A importância de investir em treinamento de funcionários

2021-02-09T15:44:39-02:009 agosto, 2018|Educação Corporativa, Talent Management|

Cada vez mais, as empresas têm implementado programas de treinamento de funcionários. Mas você sabe qual é a importância do investimento na capacitação dos profissionais? Por isso, continue lendo para entender melhor os benefícios dessa prática!

O papel das organizações sofreram grandes transformações nos últimos anos. Além de ofertar bons salários ou benefícios, ela precisa criar um ambiente estimulante para seus colaboradores, assim, de modo que eles possam ter conhecimentos e desenvolver habilidades suficientes para desempenhar suas tarefas no dia a dia.

O investimento em Treinamento e Desenvolvimento tem se tornado comum nas empresas, principalmente devido aos resultados positivos proporcionados pela prática. Com o treinamento de funcionários, é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, gerar o desenvolvimento da própria empresa.

Os treinamentos podem ser utilizados, também, para ensinar os procedimentos do negócio, regras internas e normas de segurança, assim favorecendo o desempenho dos colaboradores e evitando a ocorrência de acidentes laborais.

Devido aos seus benefícios, essa prática tem ganhado destaque como recurso para a obtenção de vantagens competitivas entre as empresas. Neste artigo, você vai entender melhor a importância de investir no treinamento de colaboradores. Confira!

Treinamento e Desenvolvimento de funcionários

O capital humano dentro das organizações, que é composto por pessoas, é o principal patrimônio das empresas. Em um mercado de trabalho cada vez mais mutável e competitivo, é preciso investir em pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos e fazer as coisas acontecerem.

As empresas mais bem-sucedidas investem continuamente em treinamentos para sua equipe, então obtendo um retorno e sucesso garantido. Ou seja, é essencial que a gestão mude a filosofia que treinamentos são despesas. Sendo assim, o treinamento de funcionários constitui em investimento de médio a longo prazo.

Os treinamentos e capacitações são meios de ampliar e alavancar o desempenho dos profissionais em seus cargos. Consequentemente, é possível desenvolver competências nos colaboradores para que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores, contribuindo mais e mais para o alcance dos objetivos organizacionais.

O treinamento é peça chave para o desenvolvimento da equipe. Ou seja, a aprendizagem é uma mudança no comportamento das pessoas por meio da incorporação de novos hábitos, atitudes, conceitos, competências e destrezas.

Etapas da LNT?

Você já ouviu falar na sigla LNT? Se você é da área de Recursos Humanos provavelmente já sabe o que é, mas para quem ainda não identificou, LNT é Levantamento da Necessidade de Treinamento. É o primeiro passo para desenvolver os treinamentos da sua equipe.

Primeiramente, faça o levantamento das necessidades ou carências de treinamentos a serem atendidas pelos profissionais. Nessa etapa, identifica o nível atual de competências, habilidade ou conhecimentos necessários para uma ou mais áreas da organização.

Posteriormente, é a elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender as necessidades apontadas na etapa anterior. Nesse momento, avalia-se qual melhor tipo de treinamento, orçamento, local, entre outros. O acompanhamento e orientação do RH nesse momento são essenciais para o desenvolvimento do programa.

Sendo assim, após a escolha do programa é a hora de execução dos treinamentos. Há uma sofisticada gama de tecnologia e técnicas para transmitir as informações necessárias e desenvolver as habilidades requeridas no programa de treinamento. Pode ser por instrução programada, treinamento em classe, e-learning, entre outros.

Por fim, faça a avaliação dos resultados obtidos com o plano de treinamento. É preciso saber se o plano de treinamento atingiu seu objetivo. Nesse momento avalia-se a eficácia, o aprendizado e o desempenho daqueles que participaram do programa.

Principais tipos de treinamentos

O lado bom de a organização investir em treinamento de funcionários é a variedade de opções que podem ser utilizadas. Desta forma, fica mais fácil encaixar o treinamento aos objetivos organizacionais, aumentando as chances de realmente obter resultados positivos. Veja a seguir algumas opções.

