Conheça 6 vantagens de implantar um Dossiê Profissional

2021-05-18T11:28:13-03:0017 May, 2021|Gestão de Pessoas|

Fazer uma gestão de talentos de forma organizada não é uma tarefa fácil. Entenda nesse artigo como o dossiê profissional pode auxiliar o setor de recursos humanos de sua empresa nessa atividade.

Gerir pessoas dentro de uma empresa é uma atividade complexa e que em sua maioria das vezes, exige não só organização, mas tempo, dedicação e planejamento do setor de recursos humanos. Afinal, cada setor conta com especialistas em áreas diversas, com perfis diferentes e múltiplas possibilidades em suas carreiras profissionais.

Certamente, o sentido final da Gestão de Talentos é contar com uma equipe de alta performance e ter programas de desenvolvimento e retenção eficientes na organização, que garantam a permanência desses talentos e o sucesso do negócio.

Nesse sentido, o setor de recursos humanos precisa contar com ferramentas eficientes, que possibilitem o acompanhamento de cada colaborador, desde o processo de recrutamento e seleção, passando pelo seu desenvolvimento interno e avaliações sofridas. De forma que planejamento de carreira, pacotes de benefícios e programas de employee experience e employer branding sejam formulados a partir do conhecimento do perfil de cada colaborador.

Assim com o intuito de oferecer uma gestão eficiente da jornada do colaborador dentro da organização, e possibilitando ao setor de recursos humanos o conhecimento correto de seus talentos, a SER desenvolveu o Dossiê Profissional. Sendo essa, uma ferramenta inovadora, que busca facilitar o trabalho do setor de recursos humanos no acompanhamento de equipes.

Entenda nesse artigo quais são os benefícios do Dossiê Profissional e porque sua empresa precisa desta ferramenta.

O que é o Dossiê Profissional?

Nós já falamos sobre o Dossiê Profissional aqui e aqui. E se você quiser saber mais detalhes sobre o que ele é ou sobre como montar um, não deixe de ler esses materiais.

Em resumo, um Dossiê Profissional é um agrupamento de todas as informações que fazem parte da carreira de um colaborador. Essas informações incluem além de sua formação técnica, suas conquistas, habilidades, cursos, programas de desenvolvimento e até atividades voluntárias das quais tenha participado.

Para o colaborador, é uma alternativa inovadora que garante sua competitividade no mercado. Uma estratégia de apresentação de suas habilidades de forma completa.

Em contrapartida, para as empresas, uma forma de acompanhar de perto o processo de desenvolvimento de seus colaboradores. E mais que isso, utilizando o Dossiê Profissional, a empresa tem a possibilidade de saber exatamente quem são seus talentos mais promissores e onde deve investir para retê-los na organização. Dessa forma, ela assegura seu diferencial competitivo no mercado e garante o crescimento do negócio.

Em suma, podemos dizer que o Dossiê Profissional é também uma ferramenta de Gestão de Carreiras.

E quais são as vantagens para sua empresa?

As vantagens de implantar uma ferramenta de Gestão de carreiras como o Dossiê profissional são diversas.

Dessas vantagens destacamos algumas, que te farão entender melhor essa ferramenta:

1 – Centralização de informações

Com a implantação de um Dossiê Profissional, o setor de recursos humanos mantém todas as informações de seus colaboradores, em um único lugar.

Essas informações ficam acessíveis e organizadas, facilitando o acompanhamento da jornada do colaborador. Isso inclui desde informações de formação profissional até informações de saúde, afastamentos, promoções, conquistas e avaliações.

2 – Facilidade de atualização

Um Dossiê Profissional permite uma atualização rápida e facilitada dos dados do colaborador. Essa atualização pode ser feita pelo próprio colaborador, quando se tratar de conquistas pessoais, como cursos, workshops e idiomas.

Além disso, o gestor também atualiza o Dossiê Profissional com informações do histórico de desenvolvimento do profissional, a partir das avaliações de desempenho.

Dessa forma, as informações estarão sempre disponíveis, completas e acessíveis para consultas tanto do setor de recursos humanos, como dos gestores e até do próprio colaborador. Isso sem falar na transparência, uma vez que o colaborador terá acesso as próprias informações e poderá acompanhar o próprio desenvolvimento.


3 – Facilidade da tomada de decisão

Contando com informações sempre atualizadas do Dossiê Profissional, a tomada de decisão torna mais assertiva. Nesse sentido, sempre que necessário aplicar promoções, correções de remuneração ou até no momento de desligamento, o Dossiê Profissional fornece informações completas e evita possíveis injustiças.

A relevância disso na Gestão de Pessoas é grande, já que funcionários que se sentem injustiçados acabam desmotivados e produzem menos.

4 – Segurança de dados

Com a utilização de tecnologia na construção do Dossiê Profissional, sua empresa garante a confidencialidade das informações e a segurança delas. Isso porque o acesso é restrito aos gestores e ao próprio colaborador, o que evita vazamento de informações, adulteração de dados e até perda de documentos, no caso de pastas de documentos físicos.

Isso sem falar da automação dos processos. Com o Dossiê Profissional, extingue-se a necessidade de consultar formulários, pastas e documentos sem fim.

5 – Integração de dados

O Dossiê Profissional permite a integração de sistemas diferentes para coletas de dados. Exemplo disso é a inserção de dados do setor de recursos humanos como currículo e avaliações integrados a dados de outros setores como Universidade Corporativa, Departamento Pessoal e até TI.

6 – Avaliações holísticas

Com a implantação do Dossiê profissional, as avaliações de seus colaboradores passam a ser mais completas. Afinal, ao invés de utilizar somente as avaliações anuais ou parciais, seus gestores tem acesso a informações de grande relevância, como o investimento pessoal do colaborador em cursos e capacitações e sua bagagem profissional além das atividades que executa.

E como implantar um Dossiê Profissional?

Para a implantação de um Dossiê Profissional, sua empresa precisará contar com ajuda da tecnologia. Afinal, a utilização de um software de RH fará com que esse processo seja seguro, rápido e tenha interação com outros programas usados pela empresa.

A SER, empresa com mais de 25 anos de experiência na formulação de ferramentas estratégicas em Gestão de Pessoas, oferece entre essas soluções, o Dossiê Profissional.

O diferencial está no atendimento high touch que privilegia o acompanhamento do processo de implantação, proporcionando a personalização do produto e adaptação à cultura organizacional. Dessa forma, seus colaboradores ganham ferramentas de Gestão de Carreiras, adaptada à cultura organizacional, de fácil manuseio e o setor de recursos humanos otimiza processos em Gestão de Pessoas, se transformando num setor mais estratégico.

Quer conhecer essas soluções e promover mais autonomia para seus colaboradores e resultados promissores para seu RH? Entre em contato conosco e conheça a SER HCM.

E se você gostou desse conteúdo, aproveite e assine nossa Newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top