento de estabelecer como isso será feito — isto é, definir a estratégia.

Há inúmeras formas de desenvolver um profissional. É possível apostar em ciclos curtos de feedback, mentoria, programas de coaching, treinamentos tradicionais ou mesmo jogos internos empresariais. Pode-se usar uma ou diversas ferramentas.

As estratégias deverão ser singulares a cada profissional. Se um talento precisa de mentoria para crescer, outro pode carecer de feedback. Sendo assim, avalie cada necessidade.

ebook gestão de desempenhoPowered by Rock Convert

Estabeleça os benefícios aos profissionais

Como dito, essa é uma estratégia que beneficia a empresa e o funcionário. Logo, também é importante estabelecer as recompensas que ele terá acesso.

É possível oferecer um plano de carreira, um melhor salário no futuro, participação nos lucros e assim por diante. Para definir o melhor benefício é preciso conhecer o profissional, afinal, cada um possui sonhos, necessidades e desejos distintos.

A importância da tecnologia apropriada

Finalizando, é preciso destacar a importância de contar com a tecnologia certa. Dessa maneira, torna-se mais fácil monitorar as competências desenvolvidas, as metas atingidas e as novas métricas de desempenho de cada profissional.

Com um bom sistema de gestão de desempenho, você consegue recompensar os profissionais por seus resultados, engajar o crescimento e construir uma cultura de meritocracia no estabelecimento. No final, todos serão beneficiados.

Pronto, agora você está por dentro do assunto! Como pode observar, entender o que é PDI e aplicar essa estratégia na empresa é fundamental à gestão de pessoas. Assim, é possível obter melhores resultados, motivar os profissionais, atrair e reter talentos.

Gostou do conteúdo de hoje? Para continuar aprendendo, abra agora mesmo nosso artigo “Metodologia OKR: o que é e como implementar”. Vamos lá!