Treinamento por meio de leitura

Em primeiro lugar, são orientadas para o conteúdo, leitura ou instrução assistida por computador. É uma comunicação que envolve uma situação de mão única, onde um instrutor apresenta informações por meio de leitura. São poucas as possibilidade de esclarecer dúvidas, retroação e prática dos conhecimentos.

Treinamento em classe

Os treinamentos fora do local de trabalho, em salas de outras entidades. Pode ser treinamentos in company, mas muitas vezes as pessoas preferem sair do local corporativo. É o tipo de treinamento mais utilizado. Os aprendizes vão em uma sala e assistem a um instrutor que transmite todo o conteúdo. Há grande interação entre os participantes.

E-learning

Esse tipo de treinamento faz uso de tecnologia para entregar uma ampla variedade de soluções que aumentam o desempenho e conhecimento dos profissionais. Permite realizar o network e compartilhar conteúdos e informações a um custo mais acessível para a organização.

Além disso, essa modalidade permite disponibilizar informações e treinamentos em qualquer local e horário, sem gastar tempo com deslocamento. O e-learning possibilita que o usuário acesse o aprendizado sempre que lhe for conveniente. O próprio aluno define o ritmo de aprendizado sem precisar acompanhar o ritmo do restante da turma.

Vantagens de se investir em treinamento

Agora que você já sabe os principais tipos de treinamento, veja também as suas vantagens em adquiri-los.

Aumento da produtividade

Em primeiro lugar, um dos motivos para investir na capacitação dos colaboradores é a melhoria na produtividade da organização. Quando treinados de maneira correta, os profissionais adquirem ou aperfeiçoam habilidades que são fundamentais para seu trabalho na empresa.

ebook dados e produtividade

Por isso, ao se treinar a equipe é possível transmitir conhecimento e informações e incentivar o desenvolvimento de atitudes e comportamentos. Com isso, eles se tornam mais qualificados e geram melhores resultados para a instituição. Os trabalhadores que possuem qualificação teórica e técnica para desenvolver suas atividades tendem a se sentir mais satisfeitos profissionalmente.

Além disso, investir na aprendizagem contínua é, também, uma maneira de reter talentos e valorizar os profissionais. Esses fatores influenciam na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da motivação e produtividade dos colaboradores.

Melhoria dos níveis de qualidade

Em segundo lugar, o sucesso de uma organização depende em grande parte da qualidade de seus funcionários. Uma equipe de profissionais bem treinados e eficientes eleva o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.

Os treinamentos podem melhorar, também, a qualidade das relações entre os funcionários e do atendimento aos clientes, o que faz com que a empresa se destaque no mercado.

Vantagem competitiva

Em terceiro lugar, uma empresa com funcionários capacitados e que oferece produtos e serviços de qualidade obtém vantagem em relação aos seus concorrentes. Essa é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores e consiste em possuir um diferencial em relação a outras empresas.

A evolução por meio do aprendizado em ambiente de trabalho estimula a manutenção de uma cultura de inovação que gera vantagens competitivas importantes. O crescimento sustentável da organização é apenas um dos resultados positivos dos treinamentos.

Através do investimento em treinamento, é possível obter melhores posições no ambiente organizacional, ter preços atrativos e atendimento diferenciado. Essa estratégia gera bons resultados e coloca a empresa à frente da concorrência.

Retenção de talentos

O treinamento dos profissionais pode trazer outro benefício para a empresa: a retenção de talentos. Essa pode ser uma maneira de promover o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, possibilitando que eles ascendam para cargos de maior responsabilidade e com melhor remuneração.

Os treinamentos corporativos colaboram muito com o desenvolvimento das competências técnicas da equipe. Sendo assim, após passarem por um bom treinamento, os colaboradores têm mais conhecimentos para resolver os problemas de ordem técnica de maneira mais simples.

ebook gestão de pessoas

Além disso, contratar pessoas qualificadas geralmente custa mais caro do que preparar o público interno. Dessa forma, é interessante que os funcionários permaneçam na empresa e aprimorem suas habilidades para desenvolver uma carreira dentro da organização.

Estimular o trabalho em equipe

A realização de treinamentos é uma excelente maneira de motivar e estimular o trabalho em equipe. Quando se trata de novos colaboradores, o treinamento ajuda não só no esclarecimento sobre a realização do trabalho, mas também serve para integrar os colaboradores e formar grupos que podem apresentar ótimos resultados ao longo dos anos.

Essas equipes também serão mais capacitadas e com um treinamento bem orientado, já são promovidas trocas entre os participantes, em que ficam evidentes as habilidades e competências de cada um, e como essas características podem ser administradas em prol dos objetivos corporativos.

Aumentar a motivação dos colaboradores

Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.

Os colaboradores, ao perceberem os resultados promovidos pelo treinamento, querem continuar a fazer um bom trabalho. Há, também, o interesse no investimento na própria carreira e desenvolvimento individual. São favorecidos com treinamentos corporativos.

Melhorar o engajamento do profissional com a empresa

Vale lembrar que os treinamentos não se limitam apenas à realização do trabalho. Eles também abrangem a cultura organizacional ou ações internas que melhorem algum aspecto na empresa, como uma abordagem ecologicamente mais consciente no uso e descarte de materiais, por exemplo.

Nesses casos, o treinamento serve para esclarecer mudanças ou definir valores, explicando as consequências e envolvendo os profissionais nas modificações propostas pelo RH. Sendo assim, aumenta o engajamento não só com o trabalho diário, mas com a empresa como um todo.

Essas ações reforçam a ligação do funcionário com a corporação e evitam o turnover, ajudando a reter os melhores talentos.

Promover um bom clima organizacional

Uma das vantagens indiretas do investimento em treinamentos é a percepção do funcionário de que não é apenas um número, mas, sim, um ativo valioso e importante para a empresa.

Por fim, essa percepção aumenta os índices de satisfação e faz com que o ambiente de trabalho melhore substancialmente. Ou seja, o clima organizacional é favorecido, assim como a qualidade dos serviços prestados e a retenção de talentos.

Estabelecer metas

A sobrevivência de qualquer empresa está ligada ao alcance das metas. Com bons treinamentos, a produtividade aumenta sem perder a qualidade. Sendo assim, os gestores estabelecem metas mais altas, que desafiem a equipe sem temer que a reputação da marca seja prejudicada.

Em contrapartida, sabendo trabalhar corretamente, os funcionários sentem-se mais dispostos a alcançar os objetivos do período e podem até ganhar bônus ou uma gratificação pelo melhor desempenho. Também é satisfatório para os profissionais receber conhecimento e conseguir entregar algum valor à corporação.

Além disso, vale lembrar que antes de realizar um treinamento, faça uma coleta de demanda com os funcionários. A partir disso, planeje com cautela cada passo do processo.

O planejamento e aplicação de treinamentos trazem vantagens tanto para a organização quanto para os próprios funcionários, sendo uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional para o trabalhador e de crescimento para a empresa.

O treinamento de funcionários é uma estratégia inteligente para qualquer negócio, independentemente do seu setor de atuação ou porte. Trata-se de uma aposta segura que vai resultar não só em melhorias internas como em retornos financeiros interessantes e construtivos para a organização.

Por fim, para te auxiliar no plano de treinamento de funcionários, procure a SER. A SER desenvolve soluções tecnológicas e personalizadas para transformar talentos em pessoas vitoriosas. Permite realizar a gestão de treinamento e Ensino a distância.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como gerenciar e treinar a sua força de trabalho. Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba notificações sobre outros posts envolvendo gestão de pessoas e outros conhecimentos que vão ajudar no crescimento da sua empresa!

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo